Para diminuir os impactos que degrada o meio ambiente,
quatro jovens do ensino médio desenvolveram tecnologia para produzir telha
sustentável. A equipe que representa o Amapá defende projeto na semifinal e
final do Desafio Liga Jovem
Denyse
Quintas
De São Paulo/SP
O Serviço
de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) incentiva estudantes do
3º ano do ensino médio a participarem da 1ª edição do Desafio Liga Jovem.
Considerado o maior programa nacional de empreendedorismo e tecnologia para
estudantes, as alunas do Instituto Federal do Amapá (Ifap) representam o estado
e defendem o Projeto Telha Sustentável, na Faculdade do Sebrae, em São Paulo,
nesta quarta (22), às 11h. Se passarem na semifinal, disputam a final nacional,
no Bossa Summit, que acontece nos dias 23 e 24.
A
gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae no Amapá (UEE), Lindeti
Ferreira, destaca a expectativa para a final nacional. “As Mulheres de Fibra
ficaram entre as 100 classificadas para a semifinal, de 5 mil equipes inscritas
na competição do Desafio Liga Jovem. Esse ano abriremos inscrições para mais
uma edição do Desafio e acreditamos na força jovem para contribuir com o
empreendedorismo no Amapá ”, disse a gerente Lindeti Góes.
Segundo
a gestora do Programa de Educação Empreendedora, Marília Correia, ver o Amapá
na semifinal do Desafio Liga Jovem, é mostrar a capacidade igualitária dos
estudantes aos grandes centros educacionais do país. “Nossos alunos são
destaques nacional, com projeto apresentando práticas inovadoras sustentáveis
que visam diminuir impactos ambientais, e que podem ser uma alternativa viável
para a construção civil”, disse Marília Correia.
Projeto
O
Projeto Telha Sustentável surgiu em dezembro de 2021. A ideia é dirimir o
problema local do descarte irregular do coco, muito evidente, principalmente na
praça Zagury/ponto turístico em Macapá. O teste iniciou quando adicionaram a
fibra do coco, junto ao material cerâmico e perceberam a viabilidade do
projeto, e agora que tem a tecnologia, buscam empresas para fazerem a
transferência da tecnologia e assim, produzir uma telha sustentável e que
contribui para o meio ambiente.
Equipe
A
equipe intitulada ‘Mulheres de Fibra’, é formada por alunas do terceiro ano em
edificações na modalidade integrada do IFAP/Campus Macapá, entre elas, Stephany
Matos (18), Luana Cordeiro (17), Ana Pastana (17), Rafaela Melo (18), e recebe
orientação da professora Leila Nunes (37), que é mestre em Engenharia com área
de concentração em ciência e tecnologia de materiais.
Com o
mesmo projeto, as Mulheres de Fibra já foram premiadas em 2022, em Brasília, no
Power4Girls, promovido pelo Instituto Glória em parceria com a Embaixada dos
EUA; premiadas no FR Meninas, que é uma organização de impacto social, que
ajuda meninas de 06 a 21 anos, a organização trabalha através de cursos e
programas, para que meninas de todo o Brasil possam ser protagonistas do seu
próprio futuro. Com mais de 50 mil meninas impactadas; e finalista dos Jovens
Visionários da Prudential, Programa de reconhecimento internacional que premia
jovens empreendedores, representado pela Stephany Matos, na cidade do Rio de
Janeiro.
Orientadora
Para a
professora Leila Nunes, é gratificante enquanto educadora, ver que o aluno tem
opções após a formação; e que há alguns anos os alunos que se formavam, era
algo muito bom, chegavam ao mercado de trabalho e atuavam especificamente na
sua área, e existia o conceito de que precisavam ter uma carteira de trabalho
assinada.
“Quando
eu consigo fazer o aluno enxergar que ele pode ser o propositor de uma ideia,
ele pode ser o dono da sua própria empresa, a gente quebra esse paradigma de
que eu tenho de estudar, me formar e trabalhar para alguém; eu começo a mostrar
para o aluno uma outra realidade, uma realidade onde ele é o dono do próprio
negócio, onde ele tem que empreender, então quando a gente descontrói esse
sistema trabalhista que acaba sendo apresentado para eles, muitas das vezes
somente de uma forma, para mim é muito gratificante, muito prazeroso, porque eu
quero realmente que os alunos se mostrem cada vez mais, porque as ideias não
são só pela idade, mas nessa fase deles, essas ideias estão fervilhando, então
por que não estimular esse aluno a fazer com que essa ideia vire realmente um
modelo de negócio e não só isso, porque temos um modelo de negócio, no caso
delas, sustentável, um modelo de negócio que a gente diminui o aquecimento
global, a gente contribui para os objetivos de desenvolvimento sustentável e a
gente tem um projeto inovador, tecnológico, e se for prestar atenção já tínhamos
um produto que é a telha cerâmica, porque ela já existe, pegamos esse mesmo
produto e aperfeiçoamos ele mostrando que muitas vezes não precisamos descobrir
a pólvora, e sim aperfeiçoá-la”, explica a professora Leila Nunes.
Premiação
Os
seis grupos mais bem pontuados serão premiados com uma experiência
internacional na Espanha, em Madrid, que será concedida pelo Sebrae.
Orientadores e respectivos alunos serão contemplados com esse tour de até dez
dias por centros de inovação, com as seguintes despesas cobertas: passagens,
hospedagens, traslados, alimentação, passeios e monitoria.
Dados
Os
classificados para o Desafio Liga Jovem são 515 semifinalistas; 427 estudantes
e 88 educadores; 75% dos projetos selecionados são de cidades do interior do
Brasil e 74%, de escolas públicas; participam 18 estados brasileiros, mais o
Distrito Federal. Os jovens inscritos são alunos do 9º ano do Fundamental ao 3º
do Ensino Médio. Os 616 projetos foram selecionados por 12 especialistas em
educação, tecnologia, inovação e empreendedorismo.
Serviço:
Sebrae
no Amapá
Unidade
de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central
de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência
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