Oportunidade aponta
os desafios dos segmentos comerciais de Macapá e Santana com o objetivo de
solucionar problemas e maximizar lucros
|
Caio Coutinho
O primeiro Encontro de Parceiros do Projeto
de Atendimento Setorial do Comércio de Macapá e Santana, na sede do Sebrae em
Macapá, na Sala Tartarugalzinho, busca definir estratégias para atendimento dos
empresários do setor, por meio da parceria com entidades de classe do comércio.
Dentro os segmentos atendidos pelo projeto, os de maior densidade empresarial
são os segmentos de farmácia, cosmético, material de construção, confecção,
armarinho, papelaria e livraria, eletrodomésticos e óticas.
De acordo com o diretor-superintendente do
Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga, o encontro é necessário para alinhar as
estratégias dos segmentos de comércio. “Com a recessão econômica, é fundamental
que haja parceria e alinhamento de ideias do setor para superar a crise e
aproximar as diretrizes de negócios”, disse o diretor-superintendente do Sebrae
no Amapá, João Carlos Alvarenga.
Segundo a gestora do Projeto de Atendimento
Setorial do Comércio de Macapá e Santana, Késsya Barros, o comércio corresponde
a 13% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, dentro desses números o
segmento varejista é responsável por 43% do comércio geral. A gestora alerta
que a região norte é responsável por 3,7% produção do PIB nacional e teve
encolhimento nos lucros. O Amapá participa apenas de 0,21% do PIB nacional; em
volume de vendas, de outubro a novembro de 2015, registrou o pior resultado no
país.
Desafios
Desde o endividamento das famílias,
encarecimento do crédito e aumento do desemprego até a desvalorização do real
frente ao dólar, quase todos os motivos que fazem o volume de vendas despencar,
estão relacionados à movimentação de capital.
A gestora de projetos do Sebrae no Amapá,
Késsya Barros, explica que a retração de vendas e encolhimento dos lucros, se
deve a fatores externos, “o primeiro trimestre do ano é de baixo nível de
atividade, em função da concentração de impostos, além da conjuntura econômica,
concorrência acirrada, inadimplência do consumidor e a informalidade no setor”,
afirma.
O Encontro de Parceiros do Projeto de
Atendimento Setorial do Comércio de Macapá e Santana, ocorreu na quinta-feira
(10), às 9h. Estiveram presentes os dirigentes da Associação Amapaense de
Supermercados (Amaps), Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado do
Amapá (Adaap), Associação Comercial e Industrial do Amapá (ACIA), Federação do
Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
(Senac), Sindicato do Comércio de Produto Farmacêutico do Estado do Amapá
(Sindfarma) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).
Fonte: www.ibge.gov.br
Serviço:
Sebrae
no Amapá
Unidade
de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central
de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal
Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter:
@sebraeap
Facebook: /sebraeap