Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

quarta-feira, 27 de março de 2019

Sebrae é parceiro no novo Mercado Central de Macapá












Com inauguração prevista para até 90 dias, Sebrae recebe convite para visita técnica e consolida parceria na gestão do Mercado Central revitalizado

Denyse Quintas

O Mercado Central de Macapá está na fase de acabamento nas obras para revitalização e ampliação. A partir da visita técnica realizada em comitiva, a convite do senador Randolfe Rodrigues, o Sebrae passa a ter assento no Conselho Gestor e na instalação de uma sala da instituição, bem como, o acompanhamento no processo de implantação e o novo conceito do mercado.

O diretor superintendente do Sebrae, Waldeir Ribeiro, declara a importância da parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec). “Entre as deliberações na visita técnica, consolidamos o compromisso em capacitar e treinar os empreendedores instalados no espaço, numa sala já apresentada à instituição que será paramentada com equipamentos e climatização. O objetivo é realizar as capacitações de modo permanente para melhorias e para projetos que serão implantados no Mercado”, disse o diretor superintendente do Sebrae, Waldeir Ribeiro.
Mercado

O Mercado Central de Macapá foi inaugurado em 1953, no mesmo dia do aniversário do antigo Território Federal do Amapá, 13 de setembro. Ele faz parte de um plano de urbanização daquela época, em que o governador era Janary Nunes. O mercado era o grande centro de comercialização da cidade; portanto, tem um simbolismo forte por trazer parte da história do comércio de Macapá, é um berço da cultura, inclusive está numa área privilegiada, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional  (IPHAN).

Segundo a diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo, a visita técnica é resultado do convite do senador Randolfe Rodrigues, autor de duas (2) emendas parlamentares; uma para revitalizar e outra para climatizar o Mercado Central de Macapá. “A previsão é que a inauguração aconteça ainda este ano e que seja entregue à sociedade em até 90 dias”, informa a diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo.

De acordo com ela, o Sebrae terá assento no Conselho Gestor, constituído pelo município, por meio da Semdec, Macapá TUR e a Associação Amigos do Mercado. O objetivo é fazer a gestão do espaço físico do Mercado Central, que envolve a qualidade dos serviços que serão prestados, padronização, identidade visual (layout), critério de boas práticas e atendimento diferenciado.

Estrutura

“Já existe um espaço para programações culturais, então o Mercado Central deixa de ser apenas um espaço para comercialização de produtos e refeições e passa a agregar um ambiente destinado a apresentações artísticos culturais. Uma das sugestões é criar um festival próprio do Mercado Central, com identidade própria, valorizando os empreendedores instalados no espaço, a cultura e respeitando a história do Mercado e do Amapá”, destaca a diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo.

Conceito

Ela relata que, o conceito do Mercado Central de Macapá vai mudar, pois eram 36 boxes e com a revitalização se criou o mezanino que oportuniza novos empreendedores e totaliza 60 espaços. Permanecem os empreendedores que estavam instalados e se inicia um trabalho de mudança de comportamento e de orientação para o novo conceito e os novos empreendedores que chegarem, por meio de Editais, terão que se adequar ao conceito que o Sebrae vai ajudar a construir, levando em consideração a higiene do local, o bom atendimento, as boas práticas e um conceito voltado ao turismo.

“Devemos olhar para o Mercado Central com potencial para atender os clientes tradicionais, mas principalmente alcançar turistas que chegam a nossa cidade e o turista local para aproximação com a nossa história”, finaliza a diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo.

A visita técnica a estrutura física do Mercado Central de Macapá, ocorreu no último sábado, às 10h. Estiverem na comitiva o diretor superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro; diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo; senador Randolfe Rodrigues (REDE/AP) e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Macapá, Isaías Carvalho.


Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap
Compartilhar:

1 Comments: