O primeiro
encontro orientou empreendedores quanto aos benefícios e resultados obtidos com
a formalização do MEI
Márcia
Fonseca
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas no Amapá (Sebrae), reuniu nesta terça (27), no auditório da Macapá
Previdência (MacapaPrev), empreendedores que atuarão na comercialização de
produtos e serviços no Mercado Central. O encontro, foi para apresentar e
orientar aos participantes sobre a formalização do Microempreendedor Individual
(MEI).
O momento realizado em parceria com a
Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), atendeu inicialmente 50 empreendedores
que já atuam no entorno do Mercado. Posteriormente mais 10 empreendedores serão
selecionados em novos segmentos e também, deverão se formalizar. A legalização
é uma das exigências para que o empreendedor obtenha a concessão no espaço.
“O Sebrae tem o papel de promover a
sensibilização e a formalização para que exista o crescimento de novos
empreendedores. Estamos muito felizes em saber que a Prefeitura entendeu a
importância deste processo, quando espaços públicos estão sendo reinaugurados e
envolvem empreendedores, que precisam estar formalizados e assim, serem
beneficiados com tudo o que nós disponibilizamos”, ressaltou a diretora técnica
do Sebrae no Amapá, Marciane Santo.
Formalização
Após as capacitações, os empreendedores
serão encaminhados para realizar a formalização no atendimento do Sebrae, com
prazo até o dia 5 de dezembro. E assim, entregar os documentos da formalização
no Instituto Municipal de Turismo (Macapatur). A formalização dos
empreendedores, permite o acesso ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica
(CNPJ), facilita a abertura de conta bancária, pedido de empréstimos, auxílio
maternidade, auxílio doença e aposentadoria, entre outros benefícios.
“Com a formalização o empreendedor passa a
ser de fato um empresário, tendo cobertura previdenciária e acesso a política
de fomento empresarial, como créditos para capital de giro. Além disso, o
governo passa a recolher tributos e investir na melhoria dos espaços públicos”,
explicou o analista de Atendimento Individual do Sebrae no Amapá, Antônio
Viana.
Pesquisa
Durante a palestra, foi apresentada uma
pesquisa de mercado que mostrou a visão da população quanto ao espaço e o que
ela espera com a reinauguração do Mercado Central. O objetivo é implementar um
novo conceito. Além de comercialização, o local tenha um conceito turístico.
Parceria
As capacitações são executadas a partir de
um Termo de Cooperação, firmado entre o Sebrae no Amapá e a Prefeitura
Municipal de Macapá, que contemplam os espaços do Bio Parque, Feira Maluca e
Mercado Central.
Uma emenda parlamentar do senador Randolfe
Rodrigues, no valor de R$ 310 mil, garante ao Sebrae capacitações permanentes a
empreendedores do Mercado Central, nos próximos 24 meses, com projetos que
deverão ser encaminhadas junto ao Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur).
“Formatamos um projeto no qual firmamos a
parceria para nos próximos 24 meses, acompanharmos os empreendedores para que
possam amadurecer e potencializar as vendas, por meio das capacitações.
Estaremos viabilizando o kit de boas práticas para todos os empreendedores e
uma programação de capacitação permanente e contínua”, garantiu Marciane Santo.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)
3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap