O objetivo do
Seminário de Sustentabilidade é disseminar o tema sustentabilidade na promoção
da geração de negócios e preocupação com o ambientalmente correto, socialmente
justo e economicamente viável
Márcia
Fonseca
A
programação do 2º Seminário de Sustentabilidade, realizada na sede do Serviço
de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), no último dia 13 de
novembro, trouxe como tema ‘Negócios Inovadores e de Impacto’. O momento contou
com a apresentação de novos conhecimentos, práticas sustentáveis e inovadoras,
e aplicadas a sociedade e aos micro e pequenos negócios.
Para
o diretor superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, o tema debatido
durante o Seminário é importante para entender de que forma cada um pode
desenvolver um novo caminho no mercado de trabalho.
“O
tema é muito importante para entendermos de que forma podemos falar do termo
sustentabilidade e assim, ganhar dinheiro, empreender e criar oportunidades. O
consumidor está mais exigente e por isso, o mercado deve estar preparado para
enfrentar as mudanças nos próximos anos”, expressou o diretor superintendente
do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro.
Expositores
No
hall de entrada, os participantes conheceram produtos trabalhados, por meio de
onze (11), empresas da economia da economia criativa, entre elas, Tonny –
Amarte (Biopeças decorativas); Atrium Arquitetura (projetos inovadores e
sustentáveis); Ateliê Negrafas; Mulheres que Fazem, Mulheres da Floresta –
Embrapa (óleos naturais); Casa Colab (Artigos para presentes); Cooperativa
Camaípi, Gengibirra Mangarataya (bebidas e aperitivos de gengibirra); Projeto
Educação Ambiental da Escola Municipal Maestro Miguel; Minas Sol e Instituto
Nacional Leva Ciência.
A
empreendedora Elenilda Gomes, do Ateliê Negrafas, trabalha com o
reaproveitamento de objetos que poderiam ser jogados no lixo, como garrafas pet
e de vidro. Na montagem, ela destaca traços da regionalidade local e da cultura
afro.
“Descobri
esse dom fazendo para mim e para a minha casa. Os amigos começaram a encomendar
e aí quando vi já estava empreendendo sem perceber. Agora, já participo de
feiras e eventos. Dá para empreender, é só usar criatividade, disposição e
conhecimento e principalmente diferencial, pois o mercado sempre tem novidade”,
disse Elenilda Gomes.
Palestras
O
técnico do Centro Sebrae de Sustentabilidade de Mato Grosso, Nager Amui,
convidado do seminário, explanou sobre o tema Ser Sustentável Dá Lucro e
destacou de que forma o estado pode desenvolver práticas sustentáveis
rentáveis.
“A
empresa que tem o foco na sustentabilidade, fará um consumo consciente, com
descarte e reuso correto dos resíduos. Aqui em Macapá, há um mercado promissor
para empresas que quiserem trabalhar com reciclagem, pois não existe nada neste
setor”, destacou Nager Amui.
Para
o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, o mundo está de
frente a uma revolução digital, e por isso, é importante refletir de que forma
essas transformações serão enfrentadas.
“Esta
revolução significa que as máquinas num curto espaço de tempo farão melhor e
mais barato que nós humanos. Uma revolução
para a nossa vida na educação, trabalho, na qualidade de vida e como vamos
cuidar de nós mesmo e do planeta. Por isso trago várias reflexões de pensadores
do mundo sobre como temos que enfrentar esse desafio que está por vir”, disse
Francesco Farrugia.
Talk-Show
Ações
sustentáveis aplicadas na sociedade e nos pequenos negócios, assim como, o
diferencial agregado a sociedade, aos serviços, produtos e ao fortalecimento da
marca foram apresentados durante um Talk-show. O momento contou com a presença
da pró-reitora do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Erika Bezerra; do
proprietário da Empresa Guido Peças e Serviços, Guido Silva; da proprietária da
Panificadora Nossa Senhora de Fátima, Alice Caxias; e da professora do
Instituto Leva Ciência, Daniela Brito.
A
proprietária Alice Caxias destacou atitudes sustentáveis que hoje fazem
diferença no empreendimento. “Agregamos às nossas ações, agricultores da nossa
cidade que já trabalham com a reutilização da borra de café, cascas de fruta e
o óleo da gordura vegetal. O principal lucro é o reconhecimento das pessoas que
sabem que nós trabalhamos dessa maneira, eles nos procuram, e consomem nosso
produto por saberem que nós temos essa responsabilidade com o meio ambiente”
disse Alice Caxias.
Pesquisa
Uma
pesquisa quantitativa e qualitativa, foi aplicada junto a participantes do
seminário e expositores avaliando o nível de satisfação com o evento. Foram
ouvidas 125 pessoas participantes, onde 90,4% classificaram com bom e ótimo a
exposição de produtos de base sustentável; 82,4% avaliaram entre satisfeito e
muito satisfeito a participação no seminário de sustentabilidade. Já os
expositores ouvidos apresentaram 100% de satisfação com o evento.
Ao
todo 300 pessoas se inscreveram. Para o gerente da Unidade de Inovação e
Competitividade do Sebrae (Unic), Bruno Castro, o Seminário cumpre o papel de
demonstrar na prática como ser sustentável e melhorar os indicadores econômicos
das empresas.
“Além
das palestras que tiveram o foco em disseminação de conhecimento oriundo de
estudos de especialistas, o evento contou ainda com a participação de
empreendedores do Amapá, que vêm implementando ações de sustentabilidade e
colhendo bons resultados para suas empresas”, destacou Bruno Castro.
Parceiros
O
Sebrae no Amapá conta com as parcerias da Realliza Produções e Eventos, Casa
COLAB, Instituto Federal do Amapá (Ifap), Instituto Leva Ciência, Guido Peças e
Serviços e Panificadora Nossa Senhora de Fátima.
Serviço:
Sebrae
no Amapá
Unidade
de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central
de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal
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