Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

sábado, 28 de maio de 2022

Festival Gastronômico Brasil Sabor reúne na abertura cerca de 2.300 mil visitantes no Sebrae

 






















Abertura oficial do Festival Brasil Sabor contou com a presença de 2.300 visitantes; 102 expositores, e centenas de profissionais das instituições parceiras que trabalham nos bastidores do evento que acontece no estacionamento do Sebrae, até domingo (29), das 17h às 23h

 

Denyse Quintas

 

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amapá (Abrasel/AP), com apoio do Governo do Estado do Amapá (GEA) e Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), realizam a 16ª Edição do Festival Gastronômico Brasil Sabor, no período de 27 a 29 de maio. A abertura oficial, contou com a presença de grande público que fomenta a economia no setor, com delícias gastronômicas inéditas, premiações, inovações, feira de produtos do campo, feira de artesanato, oficinas de mini chefs, concurso enchefs (cozinha show). Evento tem como atrações principais, produtos e serviços de 102 expositores, entre eles, 30 na Feira Gastronômica; 25 na Feira de Artesanato; 47 na Feira do Campo e nas Plantas Ornamentais.

 

CDE

 

Para o presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Iraçu Colares, fez referência aos expositores que apresentam a qualidade dos produtos, a qualidade dos restaurantes, das pizzarias e hambúrguerias.

 

“Sejam muitos bem-vindos, pois quando conseguimos reunir aquele que produz – o agricultor, aquele que transforma – o cozinheiro, o chefe de cozinha e aquele que consome, conseguimos fazer a união perfeita entre os três entes que são os mais importantes na realização de um evento dessa magnitude. Em nome do conselho Deliberativo do Sebrae faço uma saudação ao prefeito de Macapá, Antônio Furlan e sua esposa Raíssa Furlan que nos honra com a sua presença. Quero fazer referência ao superintendente do Sebrae, Waldeir Ribeiro e a diretora técnica, Marciane Santo, e o diretor Marcel Harb, quero dizer que nestes 4 anos de gestão, passamos por muitas provações, mas não desistimos”, enfatiza o presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do CDE/Sebrae/AP, Iraçu Colares.

 

Ele, destaca a união dos parceiros e apoiadores, que nesta edição 100% presencial, e nestes três dias de festival, que os empreendedores e consumidores possam sair satisfeitos.

 

Sebrae

 

O diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, ressaltou a alegria na retomada dos eventos na modalidade presencial, no espaço da instituição, que já se consolidou entre as famílias e turistas.  

 

“Estávamos ansiosos para voltarmos à normalidade, já sabemos a grandiosidade das equipes do Sebrae e da Abrasel para esse evento e por todas as 15 edições anteriores. A expectativa para essa 16ª edição não é diferente, fico muito feliz quando vemos que juntos, temos a Prefeitura de Macapá nos dando todo o apoio, e em seu nome prefeito Dr. Furlan e da sua equipe que fizeram tudo isso acontecer, quero agradecer, pois era isso que precisávamos realmente, de uma cidade mais empreendedora, precisamos de um estado que seja mais empreendedor. Agradeço da mesma forma a diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo, presidente da Abrasel, Chef Yukio Nagano, e finalizar com honras ao parceiro e presidente do CDE/Sebrae/AP, Iraçu Colares”, disse o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro.

 

Abrasel

 

Na ocasião, o presidente da Abrasel/AP, Yukio Nagano, agradece aos parceiros do festival, e exalta os empreendedores que transformam a capital do estado do Amapá, Macapá, numa cidade mais empreendedora.  “Nesta edição temos outros segmentos que se aliaram ao Brasil Sabor e movimentam a economia de Macapá. Tenho certeza que vai ser sucesso e iremos repetir essa parceria nos próximos anos”, enfatizou o presidente da Abrasel, Yukio Nagano.

 

PMM

 

O prefeito de Macapá, Antônio Furlan, ressalta satisfação da prefeitura ser parceira no Brasil Sabor. “Quero dizer que estou muito feliz pela Prefeitura de Macapá ser parceira do maior evento presencial desde a retomada da economia, após a pandemia da Covid-19. Estou muito tranquilo porque desde que assumimos o mandato, a nossa conduta nos Decretos sempre foi de buscar o equilíbrio entre a saúde e os empreendedores, entre a saúde e a manutenção dos empregos, o respeito àquelas pessoas que buscam todo dia sair da sua casa atrás do seu alimento, isso fez com que Macapá fosse considerada a 3ª cidade empreendedora do país, a melhor da região norte”, declara o prefeito de Macapá, Antônio Furlan.

 

Ele, afirma que quando se realiza um evento como esse, se encaixa ao que defende todo dia, que é movimentar a economia da cidade, fazer com que as pessoas sejam felizes em Macapá, fazer com que as pessoas tenham orgulho dessa terra linda, orgulho da gastronomia, do artesanato e dos produtores do campo.

 

“Conversava ainda pouco com pessoas de Minas Gerais, do Pará que estão hoje aqui avaliando esse festival, então que tenham mais festivais como esse, que a gente tenha cada vez mais o orgulho da nossa cidade, orgulho cada vez mais das coisas da nossa capital. Que Deus nos abençoe esse evento", reitera o prefeito de Macapá, Antônio Furlan.

