Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Amapá participa da final nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor em Brasília









O evento, que ocorreu na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, faz homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitscheck, que foi prefeito de Belo Horizonte


Denyse Quintas
De Brasília/DF


O Sebrae realizou, na noite da última quarta-feira (5), em Brasília, a solenidade de entrega do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE), a 14 gestores municipais de todas as regiões do país. Na edição deste ano, foram inscritos 1.160 projetos que tiveram como objetivo a melhoria do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas, além dos microempreendedores individuais. Instituído em 2001, o prêmio já recebeu mais de 10 mil projetos e teve 94 ganhadores em nível nacional.


O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae (CDE) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap), Iraçu Colares, informa que o Amapá esteve representado com a participação de 5 prefeitos, disputando o prêmio nacional. “Podemos aumentar esse número de participação nos próximos anos, mostrando que as prefeituras e os prefeitos precisam ser os grandes indutores em estimular as pessoas a desenvolver as suas capacidades empreendedoras, para auxiliar a geração de emprego e renda no município”, disse o presidente do CDE e da Faeap, Iraçu Colares.

O Amapá esteve representado pelos prefeitos de Macapá, Clécio Luiz Vieira; Santana, Ofirney Sadala; Tartarugalzinho, Rildo Oliveira; Pedra Branca do Amapari, Beth Pelaes e de Amapá, Carlos Sampaio.

A gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Célia Almeida, declara que, embora os representantes do Amapá, não tenham sido premiados em nível nacional, são considerados vencedores todos os prefeitos que inscreveram projetos que estimulam o empreendedorismo local. “Já iniciamos a contagem regressiva para a próxima edição com a expectativa de 100% de adesão, pois, acreditamos no espírito empreendedor dos gestores municipais. O trabalho de políticas públicas para identificar as ações empreendedoras nos municípios começou no dia seguinte à premiação estadual e a nossa equipe está à disposição para apoiar e orientar as prefeituras”, declara a gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Célia Almeida.

Categorias

Os 1.130 projetos habilitados a concorrer ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em 2019, disputaram em oito (8) categorias – Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios (cinco regiões), Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, Empreendedorismo na Escola, Desburocratização e Implementação da Redesimples, além de Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI. Na edição deste ano, foram inscritos 1.160 projetos de 23 estados (não participaram o Acre, Amazonas, Goiás e Distrito Federal), sendo que 30 deles não foram habilitados. Na etapa estadual foram 160 o total de vencedores.

Finalistas

Para se chegar aos finalistas, uma comissão formada por funcionários do Sebrae fez uma pré-seleção dos 160 projetos vencedores em nível estadual. Dentre esses projetos, os 51 que obtiveram a melhores notas foram submetidos a uma nova comissão, desta vez em nível nacional, formada por parceiros do Sebrae e por especialistas em pequenos negócios. Todas as avaliações são realizadas com base em uma matriz de pontuação, com critérios específicos de cada categoria. Entre os prefeitos vencedores deste ano, está Roberto Cláudio, de Fortaleza, que leva o prêmio pela segunda vez.

Homenagem à JK

Bastante emocionada, a filha do ex-presidente Juscelino Kubitscheck, Maria Estela Kubitscheck Lopes, recebeu uma placa em homenagem a seu pai, que foi prefeito de Belo Horizonte entre 1940 e 1945. “Se um prefeito fizer o que o JK fez em suas eleições, todos serão prefeitos empreendedores”, afirmou Maria Estela, completando: “e todas as promessas de campanha do JK foram cumpridas”, discursou. “Metas prometidas, metas cumpridas”, acrescentou Maria Estela, ressaltando que o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor tem semelhança com o trabalho de seu pai, que era também um empreendedor.

A solenidade do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em Brasília (DF), contou com a presença do presidente do CDE e da Faeap, Iraçu Colares; diretor superintendente, Waldeir Ribeiro; diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo; gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Célia Almeida; gestora do Projeto Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, Thainá Rodrigues; analista de Políticas Públicas, Francinne Bacelar.

Fonte: Andréa Sekef/Sebrae/NA


Serviço
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap
Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário