A visita técnica ao empreendimento Flor da Samaúma tem a proposta de fazer um levantamento e coletar informações, entender o conceito do negócio e auxiliar na elaboração de um projeto para um programa de aceleração com recepção de investimento
Denyse Quintas
Os dirigentes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), entre eles, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), Josiel Alcolumbre; diretora técnica, Suelem Amoras; e colaboradores, realizam visita técnica no empreendimento Flor da Samaúma. Um potencial negócio do ecoturismo e da bioeconomia, localizado na Área de Preservação Ambiental (APA) do Quilombo do Curiaú, na Zona Norte de Macapá, entre os destaques estão o percurso por rios e trilhas no meio da Amazônia.
Segundo o presidente do CDE/Sebrae/AP, Josiel Alcolumbre, o senador João Capiberibe, proprietário do empreendimento solicitou o apoio do Sebrae para prestar uma consultoria bastante ampla. “Esperamos dar o resultado que todo o time do empreendimento Flor da Samaúma aguarda na região. Nós queremos ser importante para o desenvolvimento do Amapá e para a geração de emprego e renda, é para isso que trabalhamos e apresentamos a equipe técnica do Sebrae em mais este projeto”, disse o presidente Josiel Alcolumbre.
Para o empreendedor João Capiberibe, a ideia é que esse projeto seja demonstrativo de tecnologias que possam ser produzidas em outras comunidades.
Ecoturismo
A experiência em degustar o típico e original açaí da Região Norte e o encontro com a árvore samaúma, considerada a rainha da floresta, estão entre as atrações do roteiro que dura cerca de 3h. O percurso inicia no Porto do Mocambo e os turistas navegam num catamarã em direção à nascente do Rio Curiaú, que conta com uma paisagem por águas tranquilas e floresta densa.
Bioeconomia
O roteiro continua na sede do Flor da Samaúma, onde os visitantes conhecem duas (2) importantes atividades para bioeconomia amapaense: o beneficiamento do açaí e a meliponicultura com a criação de abelhas sem ferrão. A última parte do percurso, o turista faz uma trilha de 500 metros por dentro da floresta de várzea e observa a seringueira, pau mulato, pracaxi e samaúma, árvores referência da ampla biodiversidade regional.
Sebrae
De acordo com o gerente da Unidade de Soluções Inovadoras e Competitivas do Sebrae no Amapá (Unic), Bruno Castro, a instituição vai trabalhar na construção de um projeto de turismo para as rotas e roteiros turísticos a serem transformados num produto turístico e também paralelo, por meio do Projeto de Sócio Biodiversidade apresentar propostas de melhorias aos produtos do empreendimento.
“O Sebrae vai apoiar e auxiliar para construir um atendimento estruturado de vários setores dentro de um mesmo projeto. A comitiva do Sebrae visitou a Vinícola Flor da Samaúma que produz o vinho de açaí; e apresentação do conceito do produto que está sendo desenvolvido pelo empreendedor João Capiberibe. Esse produto, também vai entrar no projeto que está sendo construído para submissão ao programa de aceleração com recepção de investimento”, finaliza o gerente da Unic/Sebrae/AP, Bruno Castro.
A visita técnica ao empreendimento Flor da Samaúma, ocorreu nesta quinta (16), das 9h às 14h; além do presidente do CDE/Sebrae/AP, Josiel Alcolumbre; diretora técnica, Suelem Amoras; gerente da Unic/Sebrae, Bruno Castro, acompanharam a comitiva, a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo – Agronegócio e Indústria (UAC-Agrin), Larissa Queiroz; gestora do Projeto de Turismo no Sebrae, Francinne Bacelar; gestora de mercado no Sebrae, Vanusa Colares; assessoras técnicas, Clara Vieira e Regina Duarte; e o consultor de Sebrae, Richard Maia.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap