Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

terça-feira, 14 de junho de 2022

Sebrae, Senar, Embrapa e SDR instalam 1ª Unidade Reniva no Amapá

  

Projeto utiliza estratégia organizacional de produção em escala comercial de materiais de plantio de mandioca. Evento aberto aos produtores rurais, técnicos do setor primário, MEI, Microempresas e alunos dos cursos de ensino superior em agronomia

 

Aluízio Neto

 

Serviço de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) e parceiros, realizam a instalação da 1ª Unidade Reniva no estado do Amapá. O Reniva, é uma ação do Projeto Mandiocultura – Indústria e Comércio do Sebrae, com o objetivo de oferecer meios para possibilitar que os agricultores aprendam técnicas de multiplicação de manivas-semente, tornando a produção local mais resistente. A ação acontece na Oficina de Trabalho sobre Inovações, que ocorre na Sede do Sebrae em Macapá - no Auditório Santana, nos dias 17 e 18 de junho, das 8h às 12h.

 

Segundo o gestor do Projeto Mandiocultura – Indústria e Comércio do Sebrae no Amapá, Reginaldo Alves, essa ação tem uma perspectiva grande de desenvolvimento na agricultura local e o Sebrae tem uma importante participação.

 

“Ao Sebrae cabe fomentar o empreendedorismo no cultivo e beneficiamento da mandioca, junto aos produtores rurais na implantação das lavouras e produção de raízes e no beneficiamento dos seus subprodutos, bem como, na logística de apoio à instalação da Unidade Reniva”, disse o gestor do Projeto Mandiocultura – Indústria e Comércio do Sebrae no Amapá, Reginaldo Alves.

 

Ação

 

O objetivo da ação é difundir, por meio de uma rede devidamente articulada para multiplicação, transferência de manivas-sementes de mandioca, com garantia, qualidade genética e fitossanitária, com viabilidade tanto para os pequenos agricultores familiares, quanto para os grandes agricultores das regiões produtoras de mandioca no Amapá.

 

Criação

 

O surgimento e desenvolvimento da Rede Reniva, se obtém em função dos baixos índices de produtividade das variedades utilizadas pelos mandiocultores no Amapá, pela falta de materiais, nas quantidades necessárias e nas épocas de maior procura para os plantios.

  

O evento é parte integrante do rol de ações do Projeto Mandiocultura- Indústria e Comércio do Sebrae no Amapá, idealizado para ser operacionalizado tecnicamente pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que detém o conhecimento e responsabilidade institucional, para a instalação. O instituto Biofábrica de Cacau (IBC), faz parte dessa criação, que visa a produção em larga escala de mudas de mandioca livres de doenças, resistentes à seca e com boa qualidade genética.

 

No Amapá, já ocorre a inserção da 1ª Unidade do Reniva, em um viveiro de 10.000m² com 12 variedades indicadas pela Embrapa.

 

Realização

 

 

A 1ª Unidade Reniva no estado do Amapá, é desenvolvida pela parceria entre Sebrae no Amapá; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e Secretária de Desenvolvimento Rural (SDR).

 

Programação

 

Dia: 17.6.2022 – Sexta-Feira

Local: Auditório Santana – Sede do Sebrae em Macapá

 

Hora: 8h30 às 9h

Abertura Oficial – Importância de inovações na sustentabilidade da cadeia produtiva da mandioca no estado do Amapá

Presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE) – Iraçu Colares

Chefe-Geral da Embrapa Amapá – Antonio Cláudio Carvalho

 

 

Hora: 9h30 às 10h

Painel 1: Empreendedorismo social como promotor da inovação

Palestrante: Consultor do Sebrae – Manoel Ricardo Vilhena

 

Hora: 10h às 10h30

Painel 2: Case de sucesso com empreendedorismo na produção de mudas de qualidade de mandioca

Palestrante: Engenheiro agrônomo – Manoel Dutra

 

Hora: 10h30 às 11h

Debate pela plenária/encerramento e informações sobre o Dia no Campo

Moderador

 

 

Dia: 18.6.2022 – Sábado

Local: km 45 da BR 156

Atividade de Campo - Campo experimental da Empraba Amapá

 

Hora: 8h às 8h20

Recepção e registro de participantes

 

Hora: 9h às 9h30

Breve apresentação da vitrine tecnológica

Apresentação: Analistas/pesquisadores da Embrapa Amapá / coordenador de projetos do Sebrae no Amapá / coordenador de projetos pela SDR

 

Hora: 9h30 às 12h

Implantação da Vitrine: Novas variedades e inovações no cultivo da mandioca

Palestrante: Engenheiro agrônomo – Manoel Dutra.

 

12h às 13h

Almoço aos participantes/Retorno.

 

 

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Youtube: @sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Facebook; @sebraeap

Instagram: @sebraeap


Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário