Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Formatura do Projeto Jovem Descolado acontece no Teatro das Bacabeiras na próxima quinta (17)

 






A programação de formatura conta com show de stand-up, criado pelos alunos do projeto, que de forma cômica apresenta a própria trajetória durante as aulas e de pessoas envolvidas; banda musical, e reconhecimentos

Denyse Quintas

O Teatro das Bacabeiras recebe 337 formandos, no Projeto Jovem Descolado de Macapá, na próxima quinta (17), às 18h. Foram 2 meses de atividades intensas e 110 horas/aulas. A capacitação no projeto, atende jovens com idade de 16 a 24 anos, visando o desenvolvimento de competências e habilidades, que os levem a patamares mais elevados profissionalmente.

Segundo a diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo, a formatura do projeto tem como objetivo comemorar os resultados alcançados durante os 2 meses de capacitação em Macapá, apresentá-los à sociedade e empresas parceiras como profissionais, prontos para ingressar no mercado de trabalho, seja por meio de um emprego formal ou abrindo o próprio empreendimento. 

“Será um momento de celebração, pois muitos jovens enfrentaram grandes dificuldades para concluir, mas que com persistência, com a vontade de fazer a diferença no mundo e na sua vida, honraram o compromisso que assumiram com o Sebrae e com o Governo do Estado, e acima de tudo, consigo mesmo, para que na formatura, pudessem receber o certificado de capacitação, que abrirá portas para uma vida melhor”, disse a a diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo. 

Programação

A programação promete muita animação, emoções e reconhecimentos. Um show de stand-up, foi criado pelos próprios alunos do projeto, que aborda de forma cômica, a trajetória durante as aulas e das pessoas envolvidas; discurso de oradores das turmas; e o reconhecimento dos Jovens Destaques da edição 2019, que serão homenageados e receberão premiação; uma banda de música será responsável por embalar os momentos no evento; e por fim, a reprodução de um vídeo que mostrará a essência do Projeto Jovem Descoado. 

Memória

A aula inaugural do projeto em Macapá ocorreu no dia 10 de agosto, contou com um público de aproximadamente 700 pessoas, apresentações atrações artísticas e culturais; com a palestra do jovem empreendedor Davi Braga, conhecido nacionalmente; além da presença e pronunciamentos de autoridades que apresentaram as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas para o público.

Em setembro, os jovens receberam visita técnica da diretoria executiva do Sebrae, gerência da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae, gestora do Projeto Jovem Descolado, e representando o Governo do Estado do Amapá, o secretário em exercício da Juventude (Sejuv). Na ocasião, foi possível apresentar os resultados obtidos no Módulo 1, do projeto, ouvir depoimentos dos alunos que estão transformando o seu futuro, entregar os uniformes que foram solicitados pelos participantes, bem como, registrar a menor taxa de evasão do projeto, levando em consideração as edições anteriores (2017 e 2018), e que em 2019 é menor que 2%.

“A redução da evasão pode ser justificada pelas inovações implementadas nessa edição, entre elas, o acolhimento emocional oferecido aos alunos, a aproximação com os parceiros do projeto, no dia a dia das aulas, podendo identificar as oportunidades de melhoria e agir em tempo real, as ações de motivação junto aos alunos, em todas nas sextas-feiras, por meio da equipe do Sebrae e do Governo do Estado”, informa a gestora do Projeto Jovem Descolado no Sebrae, Thaís Almeida.

Ela destaca ainda, o trabalho realizado com os instrutores das aulas, de sensibilização sobre a importância do projeto, deixando claro os objetivos e a responsabilidade de cada um, enquanto condutores de conhecimento e formação crítica dos alunos.

Nos módulos 2 e 3, os jovens foram contemplados com os cursos de Atendimento ao Cliente, Técnicas de Negociação, Crescendo e Empreendendo, Novos Modelos e Negócios e Oficinas de Empreendedorismo, e ao final das capacitações, os alunos promoveram a Feira Descolada, fazendo exposição das ideias de negócio desenvolvidas por eles, fruto dos conhecimentos que adquiriram durante o projeto. A apresentação foi feita aos instrutores, diretores e representantes do Sebrae e do Governo do Amapá. 

“Com os conhecimentos que adquirimos, montamos um projeto que proporcione a uma empresa agilizar todos os processos no Recursos Humanos (RH) e, que ainda inclui as escolhas de novos funcionários. Isso gera economia, tanto para o empreendimento, quanto para a pessoa que busca o emprego”, explica a aluna do projeto Reane Santos, sobre uma das ideias de negócio apresentadas. 

Inovação

Atividade Extraclasse. Implementada no Projeto Jovem Descolado em Macapá e Santana em 2019, proporciona aos alunos, conhecimentos técnicos, oportunidade de minimizar os riscos sociais aos quais estão expostos, debatendo abre temas relevantes como: Sexualidade, Drogas e Suicídio, e segundo a Avaliação de Impacto realizada pelo Sebrae, 95% dos alunos disseram que esse momento contribuiu para sua formação crítica pessoal.

O Sebrae e parceiros ofereceram aos jovens do projeto, uma Palestra sobre Técnicas de Elaboração de Currículo e Entrevistas de Emprego, afim de desenvolver as habilidades e prepara-los para o Balcão de Oportunidades, que é a estratégia do projeto para inserí-los no mercado de trabalho. Essa palestra foi realizada em parceria com a Unidade de Gestão de Pessoas do Sebrae (UGP), com a gerente Karina Alvarenga, palestrante do tema.

Avaliação

Na última semana de capacitação, foi aplicada aos alunos, a avaliação de impacto do projeto, com objetivo de mensurar a satisfação e aplicabilidade dos cursos ministrados. Foram alcançados 304 respostas, e entre os aspectos avaliados, registrou 99,7% de satisfação dos alunos com o projeto, e mais de 99% dos alunos se sentem aptos a colocarem os conhecimentos adquiridos em prática. 

A avaliação foi aplicada no Laboratório de Informática do Sebrae, impactando na redução de utilização de papel, contribuindo assim para o meio ambiente, e no tempo de retorno do resultado.

Macapá

A formatura do Projeto Jovem Descolado em Macapá, contará com as presenças da presidência do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá, diretoria executiva do Sebrae no Amapá, autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, familiares e amigos dos formandos. 


Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap





Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário