Evento
gratuito tem como público-alvo representantes de Centrais de Compras e
Licitação, Comissões Permanentes de Licitação, Procuradorias, Controladorias,
Salas do Empreendedor, Prefeituras, pregoeiros e secretários
Louise
Dias
Serviço
de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) e Tribunal de Contas do
Estado do Amapá (TCE/AP), promovem Encontro Estadual de Compras Públicas, com o
Tema Contratações que geram Desenvolvimento Local. O objetivo é aproximar
setores públicos e privados para ampliar a participação das micro e pequenas
empresas, microempreendedores individuais e agricultores familiares, do
universo das compras públicas. A programação acontece na Sede do Sebrae em
Macapá, no Salão de Eventos Macapá, nos dias 30 e 31, terça e quarta, das 8h às
18h, respectivamente.
De
acordo com a gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento
Territorial do Sebrae no Amapá (UPPDT), Célia Almeida, o Sebrae atua em
diversas frentes para a melhoria do ambiente de negócios das micro e pequenas
empresas, dentre elas, está a articulação e mobilização de parceiros de governo
e da iniciativa privada para a implantação de políticas de simplificação,
desburocratização, acesso ao mercado de compras públicas e fomento ao
empreendedorismo.
“As ações são executadas por meio de projetos, celebração de parcerias técnicas
e institucionais, participação em comitês temáticos de interesse das micro e
pequenas empresas, realização de eventos para divulgação de conhecimento e
troca de experiência entre atores estratégicos, entre outras iniciativas. Nesse
contexto, o Sebrae também, promove a aproximação entre pequenos negócios e
grandes compradores governamentais, expandindo as oportunidades do mercado business
to goverment (B2G)”, destaca a gerente da UPPDT/Sebrae/AP, Célia Almeida.
Encontro
O Encontro de Compras Públicas corresponde a uma estratégia adotada pela
Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Amapá
(UPPDT), com o propósito de aumentar a participação dos pequenos negócios no
volume de compras das prefeituras e empresas estatais, de modo a proporcionar a
aproximação entre pequenos negócios e grandes demandantes de produtos e
serviços locais.
Os
participantes têm a oportunidade de se capacitar e aprimorar os conhecimentos
sobre os avanços nas compras públicas, além de ampliar as discussões no que se
refere ao planejamento das contratações e a realização de pregão, seja na forma
eletrônica ou presencial.
A
gestora do Programa Cidade Empreendedora da UPPDT/Sebrae/AP, Francinne Bacelar,
pontua sobre o encontro. “A responsabilidade dos atos diários na administração
pública e empresas estatais, refletem no dia a dia da sociedade, por esse
motivo o Encontro Estadual de Compras Públicas é preparado para contribuir com
a evolução das competências de todos os envolvidos nas contratações”, conclui a
gestora de projetos do Sebrae no Amapá, Francinne Bacelar.
Inscrições
As
inscrições são gratuitas e podem ser acessadas pela Plataforma
Sympla.
Programação
Data: 30.8.2022 – Terça-Feira
Local: Sede do Sebrae em Macapá
Endereço: Avenida Ernestino Borges, nº 740 –
Laguinho
Hora: 8h
Credenciamento
Hora: 8h30
Abertura Oficial
Hora: 8h45 –
Painel ‘Avanços na Nova Lei De Licitações e as Contratações das Micro e
Pequenas Empresas’
Conduzido pelo consultor do Sebrae Nacional e especialista em compras públicas,
Luíz Mauricio Zanin
Hora: 9h45 –
Painel ‘Regulamentação Orgânica nos Órgãos e Entidades para Aplicação da Nova
Lei de Licitações’
Conduzido pelo coordenador do Comitê de Acompanhamento de Implementação da Nova
Lei de Licitações no Senado Federal, professor Victor Amorim
Hora: 10h45
– Painel ‘Agronegócio e as Cidades Empreendedoras’
Conduzido pela analista da Analista da UPPDT/Sebrae/AP, Francinne Bacelar e
pelo consultor do Sebrae no Amapá, Télison Rosa
Hora: 12h30
– Intervalo
Hora: 14h –
Painel ‘O Microempreendedor Individual nas Compras Governamentais’
Conduzido pelo prefeito de Olegari/Minas Gerais, Rhenys Cambraia e pela
consultora do Sebrae no Distrito Federal, Andréa Rinaldo
Hora: 15h –
Painel ‘Plano Anual de Compras’
Conduzido pelo Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE).
Data: 31.8.2022 – Quarta-Feira
Local: Sede do Sebrae em Macapá – Salão de Eventos
Macapá
Endereço: Avenida Ernestino Borges, nº 740 –
Laguinho
Hora: 8h às
12h – Oficinas Temáticas
Nova Lei de
Licitações – Regulamentação Interna
Ministrada por Victor Amorim
Elaboração do Plano de Compras
Ministrada por Alice Abnader
Elaboração de Termo de Referência
Ministrada por Naiara Viana
Pregão Eletrônico
Ministrada por Juliano Andrade
Chamada
pública da agricultura familiar
Ministrada por Kirlian Reis
Hora: 14h às
18h – Arena de Oportunidades
Sessão de Negócios.
Serviço:
Sebrae
no Amapá
Unidade
de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central
de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência
de Notícias: www.ap.agenciasebrae.com.br
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