Líderes dos
municípios da Região dos Lagos avançam para mais uma etapa do Projeto LIDER, para
definir as ações de estratégia, integração, institucionalização e qualificação
Oziane Bastos
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas no Amapá (Sebrae), realiza o 7º Encontro do Projeto Liderança para o
Desenvolvimento Regional (LIDER), o evento ocorre na sede do Sebrae no Amapá,
na Sala do Conhecimento, nos dias 5 e 6, quinta
e sexta, das 8h às 18h, respectivamente. O objetivo é concluir a formulação da Agenda
Estratégica do Desenvolvimento Econômico Regional, garantir aos participantes a compreensão dos conceitos e métodos
estratégicos para uma implementação segura de ação de desenvolvimento econômico,
governança e sustentabilidade.
Segundo a gerente de Políticas Públicas
e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Amapá (UPPDT), Célia Almeida, o
projeto reúne empresários, gestores e servidores públicos e representantes do
terceiro setor. “Cada encontro,
contribui para a construção da Agenda Regional, visando promover o
desenvolvimento de toda a região dos lagos”, disse a gerente da
UPPDT/Sebrae/AP, Célia Almeida.
Palestrante
O 7º encontro do Projeto LIDER Região
dos Lagos, conta a participação da palestrante Karina Zapata, com o tema
“Turismo Criativo, Atuação em Rede e Desenvolvimento Territorial”, que tem como
objetivo sensibilizar e inspirar as lideranças regionais a construir uma agenda
integrada e inovadora que garanta o desenvolvimento turístico territorial.
Karina Zapata, é formada em Direito
pela Universidade Federal de Pernambuco, com mestrado em Política e Gestão da
Cultura pela Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha. É empreendedora
social, palestrante nacional e consultora de processos e estratégias de
desenvolvimento da economia criativa na perspectiva territorial.
LIDER
O sétimo encontro do Projeto Líder
Região dos Lagos, traça como objetivo o desenvolvimento das lideranças, por
meio de quatro ações estratégicas; a primeira é concluir a Agenda Estratégica
de Desenvolvimento; a segunda, é garantir a integração, o despertar no grupo,
sentimento de vitória compartilhada, de coesão e de identidade; a terceira
estratégia de institucionalização, na qual, os participantes irão decidir sobre
o modelo de institucionalização, governança e identidade jurídica, pelo qual o
movimento pretende ser reconhecido regionalmente, além de estabelecer o sistema
de autogestão e execução da Agenda Estratégica Regional; e por fim, a ação de
estratégia de qualificação, que qualifica os participantes, a compreender os
conceitos e métodos de conclusão de uma Agenda Estratégica e sua condição de
sustentabilidade, continuidade e sucesso; por meio destas ações desenvolver a
maestria em habilidades de negociação, articulação e de construção
compartilhada de objetivos e de e de ações estratégicas e sustentáveis.
Estrutura
O Projeto LIDER, coordenado pela
gerente da UPPDT/Sebrae/AP, Célia Almeida e pelo gestor do projeto do Sebrae no
Amapá, Rômulo Brasão, será implementado em três (3) fases, entre elas, a Fase
de Fundação com a identificação do território e do grupo de líderes; Fase de
Construção, onde o grupo se estrutura, coopera e constrói a agenda do
desenvolvimento; e na Fase de Aplicação, o grupo se institucionaliza e
implementa a estratégia definida. Serão realizados oito (8) encontros na Região
dos Lagos e quatro (4) fóruns de acompanhamento.
Nacional
Os consultores credenciados do Sebrae
Nacional, Rômulo Rende e Vera Cutz, conduzem os oito (8) encontros do Projeto
LIDER no Amapá.
Serviço:
Sebrae no Amapá:
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Youtube: @sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Instagram: @sebraeap