O Seminário eSocial Transformando a Gestão dos
Pequenos Negócios, reúne microempreendedores individuais, microempresas e
empresas de pequeno porte, para capacitação voltada a nova plataforma
Jamille Rosa
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
no Amapá (Sebrae), realiza o Seminário eSocial Transformando a Gestão dos
Pequenos Negócios. O evento acontece na Sede do Sebrae em Macapá, na próxima
terça (11), às 18h. O objetivo é esclarecer aos empresários nas categorias MEI,
ME e EPP, quais as principais mudanças tanto na gestão dos tributos das
empresas, quanto na trabalhista, com a implantação do eSocial.
Segundo a diretora técnica do Sebrae no Amapá,
Marciane Santo, o evento tem como foco apresentar todas as informações e
benefícios da ferramenta aos empresários, por meio de palestras com
profissionais da Receita Federal do Brasil. “O eSocial é importante porquê é um
novo sistema de registro, que facilita a administração de informações relativas
aos trabalhadores. Com ele, 14 obrigações fiscais, previdenciárias e
trabalhistas são integradas num banco de dados único, que vai atender mais de
40 milhões de empregados”, disse a diretora técnica do Sebrae no Amapá,
Marciane Santo.
ESocial
O eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações
Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), reúne em apenas um lugar,
as informações sobre os trabalhadores, fornecidas por seus
empregadores. Informações como vínculo empregatício, contribuição
previdenciária, folha de pagamento, acidente de trabalho, aviso prévio e outros
assuntos relacionados, são devidamente cadastrados e facilmente acessados
pelos órgãos competentes, reduzindo a burocracia e facilitando a
fiscalização das obrigações trabalhistas.
Programação
A programação no seminário, conta com a Palestra eSocial e
EFD-Reinf para o Microempreendedor Individual e Empresa de Pequeno Porte,
ministrada pela auditora fiscal da Receita Federal do Brasil, Maria Geórgia
Magalhães; e Palestra Uma Visão Geral da Legislação Previdenciária Aplicada ao
MEI, ME e EPP, ministrada pela auditora fiscal da Receita Federal do
Brasil, Izaltina Nazaré Ribeiro César.
Inscrição
O Seminário eSocial
Transformando a Gestão dos Pequenos Negócios é gratuito, e as inscrições podem
ser realizadas na Unidade de Atendimento Coletivo-Comércio e Serviço (UAC/CS)
do Sebrae no Amapá, localizada na Avenida Ernestino Borges, nº 740, no Bairro
Laguinho; via central de atendimento, pelo número 0800 570 08000; ou
pelo link Seminário eSocial.
Parceiros
Para o Seminário eSocial Transformando a Gestão dos Pequenos
Negócios, o Sebrae no Amapá conta com a parceria da Receita Federal do Brasil
(RFB), Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Amapá (CRC/AP) e Serviço
Social da Indústria (Sesi).
Serviço
Unidade
de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central
de Relacionamento: 0800 570 0800
Facebook:
/sebraeap