Amapá entrega ao Brasil um espetáculo de inovação: Inova Amazônia Summit 2025 encerrou com emoção e anúncio do próximo estado sede

0

 















Com negócios gerados, florestas respeitadas e soluções sustentáveis no centro das atenções, o Amapá mostrou ao país como se faz. Acre será o próximo destino do maior encontro de bioeconomia da região


 

Talismã Comunicação

 


Sob aplausos e emoção, chegou ao fim o Inova Amazônia Summit 2025, na última sexta (23). O sentimento era unânime: o Amapá entregou um evento histórico, que ultrapassou expectativas e consolidou o estado como um verdadeiro polo de inovação sustentável da Amazônia. No encerramento do evento, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Governo do Estado do Amapá (GEA), o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Amapá, Josiel Alcolumbre, destacou o impacto real dos três dias de imersão em empreendedorismo e bioeconomia.

 


“Os números preliminares já mostram que superamos as expectativas. Muitos empreendedores que expuseram seus produtos ou simplesmente visitaram o evento já começaram a fechar negócios antes mesmo do evento começar. Isso nos mostra que é possível, sim, fazer a economia girar com a floresta em pé”, afirmou.

 

Para Josiel, o Inova Summit não foi apenas uma vitrine de soluções, mas uma virada de chave para pequenos negócios que agora vislumbram novos caminhos e mercados. “Temos certeza de que quem passou por aqui sai com novas ideias, conexões, faturamento e propósito. O lucro que nasce aqui volta em forma de reinvestimento local. Esse é o ciclo virtuoso que o Sebrae promove”.

 

À noite, no Auditório Macapá do Sebrae-AP, ao lado de Paulo Renato, gerente de inovação do Sebrae Nacional e de toda a equipe técnica do Sebrae Amapá e Nacional, Josiel anunciou o estado que sediará a próxima edição do evento: o Acre (AC). O anúncio foi feito de forma festiva no palco, com direito à abertura simbólica da bandeira acreana e muitos abraços. “Vocês elevaram a régua. Agora, quem vier depois, precisa fazer ainda melhor”, brincou Décio, que elogiou o trabalho conjunto e a excelência do Sebrae Amapá.

 

Emocionada, Rosa Nakamura, gestora de inovação do Sebrae Acre, recebeu o bastão com entusiasmo. “É um sonho que se realiza. Sabemos da responsabilidade que é suceder ao Amapá, que deu um verdadeiro show, mas estamos prontos. O Acre vai fazer bonito”, garantiu.

 

Placa de honra

 

Em um dos momentos mais emocionantes da noite, Paulo Renato, gerente de inovação do Sebrae Nacional, fez uma homenagem especial ao Sebrae Amapá. No palco, diante de toda a equipe técnica local e nacional, e o auditório lotado, ele entregou uma placa para Josiel Alcolumbre, em reconhecimento ao trabalho grandioso realizado. Eles leram juntos a dedicatória gravada. “Sebrae Amapá, a força da Amazônia pulsa em cada um de vocês. Com coragem, afeto e trabalho coletivo, tornaram o Inova Amazônia Summit 2025 realidade”.

 

A plateia respondeu com entusiasmo e reverência, reconheceu a entrega e o comprometimento de uma equipe que fez o Brasil olhar para a Amazônia com novos olhos. “Hoje, não é Brasília. Hoje, a capital do Brasil é o Amapá”, completou Paulo, sintetizando a grandeza do evento e o protagonismo conquistado.

 

Durante o Inova Amazônia Summit 2025, temas como bioeconomia, inteligência artificial, energia limpa e soluções para os desafios da Amazônia profunda dominaram os painéis. A fala de Josiel reforçou a urgência de alinhar inovação tecnológica com respeito ambiental e inclusão. “O extrativista hoje é dono de chocolateria, a floresta virou solução e o mundo quer isso: respostas locais para problemas globais”.

 

A edição de 2025 entrou para a história como aquela que reposicionou o Amapá no mapa da inovação nacional. Como lembrou Décio Nery, “hoje, a capital do Brasil foi Macapá”. O Inova Amazônia Summit agora ruma para o Acre, mas o legado que deixa no Amapá já pulsa forte: é a força da Amazônia mostrando que desenvolvimento e floresta em pé podem – e devem – caminhar juntos.

 

Parceiros

 

O evento é coordenado pela Unidade de Inovação do Sebrae no Amapá e equipes local e nacional do Sebrae,  e tem o apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Grupo Equatorial, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Grupo Rede Amazônica e Fundação Rede Amazônica, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi e Senai Amapá), Associação Brasileira de Startups (ABStartup), Sebrae Play, Associação Amapaense de Tecnologia (Amapatec), Comunidade Tucuju Valley e Instituto Amazônia +21.



Serviço:

 

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832 

Central de Relacionamento: 0800 570 0800 

Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br    

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br  

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br  

Youtube: /sebraeamapa 

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap 

Instagram: @sebraeap

 

 

 


Postar um comentário

0 Comentários
Postar um comentário (0)
To Top