Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Startup Weekend reúne grandes ideias em 54h focadas na criação de projetos




O evento busca a imersão dos participantes, onde empreendedores e aspirantes a empreendedores, de todas as áreas de conhecimento, podem descobrir se as ideias de startups são viáveis junto às equipes de mentores.
  
Caio Coutinho

A Startup Weekend acontece neste final de semana, durante os dias 11, 12 e 13 de novembro, com abertura as 18h. O evento está em sua segunda edição e ocorre no Instituto Federal do Amapá (IFAP) em Macapá, na Rodovia BR 210 km 3, Bairro Brasil Novo. A realização é uma parceria entre o Sebrae no Amapá, IFAP, Orçafascio, Senai e Você Telecom, na busca de ideias inovadoras capazes de fazer a diferença no cenário econômico local, nacional e mundial.



De acordo com a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Isana Alencar, o Startup Weekend é um fim de semana dedicado ao empreendedorismo, para criar ideias de negócios que se transformem em startups. “É um evento voltado para estudantes, potenciais empresários, empresários, desenvolvedores, designers e pessoas que têm interessadas no assunto”, explica a diretora. Segundo ela, as ideias são apresentadas para uma banca que vai julgar a proposta. “A partir da validação da proposta, um investidor pode aportar recursos para que nasça um startup”, explica a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Isana Alencar.

Para a pró-reitora de extensão (Proext) do IFAP, Érika Bezerra, são 54h dedicadas a criar, propor e colocar novos projetos em ação, pessoas de diferentes áreas de conhecimento vão se juntar para se tornarem empreendedores de sucesso. “Nesta edição trouxemos um novo time de mentores com vasta experiência em negócios inovadores, para dar dicas e colaborar na formação de startups das equipes”, diz Érika Bezerra.

Vencedores de 2015

Os vencedores dessa edição foram os estudantes do curso Integrado Redes de Computadores do IFAP, com o "Assistência Já", um aplicativo de assistência técnica de manutenção de celulares e computadores. O segundo colocado foi a "Pecontec", que propunha uma peconha robô para colher açaí na árvore. O grupo que ficou em terceiro lugar desenvolveu o "MyPet", um aplicativo para busca de médicos veterinários, hotéis para animais e compra e venda de pets.

Segundo Bruno Levi, um dos desenvolvedores do Assistência Já, participar do evento foi uma experiência totalmente nova. “Em 2015 não imaginava que houvesse uma iniciativa empreendedora desse porte no estado, foi uma grata surpresa, pois vivi um momento de muita aprendizagem e networking com empreendedores de sucesso, que têm muito conhecimento para compartilhar”, diz o estudante. Quando perguntado sobre o que foi decisivo na vitória do grupo, Bruno responde, “Sem dúvida foi a nossa absorção dos conselhos dados pelos mentores e a execução do projeto com base nas correções deles. Espero que esse ano tragam novos conhecimentos sobre o mercado”.

O que é uma Startup?

Segundo a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Isana Alencar, a startup é um negócio que pode ser digital, mas a principal característica é que os serviços devem ser escaláveis, atingir cada vez mais clientes, sem o aumento dos custos. “Temos algumas startups que nasceram a partir desse evento, então o papel do Sebrae é apoiar e realizar em conjunto ao IFAP, a Startup Weekend”, completa a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Isana Alencar.

Startup Weekend

A edição deste ano traz um novo time de mentores com vasta experiência em negócios inovadores, para dar dicas e colaborar na formação das startups das equipes.  Os mentores são: Antônio Fascio, Fundador e Chief Executive Officer (CEO) da OrçaFascio, maior startup do Amapá e maior site de orçamento de obras em construção civil do país; Brunno Galvão, fundador e CEO da The Fresh, com mais de sete anos de experiência em comércio eletrônico, market place e mobile app; Daniela Braga, Master Business Administration (MBA) em Gestão Empresarial e design thinker pela Escola Design Thinking de São Paulo; Jessica Behrens, CEO da Tradr, app de economia colaborativa e primeira startup incubada na Universidade de Harvard e acelerada pela Startup Farm; Caio Rhian, head de engenharia na Tradr, onde atua liderando o time de tecnologia e Renato Ribeiro, fundador e CEO da IDS Tecnologia, empresa autorizada a ministrar treinamento e consultoria Apple no Brasil.

Premiações

As três primeiras equipes recebem como premiação o curso "Validação de Negócios para Startup", com Fábio e Antonio, da Orça Fascio. O primeiro lugar recebe o Curso Empretec, do Sebrae, e o segundo recebe bônus de internet da Você Telecom.

Como facilitador das startups propostas no evento está Marcos Medeiros, fundador e diretor de operações da Terra Verde Design, empresa de branding com atuação no Ceará, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Sul, ligada à Associação Brasileira de Empresas de Design. Ele participou da organização do PlusDay no CASE 2015, Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo em São Paulo.

Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap

Facebook: /sebraeap
Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário