Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Sebrae e entidades empresariais comemoram resultados do evento ‘Eu voto por um comércio mais forte’








Durante três dias cerca de 500 empresários e convidados discutem os temas Comércio, Serviços, Indústria e Agropecuária com os candidatos ao cargo de governador do Amapá

Denyse Quintas

A importância do comércio no cenário amapaense recebe destaque nas discussões entre os candidatos ao cargo de governador do Amapá, com maior desempenho nas pesquisas eleitorais. O evento intitulado ‘Eu voto por um comércio mais forte’, reúne as entidades do comércio, classe empresarial e política.

O evento é uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação do Comércio (Fecomércio), Associação Comercial e Industrias de Macapá e Santana (ACIA), Câmara de Dirigentes Lojistas em Macapá e Santana (CDL), Associação Amapaense de Supermercados (Amaps), Associação de Distribuidores e Atacadistas do Amapá (Adaap) e Federação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Amapá (Femicro).


Com as mesmas condições de tempo e exposição de 90 minutos, os candidatos a governador no Amapá, Bruno Mineiro, Waldez Góes, Jorge Amanajás, Lucas Barreto e Camilo Capiberibe, responderam aos questionamentos do público e dos empresários Alfeu Dantas Junior (Sebrae), Eliezir Viterbino (Fecomércio), Itamar Sarmento (Amaps), Ari Silva (Amaps), Marcos Cardoso (CDL Macapá), Altair Pereira (ACIA), Raimundo Batista (Femicro), Maria Adelaide (CDL Santana) e Rudimar Tres (Adaap).

IBGE

Os dados econômicos para os questionamentos foram estabelecidos de acordo com a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2012, onde o Amapá apresenta no Comércio 53% dos estabelecimentos; Construção Civil 6%, Indústria 6% e Agropecuária 2% dos estabelecimentos.

O número de empregos formais no Amapá alcançou 126,7 mil em dezembro de 2013, denotando um crescimento de 3,8 mil postos de trabalho conforme dados de 2013. Os maiores crescimento no número de empregos aconteceram no comércio, que gerou 1.600 postos.

O setor de Serviços respondeu pelo incremento de 1.300 empregos. Em termos relativos, o melhor desempenho foi registrado pela Construção Civil, com crescimento de mais 954 postos de trabalho. O setor Extrativo Mineral veio logo em seguida contribuindo com o aumento de mais 169 postos.

Negativos

Se destacou ainda, que os setores com desempenho negativo foram a Administração Pública, que perdeu 364 postos de trabalho e os Serviços Industriais de Utilidade Pública, que apresentaram declínio de 96 postos.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, o estoque de empregos formais por setor de atividade no Amapá, está distribuído em Administração pública com 39%; Serviços com 27%; Comércio com 21% e Construção civil com 2%.

Os dados do IBGE de 2012, afirma que o Produto Interno Bruto (PIB) do Amapá é de 8 bilhões e 968 mil. Para finalizar o mapa sobre o comércio amapaense, o estado ocupa a vigésima quinta posição no ranking nacional do PIB com participação de 0,2% na economia nacional.

Programação

No dia 26 de agosto, os candidatos Bruno Mineiro e Waldez Góes; no dia 27 de agosto, Jorge Amanajás e Lucas Barreto e no dia 28 de agosto, Camilo Capiberibe.

O evento realizado pelas entidades empresariais, ocorreu na sede do Sebrae em Macapá, no Auditório Santana, das 18h30 às 22h30 e contou com a coordenação dos dirigentes do Sebrae João Carlos Alvarenga (diretor-superintendente), Waldeir Ribeiro (diretor de administração e finanças) e Ana Dalva Ferreira (diretora técnica). A mediadora foi a jornalista Bernadeth Farias.


Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Blog: sebraeap.blogspot.com
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap
Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário