Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Seminário apresenta ideias e ações de sucesso com foco na sustentabilidade

















O objetivo do Seminário de Sustentabilidade é disseminar o tema sustentabilidade na promoção da geração de negócios e preocupação com o ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável

Márcia Fonseca

A programação do 2º Seminário de Sustentabilidade, realizada na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), no último dia 13 de novembro, trouxe como tema ‘Negócios Inovadores e de Impacto’. O momento contou com a apresentação de novos conhecimentos, práticas sustentáveis e inovadoras, e aplicadas a sociedade e aos micro e pequenos negócios.


Para o diretor superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, o tema debatido durante o Seminário é importante para entender de que forma cada um pode desenvolver um novo caminho no mercado de trabalho.

“O tema é muito importante para entendermos de que forma podemos falar do termo sustentabilidade e assim, ganhar dinheiro, empreender e criar oportunidades. O consumidor está mais exigente e por isso, o mercado deve estar preparado para enfrentar as mudanças nos próximos anos”, expressou o diretor superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro.

Expositores

No hall de entrada, os participantes conheceram produtos trabalhados, por meio de onze (11), empresas da economia da economia criativa, entre elas, Tonny – Amarte (Biopeças decorativas); Atrium Arquitetura (projetos inovadores e sustentáveis); Ateliê Negrafas; Mulheres que Fazem, Mulheres da Floresta – Embrapa (óleos naturais); Casa Colab (Artigos para presentes); Cooperativa Camaípi, Gengibirra Mangarataya (bebidas e aperitivos de gengibirra); Projeto Educação Ambiental da Escola Municipal Maestro Miguel; Minas Sol e Instituto Nacional Leva Ciência.

A empreendedora Elenilda Gomes, do Ateliê Negrafas, trabalha com o reaproveitamento de objetos que poderiam ser jogados no lixo, como garrafas pet e de vidro. Na montagem, ela destaca traços da regionalidade local e da cultura afro.

“Descobri esse dom fazendo para mim e para a minha casa. Os amigos começaram a encomendar e aí quando vi já estava empreendendo sem perceber. Agora, já participo de feiras e eventos. Dá para empreender, é só usar criatividade, disposição e conhecimento e principalmente diferencial, pois o mercado sempre tem novidade”, disse Elenilda Gomes.

Palestras

O técnico do Centro Sebrae de Sustentabilidade de Mato Grosso, Nager Amui, convidado do seminário, explanou sobre o tema Ser Sustentável Dá Lucro e destacou de que forma o estado pode desenvolver práticas sustentáveis rentáveis.

“A empresa que tem o foco na sustentabilidade, fará um consumo consciente, com descarte e reuso correto dos resíduos. Aqui em Macapá, há um mercado promissor para empresas que quiserem trabalhar com reciclagem, pois não existe nada neste setor”, destacou Nager Amui.

Para o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, o mundo está de frente a uma revolução digital, e por isso, é importante refletir de que forma essas transformações serão enfrentadas.

“Esta revolução significa que as máquinas num curto espaço de tempo farão melhor e mais barato que nós humanos.  Uma revolução para a nossa vida na educação, trabalho, na qualidade de vida e como vamos cuidar de nós mesmo e do planeta. Por isso trago várias reflexões de pensadores do mundo sobre como temos que enfrentar esse desafio que está por vir”, disse Francesco Farrugia.

Talk-Show

Ações sustentáveis aplicadas na sociedade e nos pequenos negócios, assim como, o diferencial agregado a sociedade, aos serviços, produtos e ao fortalecimento da marca foram apresentados durante um Talk-show. O momento contou com a presença da pró-reitora do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Erika Bezerra; do proprietário da Empresa Guido Peças e Serviços, Guido Silva; da proprietária da Panificadora Nossa Senhora de Fátima, Alice Caxias; e da professora do Instituto Leva Ciência, Daniela Brito.

A proprietária Alice Caxias destacou atitudes sustentáveis que hoje fazem diferença no empreendimento. “Agregamos às nossas ações, agricultores da nossa cidade que já trabalham com a reutilização da borra de café, cascas de fruta e o óleo da gordura vegetal. O principal lucro é o reconhecimento das pessoas que sabem que nós trabalhamos dessa maneira, eles nos procuram, e consomem nosso produto por saberem que nós temos essa responsabilidade com o meio ambiente” disse Alice Caxias.

Pesquisa

Uma pesquisa quantitativa e qualitativa, foi aplicada junto a participantes do seminário e expositores avaliando o nível de satisfação com o evento. Foram ouvidas 125 pessoas participantes, onde 90,4% classificaram com bom e ótimo a exposição de produtos de base sustentável; 82,4% avaliaram entre satisfeito e muito satisfeito a participação no seminário de sustentabilidade. Já os expositores ouvidos apresentaram 100% de satisfação com o evento.

Ao todo 300 pessoas se inscreveram. Para o gerente da Unidade de Inovação e Competitividade do Sebrae (Unic), Bruno Castro, o Seminário cumpre o papel de demonstrar na prática como ser sustentável e melhorar os indicadores econômicos das empresas.

“Além das palestras que tiveram o foco em disseminação de conhecimento oriundo de estudos de especialistas, o evento contou ainda com a participação de empreendedores do Amapá, que vêm implementando ações de sustentabilidade e colhendo bons resultados para suas empresas”, destacou Bruno Castro.

Parceiros

O Sebrae no Amapá conta com as parcerias da Realliza Produções e Eventos, Casa COLAB, Instituto Federal do Amapá (Ifap), Instituto Leva Ciência, Guido Peças e Serviços e Panificadora Nossa Senhora de Fátima.

Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap
Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário