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terça-feira, 29 de março de 2016

Empresários discutem melhorias no setor de minimercados em 1º Encontro Técnico








O encontro visa coletar dados e as necessidades do mercado para fomentar a elaboração de um projeto
Andréa Maciel

Mais de 20 empresários de Macapá e Santana participam do 1º Encontro Técnico de Estruturação do Projeto Varejo Alimentar, com vigência para o quadriênio 2016-2019. Em clima de bate-papo, técnicos do Sebrae expõem as ideias iniciais do projeto e os empresários mostraram suas dificuldades e quais orientações esperam conseguir.

Minimercados e miniboxs possuem características singulares e que devem ser ressaltadas para o sucesso do empreendimento, como: a localização e proximidade com a moradia do consumidor, conhecimento do cliente e os baixos custos. Por este motivo, o objetivo principal do Projeto Varejo Alimentar é aumentar o faturamento do segmento de minimercado e mercearia de Macapá em Santana investindo na melhoria da gestão.

Antes do encontro, técnicos do Sebrae colheram informações com os empresários sobre suas principais dificuldades atuais e a concorrência acirrada, excesso de burocracia são alguns do itens que os preocupam. Segundo a gestora do Projeto Varejo Alimentar de Macapá e Santana do Sebrae, Jenane Moraes, durante a coleta de dados percebeu-se que os empresários não tem o costume de se qualificar e qualificar os seus colaboradores.

“Neste momento queremos ouvir o empresário para que eles possam nos direcionar à ajudá-los, seja na questão de aumentar o número de fornecedores, desburocratizar e capacitar o seguimento para que juntos consigamos fazer a diferença na realidade deles e fazê-los evoluir”, explica a gestora do Projeto Varejo Alimentar de Macapá e Santana do Sebrae, Jenane Moraes.

Para a diretora técnica do Sebrae, Isana Alencar, o Sebrae é um grande defensor da micro e pequena empresa e o projeto que está em processo de formatação será um grande aliado no desenvolvimento do setor e na concorrência com as grandes redes que estão se instalando no estado.

A expectativa é acompanhar 120 empresas até 2019. São parceiros deste projeto a Associação dos  Distribuidores  e Atacadistas do Amapá (Adaap), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Associação Amapaense de Supermercados (Amaps), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio), a Rede Ama e a Rede Unidos.

O 1º Encontro Técnico de Estruturação do Projeto Varejo Alimentar, ocorreu no dia 22 de março, das 15h às 18h, na sede do Sebrae em Macapá, no Auditório Santana.


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