Seminário de Agroecologia acontece no Sebrae nesta sexta (1º)

0





Evento gratuito apresenta iniciativas agroecológicas para produtores rurais das comunidades do km9, Distrito do Coração, Vila do Trem, Curralinho, Mini Polo da Fazendinha e Itaubal. O objetivo é o repasse de informações quanto às técnicas de produção agroecológica e forma de acesso a certificação orgânica, por meio da Organização de Controles Sociais (OCS)

Jamille Rosa

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), realiza o Seminário de Agroecologia. O evento é dividido em painéis e visita técnica, que acontece tanto na sede do Sebrae em Macapá, localizada na avenida Ernestino Borges, 740 – Laguinho, quanto no Distrito do Coração, na sexta-feira (1º), das 9h às 12h, e das 14h às 18h. As inscrições para os painéis são realizadas presencialmente no seminário.

De acordo com a analista da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae – Agronegócio e Industria (UAC/Agrin), Ariela Ferreira, o principal foco no seminário, é a produção agroecológica e a forma que o produtor rural pode adquirir a certificação, por meio da Organização de Controle Social (OCS). “É muito importante disseminar a informação, pois com alguns ajustes no trato da produção da propriedade, é possível, futuramente, termos essa produção orgânica disponível para a população, pois há um mercado consumidor crescente”, disse a analista da UAC-Agrin, Ariela Ferreira.    

OCS

A OCS garante ao consumidor, uma produção orgânica, e para isso, emite um certificado impresso, que indica o nome da propriedade, número de cadastro para consulta no site da organização, e o nome relacionado com o que ele produz. Com o certificado, o produtor rural pode tanto comercializar os produtos em feiras livres, quanto por meio de programas do governo e de alimentação escolar, pois a certificação agrega valor ao produto.

Programação

O Seminário de Agroecologia conta com quatro (4) painéis, entre eles, Inovação na Horticultura Agroecológica; Mercado para Produção Agroecológica; Comissão de Orgânicos (Cporg); e com o Caso de Sucesso – Produtor Paraense: José de Sousa Cunha.

Visita

Na ocasião, ocorre a visita técnica de 80 produtores rurais, à propriedade Julião Petruchio, localizada no Distrito do Coração, e que já utiliza as práticas agroecológicas na produção. O objetivo da visita, é viabilizar a troca de informações e demonstrar as técnicas adotadas na propriedade. Na oportunidade, contaremos com o apoio técnico do extensionista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Marcelo Neves.

Parceiros

O Seminário de Agroecologia, realizado pelo Sebrae no Amapá, conta com a parceria do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e a Comissão de Produção Orgânica (Cporg).

Fonte: Abiorj


Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap

Postar um comentário

0 Comentários
Postar um comentário (0)
To Top