Projeto
provoca trabalho conjunto para contribuir com futuro da instituição, de forma
que promova escuta ativa de diferentes públicos
Louise Dias
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
no Amapá (Sebrae) participa de projeto do Sistema Sebrae para Política de
Carreira, que abrange todos os atores envolvidos, como gerentes de gestão de
pessoas, empregados, lideranças e empresa parceira especialista no tema. Para o
projeto, o Sebrae no Amapá, recebe instrução da empresa de Desenvolvimento
Humano e Organizacional (Thutor). A ação conta com três (3) etapas e acontece
de forma remota, no período de 20 de junho a 1º de julho, com turmas nos turnos
da manhã e tarde.
Segundo a gerente da Unidade de Gestão de
Pessoas do Sebrae no Amapá (UGP), Karina Alvarenga, a proposição de um novo
modelo mais flexível e célere impacta em todo o Sistema Sebrae. Por isso, a
construção da política deve ser cuidadosa, responsável, colaborativa e
implementada no tempo certo.
“Um fator determinante para o sucesso do
projeto é a escuta ativa dos diferentes públicos. Uma Política de Carreira deve
conciliar percepções dos empregados, estratégia organizacional e a melhor
prática de mercado aderente ao nosso negócio. Precisamos continuar competitivos
no mercado, atraindo e retendo os melhores profissionais. Com um time
capacitado e de alto desempenho, construímos, dia a dia, o Sebrae que o Brasil
precisa ”, complementa a gerente da UGP/Sebrae/AP, Karina Alvarenga.
Projeto
O projeto é um debate importante que provoca a
reflexão de quais tipos de mudanças os profissionais e o Sebrae desejam para a
Política de Carreira. Trata-se de um trabalho de envergadura sistêmica que
contribui de forma positiva o futuro do Sebrae.
Etapas
Para esta escuta ativa, o projeto conta, nesta
etapa, com três (3) iniciativas, que acontecem de forma simultânea, entres
elas, estão a pesquisa on-line, na qual todos os empregados ativos do
Sistema Sebrae recebem um link da Thutor, pelo e-mail projetos@thutor.com.
A segunda etapa de grupos focais, que consiste
em 600 empregados ativos de todo Sistema Sebrae, escolhidos aleatoriamente, no
qual a Thutor envia convite para profissionais participarem dos grupos focais,
conduzidos por consultoria de forma remota, via App Teams. São 30 grupos, cada
um formado por 20 profissionais do mesmo espaço ocupacional, composto por
diferentes Sebrae estaduais e Nacional. Cada encontro tem duração de 1h e
acontece nos horários de Brasília das 9h às 10h; das 11h às 12h; das 14h às
15h; e das 16h às 17h.
A terceira etapa é de entrevistas, no qual 30
lideranças e profissionais chaves são entrevistados individualmente, de forma
remota, via App Teams. Cada entrevista tem duração de 1 hora. A Thutor é
responsável por enviar o convite aos profissionais.
Coordenação
No Sebrae no Amapá, o Projeto Política de
Carreira é coordenado pela gerente da Unidade de Gestão de Pessoas (UGP),
Karina Alvarenga e pela analista do Sebrae no Amapá, Bruna
Nunes Brito.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)
3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook; @sebraeap
Instagram: @sebraeap