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terça-feira, 25 de junho de 2019

Cake designers buscam no Sebrae canal de comercialização






Cakes designers buscam no Sebrae capacitação para comercialização em canais atuais e digitais, e para que seja possível, se identifica um conjunto de indicadores, atividades e esforços de cada empresa

Jamille Rosa
Denyse Quintas

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), apresenta resultados da ação Comércio Brasil. A ação identifica oportunidades de mercado e disponibiliza mecanismos de expansão comercial, diante do novo cenário econômico amapaense, para as micro e pequenas empresas.

Segundo a analista da Unidade de Atendimento Coletivo – Agronegócio e Indústria do Sebrae (UAC/Agrin), Renê Barbosa, a Rede Nacional Comércio Brasil abre um canal de comercialização das empresas. “Os empresários inseridos neste processo, estão em busca de novos clientes, novos mercados e faturamento, por isso, o Comércio Brasil estende o relacionamento do empresário, com outras organizações, e promove a venda de produtos”, disse a analista da UAC/Agrin, Renê Barbosa.

Empresária 

De acordo com a empresária do segmento de Cake Design, Anne Mota, em 2018, informa que procurou o Sebrae para formalizar o negócio, conhecer direitos, participar das capacitações e oficinas que a instituição oferece, e que essa aproximação foi fundamental para o crescimento da empresa. “Atuo nesse mercado de bolos e doces decorados, e em 2018, houve um crescimento bom nessa área, fomentando a economia, por isso é importante valorizar nossos produtos, o artesanato e a comida regional no estado”, conta a empreendedora, Anne Mota.

Resultados

O Projeto do Sebrae – Cadeia do Trigo Panificação e Confeitaria aponta que em 2018, por meio da Rede Nacional Comércio Brasil, atendeu 16 empresas, nos segmentos de panificação e confeitaria. Dos fornecedores atendidos, 77% realizaram aumento de faturamento; 87% foi o crescimento médio dos fornecedores do projeto; e todos os fornecedores aumentaram sua aproximação com novas redes de contatos; na média, todos realizaram aumento de 400%.

Consultoria

O Sebrae, por meio de consultoria do Projeto Cadeia do Trigo, contempla algumas fases, de apoio, começam basicamente com um grande diagnóstico, que é um diagnóstico de maturidade de gestão comercial, e a partir desse diagnóstico, se verifica as potencialidades da empresa, os pontos fortes e os pontos a serem melhorados.

“Esses pontos a serem melhorados a gente trabalha de modo a reverter cada um deles e tentar fazer com que a empresa tenha uma maturidade mínima que possa oferecer imediatamente nos produtos e serviços ao mercado. Posteriormente a gente vai fazendo visitações, identificando o foco daquela empresa, qual o público alvo que quer atender, para quem quer vender, e a partir dessa identificação a gente vai ao mercado fazer essa prospecção, conversar, fazer essa aproximação entre fornecedores e compradores”, explica o consultor do Sebrae, na área de planejamento empresarial e acesso a mercados, Gualter Rocha.

Contexto

Com a capacitação da Rede Nacional Comércio Brasil, o Sebrae, por meio do Projeto Cadeia do Trigo, apresenta o crescimento de cada empresa, ao logo de 2018. São consolidados os resultados quantitativos e qualitativos, entre eles, buscar aferir faturamento; margem de lucro; quantidade de clientes prospectados; percepções não só dos clientes para os quais esses produtos foram vendidos, como para avaliar o grau de satisfação das pessoas; se houve por exemplo, algum incremento na própria atividade; se mudou a estrutura; se passou a um endereço novo. O objetivo é dar uma visão global e sistêmica a respeito do projeto. 

Faturamento

O Sebrae, por meio do Projeto Cadeia do Trigo Panificação e Confeitaria, tem obtido resultados consolidados, como os das cakes designers que por exemplo não tinha nenhum espaço, ela funcionava na casa dela, e partir de agora ela tem um ateliê, bem configurado, já pode atender os clientes, então nós tivemos também resultados impressionantes de 400% de aumento de faturamento. 

Para o consultor do Sebrae, na área de planejamento empresarial e acesso a mercados, Gualter Rocha, a capacidade do Sebrae no Amapá, em ter investido num grupo de pessoas que surgiu exatamente, diante de uma nova economia, uma economia que pede, justamente, um profissional que faça a diferença.

“Parabéns ao Sebrae no Amapá, que apostou muito nesse projeto, nós sabemos o quanto é desafiador um projeto que tem um tempo longo na execução, são 2 anos de investimento, de captar recurso para poder aplicar no projeto; mas esse é um projeto de futuro, nós sabemos que diante de uma nova economia, de um novo contexto, as pessoas querem abrir o próprio negócio, abrir empresas, tocar sua vida, e o Sebrae no Amapá está aqui para esse apoio”, finaliza o consultor do Sebrae, na área de planejamento empresarial e acesso a mercados, Gualter Rocha.


Serviço
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Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
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Facebook: /sebraeap

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