Projeto utiliza estratégia organizacional de produção em escala comercial de materiais de plantio de mandioca. Evento aberto aos produtores rurais, técnicos do setor primário, MEI, Microempresas e alunos dos cursos de ensino superior em agronomia
Aluízio Neto
Serviço de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) e parceiros, realizam a instalação da 1ª Unidade Reniva no estado do Amapá. O Reniva, é uma ação do Projeto Mandiocultura – Indústria e Comércio do Sebrae, com o objetivo de oferecer meios para possibilitar que os agricultores aprendam técnicas de multiplicação de manivas-semente, tornando a produção local mais resistente. A ação acontece na Oficina de Trabalho sobre Inovações, que ocorre na Sede do Sebrae em Macapá - no Auditório Santana, nos dias 17 e 18 de junho, das 8h às 12h.
Segundo o gestor do Projeto Mandiocultura – Indústria e Comércio do Sebrae no Amapá, Reginaldo Alves, essa ação tem uma perspectiva grande de desenvolvimento na agricultura local e o Sebrae tem uma importante participação.
“Ao Sebrae cabe fomentar o empreendedorismo no cultivo e beneficiamento da mandioca, junto aos produtores rurais na implantação das lavouras e produção de raízes e no beneficiamento dos seus subprodutos, bem como, na logística de apoio à instalação da Unidade Reniva”, disse o gestor do Projeto Mandiocultura – Indústria e Comércio do Sebrae no Amapá, Reginaldo Alves.
Ação
O objetivo da ação é difundir, por meio de uma rede devidamente articulada para multiplicação, transferência de manivas-sementes de mandioca, com garantia, qualidade genética e fitossanitária, com viabilidade tanto para os pequenos agricultores familiares, quanto para os grandes agricultores das regiões produtoras de mandioca no Amapá.
Criação
O surgimento e desenvolvimento da Rede Reniva, se obtém em função dos baixos índices de produtividade das variedades utilizadas pelos mandiocultores no Amapá, pela falta de materiais, nas quantidades necessárias e nas épocas de maior procura para os plantios.
O evento é parte integrante do rol de ações do Projeto Mandiocultura- Indústria e Comércio do Sebrae no Amapá, idealizado para ser operacionalizado tecnicamente pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que detém o conhecimento e responsabilidade institucional, para a instalação. O instituto Biofábrica de Cacau (IBC), faz parte dessa criação, que visa a produção em larga escala de mudas de mandioca livres de doenças, resistentes à seca e com boa qualidade genética.
No Amapá, já ocorre a inserção da 1ª Unidade do Reniva, em um viveiro de 10.000m² com 12 variedades indicadas pela Embrapa.
Realização
A 1ª Unidade Reniva no estado do Amapá, é desenvolvida pela parceria entre Sebrae no Amapá; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e Secretária de Desenvolvimento Rural (SDR).
Programação
Dia: 17.6.2022 – Sexta-Feira
Local: Auditório Santana – Sede do Sebrae em Macapá
Hora: 8h30 às 9h
Abertura Oficial – Importância de inovações na sustentabilidade da cadeia produtiva da mandioca no estado do Amapá
Presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE) – Iraçu Colares
Chefe-Geral da Embrapa Amapá – Antonio Cláudio Carvalho
Hora: 9h30 às 10h
Painel 1: Empreendedorismo social como promotor da inovação
Palestrante: Consultor do Sebrae – Manoel Ricardo Vilhena
Hora: 10h às 10h30
Painel 2: Case de sucesso com empreendedorismo na produção de mudas de qualidade de mandioca
Palestrante: Engenheiro agrônomo – Manoel Dutra
Hora: 10h30 às 11h
Debate pela plenária/encerramento e informações sobre o Dia no Campo
Moderador
Dia: 18.6.2022 – Sábado
Local: km 45 da BR 156
Atividade de Campo - Campo experimental da Empraba Amapá
Hora: 8h às 8h20
Recepção e registro de participantes
Hora: 9h às 9h30
Breve apresentação da vitrine tecnológica
Apresentação: Analistas/pesquisadores da Embrapa Amapá / coordenador de projetos do Sebrae no Amapá / coordenador de projetos pela SDR
Hora: 9h30 às 12h
Implantação da Vitrine: Novas variedades e inovações no cultivo da mandioca
Palestrante: Engenheiro agrônomo – Manoel Dutra.
12h às 13h
Almoço aos participantes/Retorno.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Youtube: @sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook; @sebraeap
Instagram: @sebraeap