Jorge
Abreu
Para
superar a qualidade em atendimento, o Sebrae no Amapá, implementa o Programa
Sebrae de Excelência na Gestão (PSEG). O Programa tem apoio da Fundação
Nacional da Qualidade (FNQ), sendo realizado, por meio, do Modelo da Excelência
da Gestão (MEG).
Segundo
a gerente da Unidade de Qualidade na Gestão, Kátia Sarmento, o programa tem uma
peça fundamental no trabalho de avaliação de qualidade que é elaborar e
analisar fichas de práticas de gestão. “Para alcançar resultados efetivos, as
observações são acompanhadas por especialistas e avaliadores da FNQ”, disse a
gerente da Unidade de Qualidade na Gestão, Kátia Sarmento.
Este
ano, o consultor Orlando Pavanha Júnior, de São Paulo, apresenta conceitos para
a equipe interna do Sebrae no Amapá com foco nas melhorias. Segundo ele, o
aprendizado contínuo é fundamental para obterem altos níveis de resultados.
“Discutimos
sobre o conceito de indicadores de resultado e indicadores de esforço. O Sebrae
compreende as diferenças e cresce cada vez mais em qualidade, isso por meio de
aprendizados sucessivos”, explica o consultor Orlando Pavanha Júnior.
Unidade
de Qualidade na Gestão
Após
o PSEG em 2013, o Sebrae no Amapá criou uma unidade que trabalha
especificadamente em qualidade na gestão. Por mais que os trabalhos sejam realizados
com excelência, a FNQ lança pontuações baseados nos resultados.
A
gerente da Unidade de Qualidade na Gestão do Sebrae, Kátia Sarmento, explica a
mudança no Sebrae com a nova unidade: “O Sebrae, este ano (2014), criou uma
nova unidade, em necessidade conduzir efetivamente o trabalho de melhoria na
gestão, até a avaliação da FNQ, em novembro. Temos como objetivos alcançar cada
vez mais, altos níveis, seguindo as normas corretas para isso”, finaliza a
gerente da Unidade de Qualidade na Gestão do Sebrae, Kátia Sarmento.
PSEG
O
PSEG é um ciclo contínuo de autoavalição, que permite identificar o nível de
maturidade de gestão, para a busca sucessiva de excelência no Sistema Sebrae. A
implantação do modelo é para semear de forma permanente a cultura de
excelência, identificando os pontos fortes e investindo em oportunidades de
melhoria. A metodologia do PSEG inclui: Planejamento, Autoavaliação Assistida,
Plano de Melhoria, Aprendizado e Compartilhamento de Boas Práticas.
Serviço:
Sebrae
no Amapá
Unidade
de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central
de Relacionamento: 0800 570 0800
Twitter:
@sebraeap
Facebook:
/sebraeap