Caravana Brasil Pra Elas Amapá recebe circulação de 8.319 pessoas no Conjunto Macapaba

0

 




















Projeto de iniciativa do Governo Federal atende 4.389 mulheres, 1.783 crianças, reúne 25 instituições parceiras e recebe visitantes de quatro (4) bairros na Zona Norte de Macapá

 

Denyse Quintas

 

Lançamento da Caravana Brasil Pra Elas no Amapá, projeto de iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Economia, Sebrae e parceiros, recebe 8.319 visitas no Macapaba, maior conjunto habitacional de moradia popular do estado. A população total estimada corresponde a 31 mil habitantes. O objetivo é oferecer ações para possibilitar que mulheres com baixo poder econômico deem o primeiro passo em direção à independência financeira.

 

Segundo o presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Iraçu Colares, a instituição participa do processo de organização e execução da Caravana Brasil Pra Elas, porque fomos acionados em nível nacional pelo Ministério da Economia, Ministério da Cidadania e juntamente com todo o Sistema S.

 

“Coordenado pela CNC e CNI que é representado no estado pelo Sesi, Senai, Sesc, Senac, Senar e no nosso caso, o Sebrae, portanto são muitas mãos, muitos parceiros, no sentido de propiciar atendimento as pessoas, e prioritariamente às mulheres, solidificando atividades empreendedoras ou que comecem a empreender, partindo de sonhos e a realização dessas atividades que ajudem no sustento da família, trazendo receita para dentro de casa e manutenção da família. Ficamos inteiramente orgulhosos de ter feito parte desse momento, um evento que inicialmente programado para 2 mil pessoas, mas que foi superior a 8 mil pessoas no Conjunto Macapaba”, disse o presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do CDE do Sebrae no Amapá, Iraçu Colares.

 

Dados

 

A abertura oficial, na Escola Estadual Antônio Munhoz, localizada à Rua Carlos Mariguela, nº 2101, às 8h, no Conjunto Macapaba, atende 4.389 mulheres; 1.783 crianças; 746 capacitações; 2.850 atendimentos dos parceiros; 54 formalizações empresariais; 173 pré-inscritos nos cursos gratuitos de qualificação; 47 atendimento pelo Banco do Brasil; 53  atendimento pelo Banco da Amazônia; 134 atendimentos pela Caixa Econômica Federal; 115 Microcréditos abertos; 18 aberturas de Contas Bancárias; quatro (4) caravanas; três (3) feiras de Empreendedorismo Feminino, entre elas, Feira do Campo, Feira de Artesanato e Feira Gastronômica; e colaboradores de 25 instituições parceiras.

 

Ministro

 

O Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, informa que o projeto é desenhado por mulheres e para mulheres, e que acompanhado da equipe ministerial que desenvolveram essa iniciativa junto a deputada federal, Aline Gurgel, que apoia a Caravana no estado do Amapá.

 

“A ideia na realização da Caravana, é que todas as beneficiárias dos programas de assistência social, possam receber ferramentas para que consigam sua autonomia. As mulheres são a maioria, quando se fala em responsabilidade familiar, então precisamos dar todo auxílio e suporte no desenvolvimento das mesmas. O Governo Federal chega trazendo o Brasil Pra Elas, o nosso incentivo, as nossas soluções, os meios necessários, por meio desses projetos e que possam ajudar na transformação dessas mulheres”, declara o Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento.

 

Sebrae

 

A diretora-superintendente do Sebrae no Amapá, em exercício, Marciane Santo, destaca a alegria em receber a Caravana Brasil Pra Elas, num dia inteiro de serviços, atendimentos, orientações, capacitações, saúde e bem estar para mulher; o projeto tem a estratégia de fortalecer o empreendedorismo feminino, e permitir que a mulher possa alcançar a independência financeira e dar o grito de liberdade.

 

“Esse é o primeiro passo na jornada empreendedora, o Sebrae e parceiros, disponibilizam várias capacitações e orientações. As instituições financeiras orientam e ofertam um crédito, e agora a gente espera que essas mulheres que passaram por aqui possam tomar a decisão de empreender, e que continuem nessa trajetória”, afirma a diretora-superintendente do Sebrae no Amapá, Marciane Santo.

 

Para ela, valorizar a mulher é fortalecer a família, afinal 48% dos lares brasileiros já são chefiados, por pelo menos uma mulher, ou seja, é dela a responsabilidade de gerar a renda da própria família. Então o Brasil Pra Elas, chegou para trazer esperança de dias melhores com o empreendedorismo para as mulheres amapaenses.

 

Nacional

 

Para a subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia, Caroline Busato, a Caravana Brasil Pra Elas, é um programa do Governo Federal, que é uma política pública de ponta a ponta, que transforma a vida das mulheres, oferecendo de forma gratuita cursos, serviços bancários e acesso ao serviço de assistência social, com o objetivo de que essas mulheres possam encontrar caminhos direcionados à independência financeira.

 

SebraeNA

 

A coordenadora nacional de empreendedorismo feminino do Sebrae Nacional, Renata Malheiros, relata que a ideia é exatamente essa, reunir todos os serviços do Sebrae, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, e também os parceiros como o Sesc, Senai, os bancos, e órgãos do governo.

 

“É um grande evento para a mulher empreendedora, que quer aprender um oficio, pois temos cursos de diversos temas e estilos; para a mulher que já tem um negócio e quer aprender mais, sobre como gerenciar esse negócio, como fazer seu planejamento, como cuidar do dinheiro, e claro, não esquecemos da família. Temos espaço para as crianças, atividades recreativas com os nossos parceiros, uma programação planejada especialmente. É realmente um grande momento para as mulheres se capacitarem, aprenderem, e a troca de experiências entre elas, pois acreditamos muito nessa união e força”, pontua a coordenadora nacional de empreendedorismo feminino do Sebrae Nacional, Renata Malheiros.

 

Participantes

 

“A oportunidade que o Sebrae nos deu foi muito boa, para que pudéssemos expor nossos produtos aqui no Macapaba. Realmente é muito bom, precisamos de renda e essa é uma grande chance de mostrar nosso trabalho e valorizar”, enfatiza a empreendedora, Cléia Solares.

 

“Participei da Oficina de Pijama, apesar de nunca ter trabalhado com isso, gostei muito, e fiz novamente minha inscrição para participar, é uma fonte de renda e a gente aprendeu muita coisa. Espero que voltem no Macapaba pra gente continuar, aqui tem muita mulher desempregada, que precisa ganhar seu dinheirinho e muitas mulheres estão fazendo esses cursos gratuitos pela necessidade. Que venham outros cursos, melhores e diferentes, pois nós precisamos muito e ficamos felizes com esse evento”, finaliza a empreendedora Dulcirene de Almeida.

 

Autoridades

 

Participaram da composição no dispositivo de honra, no Lançamento da Caravana Brasil Pra Elas, no Conjunto Habitacional Macapaba, o presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Iraçu Colares; ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento; subsecretária do ministério da economia e líder do Brasil Pra Elas, Caroline Busatto; diretora-superintendente do Sebrae no Amapá, em exercício, Marciane Santo; diretor de administração e finanças do Sebrae no Amapá, Marcell Houat Harb; deputada federal, Aline Gurgel; deputado federal, Jorielson Brito Nascimento; coordenadora nacional de empreendedorismo feminino do Sebrae Nacional, Renata Malheiros; Ministério da mulher, família e direitos humanos, Luciano Moura; secretário especial adjunto do esporte, André Alves; presidente da Fecomércio e representante da Confederação Nacional do Comércio, Eliezir Viterbino; diretora de operações e representante Sesi, Senai, e confederação da indústria, Aline Vieira; superintendente da rede Caixa Econômica Federal, Shirley Guimarães; superintendente em exercício do Banco do Brasil, Fabrício Torres Gonçalves; coordenador de micro finanças do Banco da Amazônia, Ruan Oliveira; defensor geral na Defensoria Pública do Estado do Amapá e representando o governador do Amapá, José Rodrigues.

 

 

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Agência de Notícias: www.ap.agenciasebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram; @sebraeap

Youtube: /sebraeamapa


Postar um comentário

0 Comentários
Postar um comentário (0)
To Top