 

Expositores

 

O empresário Richel Rocha, da Las Quecas especialista em panquecas, representou todos os expositores. “Esse evento é sensacional, principalmente para nós pequenos empreendedores e que todos sabem da nossa luta diária e diante desse novo normal, pós pandemia. Um evento como o Brasil Sabor, nos enche de esperança, fortalece a nossa marca e temos um contato direto com um grande público que pode nos dar um feedback sobre nossos pratos. Os parceiros foram incríveis e incansáveis na realização do evento, é importante sabermos que temos a quem recorrer na luta por manter o empreendimento funcionando”, declara o empresário Michel Rocha.

 

Artesãos

 

A artesã Raimunda Coutinho, conhecida como Dona Cotinha, diz que percebe junto aos empreendedores e todo o segmento do Artesanato, da Agricultura Familiar e da culinária, a força do empreendedor. “Quero agradecer a todos os nossos colaboradores, sem os esforços de todos nada disso seria possível. Então Prefeito Furlan, queria lhe dizer que são 102 empreendedores trabalhando em quase 400 empregos que são gerados, isso mostra inclusive a força da gastronomia do dia a dia do nosso município. Quero desejar um enorme sucesso, agradeço a presença de todos, desse público, de cada empreendedor, cada expositor que está aqui. Quero lembrar o papel fundamental do Sebrae que está aqui para fomentar o empreendedorismo, então que nós tenhamos nesses três dias, bastante público para desenvolver ainda mais a economia local", garante a artesã Dona Cotinha.

 

Agro

 

A produtora rural, Amália Karklis, cumprimenta a mesa de autoridades na abertura do festival, agradece o apoio que o Sebrae vem dando ao longo dos anos aos produtores rurais e citou a importância de eventos que fortaleçam a cadeia de alimentos.

 

Novidade

 

Uma das novidades apresentadas em exposição no festival, é o molho de pimenta com açaí, criado pelo empreendedor Josivan Bracho, com a polpa do vinho, que após 8 meses de testes, tem reconhecimento e aceitação no Brasil Sabor. O empreendedor conta que lança o rótulo do produto no evento, e que é um produto genuinamente amapaense, de Macapá.

 

“Estou super feliz, já fizemos a contabilidade e o resultado da comercialização do molho de pimenta com açaí nos surpreende. Tem durabilidade de 1 ano, nas gôndulas de supermercados; depois de aberto, até 5 meses na geladeira e 3 meses em ambiente natural”, explica o empreendedor, Josivan Bracho, que informa que o produto já entrou nos mercados de São Paulo, Estados Unidos e Alemanha.

 

Premiação

 

O Concurso Enchefs 2022 conta com cinco (5) categorias e 17 profissionais classificados para a final prática. Com 281 inscrições, o edital do concurso lançado de janeiro a abril, teve a etapa classificatória no final de abril.

 

Na abertura do Festival Brasil Sabor, foi anunciada a vencedora na Etapa Final – Defesa Prática, Categoria Chef Pizzaiolo. A vencedora foi a Chef Monique Valente, com o Prato ‘Santa Pizza’ – é uma pizza de pato com queijo de búfala, jambu, molho de tomate, orégano desidratado, brotos de berinjela e molho de tucupi.

 

Foram jurados – o especialista em panificação) presidente do júri, Francisco Oliveira; Turismóloga/Sindhoteis, Fabiana Lacerda; Guia de Turismo/Singtur-AP e amante de pizza, Marcelo Sá; Turismólogo e diretor da Abbtur/AP, Prof. Paulo Gurgel; e o jornalista, Salgado Neto.

 

Na Categoria Chef Coqueteleiro – O vencedor participará da disputa nacional de chef coqueteleiro. O vencedor foi João Ícaro (bartender) ‘Coquetel Yasa'i’ – é um coquetel a base de vodka, café de açaí concentrado, suco de limão siciliano, geleia artesanal de cupuaçu e clara de ovo pasteurizada, com pó de café de açaí e folhas de manjericão.

 

Foram jurados(as), sommelier e crítico gastronômico – presidente do júri, Renato Salviano; crítica gastronômica, Clara Vieira; empresário e crítico gastronômico, Edward Salem Younes; empresária, presidente do Sindieventos, Ana Célia Brazão; e o gastrólogo e empresário, Lucas Uchôa.

 

Brasil Sabor

 

Realizado pelo Sebrae, Abrasel Amapá, com o apoio do GEA e da Prefeitura de Macapá, o Festival chega neste a 16ª edição com o tema ‘Brasil Sabor – Maior do Mundo, Original do Brasil’. O evento reúne no Amapá 30 restaurante, mas em todo o país são 900 restaurantes em 20 estados e no Distrito Federal, que participam do evento. Cada um dos participantes prepara um prato que remete à cozinha local, prometendo celebrar uma verdadeira experiência gastronômica, em comemoração aos sabores do país.

 

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Youtube: @sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram: @sebraeap

Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário