Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

quinta-feira, 28 de março de 2019

Iniciativa do Sebrae premia práticas de educação empreendedora













O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora reconhece ações desenvolvidas por profissionais da educação que estimulam o empreendedorismo nos alunos
Jamille Rosa

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá, promove o lançamento do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora (PSEE). A solenidade reúne professores, secretários municipais e estaduais de educação, reitores, diretores e coordenadores de ensino fundamental, médio, profissional e superior. O objetivo é identificar e divulgar nacionalmente, ações empreendedoras em instituições de ensino público e particular.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Iraçu Colares, afirma que o prêmio engloba as práticas empreendedoras em sala de aula, assim como, o profissional da educação empreendedora. “Empreender é ter coragem para se diferenciar do outro e para correr riscos, e são essas características que vamos homenagear”, disse o presidente do CDE/Sebrae, Iraçu Colares.

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, o Brasil é considerado um país empreendedor, e por conta disso, é fundamental que as instituições de ensino estimulem essas práticas.

Quando falamos de um prêmio de educação empreendedora, percebemos o quão é necessário abordar esse tema, pois, muitos jovens pretendem abrir seu próprio negócio, e num mercado tão competitivo, é fundamental esse direcionamento”, conta o diretor superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro.

Prêmio

A primeira edição do PSEE é uma iniciativa do Sebrae, que estimula e reconhece as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil. A premiação é organizada em quatro (4) categorias, entre elas, ensino fundamental, médio, profissional e superior; e destinada a professores, secretários municipais e estaduais de educação, reitores, diretores e coordenadores em todos os níveis de ensino.

Para a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo, o prêmio estimula docentes a identificar comportamentos empreendedores no ambiente educacional. “O estado do Amapá, trabalha o programa nacional de educação empreendedora desde 2012; mais de 30 mil pessoas tiveram acesso a metodologia, e consequentemente, apresentaram mudança de comportamento. Então agora é a hora de premiar os profissionais de educação que estão desenvolvendo a prática empreendedora em sala de aula”, disse a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo.

Amapá

Para a secretária municipal de Educação de Macapá (Semed), Sandra Casemiro, características empreendedoras como autonomia e inovação, já estão sendo discutidas na nova base nacional comum curricular. “O que a educação empreendedora apresenta hoje, já víamos a necessidade de trabalhar dentro das unidades escolares, o ser pensante, o ser autônomo, aquele que procura soluções e resolve situações conflitantes”, declara a secretária municipal de educação de Macapá, Sandra Casemiro.

Segundo o representante da Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed/AP), Danielson Miranda, o sistema de educação entende que a educação empreendedora é fundamental para formar cidadão, e por isso, a sociedade precisa de características empreendedoras, finaliza.

Inscrições

Para concorrer a premiação, os profissionais de educação devem realizar a inscrição gratuita, até 26 de abril, eletronicamente, no site www.educacaoempreendedora.sebrae.com.br. É necessário incluir um relato na forma de texto, que descreva a experiência empreendedora da instituição. A candidatura só será considerada completa com o preenchimento de todos os campos.

Palestra

Para o lançamento do PSEE, a programação contou com Palestra Educação 3.0, ministrada pela analista do Sebrae Nacional, que atua nas áreas de educação empreendedora e empreendedorismo feminino, Thelmy Rezende.

O evento ocorreu na Sede do Sebrae em Macapá, na última segunda (25), às 8h. A solenidade contou com as presenças do presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Iraçu Colares; diretor superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro; diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo; secretário de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Rafael Pontes; secretária Municipal de Educação de Macapá (Semed), Sandra Casemiro; presidente do Conselho Estadual de Educação, Maria Madalena Mendonça; diretora presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Amapá, Mary de Fátima Guedes; pró-reitora do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Erika Bezerra; coordenador da Secretaria Municipal de Educação de Tartarugalzinho, Lourival Junior; conselheira do Conselho de Educação do Amapá, Maria do Socorro Paiva; representante da Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed), Danielson Miranda; representante da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (SETE), Raimundo Abreu; analista do Sebrae Nacional, Thelmy Rezende e a gerente de Educação Empreendedora do Sebrae no Amapá, Denise Nunes.


Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap

Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário