Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

quinta-feira, 19 de maio de 2022

Programa do Sebrae Inova Amazônia apresenta 30 projetos que desenvolvem negócios em bioeconomia

 

















Os projetos selecionados recebem aporte de estímulo à inovação, intitulado Bolsa Sócio Empreendedor, no valor total de R$ 39 mil por bolsista, durante 6 meses, que pode chegar até R$ 78 mil com as bolsas para até dois (2) sócios por empresa

 

Denyse Quintas

 

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), apresenta 30 projetos amapaenses selecionados para o Programa Inova Amazônia, que desenvolveram ideias inovadoras em bioeconomia, sustentabilidade e sociobiodiversidade. A iniciativa tem como público-alvo startups, empresários, secretarias, instituições de ensino e acadêmicos. As apresentações dos projetos ocorrem sede do Sebrae, no Salão de Eventos Macapá, aberto ao público, nesta quinta (19), das 9h às 16h.

 

Amapá

 

O diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, explica sobre a relação da instituição com ideias em bioeconomia. “O Inova Amazônia é uma proposta que visa trabalhar as nossas riquezas e transformar 30 excelentes projetos em empresas. Precisamos valorizar ainda mais o ecossistema da Amazônia e estimular que essas ideias sejam comercializadas”, disse o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro.

 

Nacional

 

O coordenador nacional do Programa Inova Amazônia no Sistema Sebrae, Thyago Gatto, pontua a importância da Bolsa Sócio Empreendedor. “É a oportunidade para que os empreendedores se dediquem aos negócios. Para nós, como Sebrae, é gratificante a realização deste momento, pois é a primeira vez na história que a instituição possibilita recursos não mais para pesquisas, e sim para o desenvolvimento dos projetos. Vivenciar este momento, é de uma alegria que não cabe no peito, pois também é a primeira vez que as bolsas para ideias em bioeconomia são ofertadas na Amazônia”, destaca o coordenador nacional do Inova Amazônia no Sistema Sebrae, Thyago Gatto.

 

Setec

 

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Amapá (Setec), Rafael Pontes, o evento representa o que de mais amplo há na inovação. “O Inova Amazônia gera impactos em pessoas e empresas, novos negócios e consegue prototipar ideias de forma prática, que influenciam positivamente na população da Amazônia; assim, o estado se faz presente para entender as dores e o potencial da biodiversidade, pois este programa possibilita transformá-la em produtos e serviços”, expressa o titular da Setec, Rafael Pontes.

 

Projeto

 

O Programa Inova Amazônia do Sebrae, é uma estratégia focada em fomentar, apoiar, desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras que tenham como premissa a preservação, conservação, o uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônico e a utilização sustentável de recursos naturais da Amazônia Legal, e que tenham soluções aplicadas em alimentos; agricultura; aquicultura e pesca; bebidas; biocombustíveis; bioenergia; bioplásticos e embalagens; casa e construção; ecodesign; ecoturismo; farmoquímico e farmacêutico; fitoterápicos e nutracêuticos; florestas; higiene, perfumaria e cosméticos; indústria têxtil e moda; química e novos materiais; e tecnologia da informação e logística aplicadas aos segmentos de bioeconomia.

 

Sebrae

 

Para a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo, o Inova Amazônia visa impulsionar empresas, startups, ideias de negócios e que tenham como premissa a preservação e uso sustentável dos recursos da nossa biodiversidade, especialmente do bioma amazônico. “De fato, o Inova Amazônia é inovador, porque além de trazer todo um acompanhamento técnico, o Sebrae está formalizando o pagamento de bolsas para esses empreendedores terem as condições para tirarem a ideia do papel”, destaca a diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo.

 

Empreendedores

 

De acordo com a idealizadora da Startup DruGet, Lorane Hage Melim, o programa é uma vitrine para que a sociedade conheça projetos de inovação na região amazônica. “O nosso objetivo como startup é reduzir tempo e custo na descoberta de novos medicamentos, e pretendemos focar em indústrias farmacêuticas de fitoterápicos locais. O programa nos possibilitará ter visibilidade em todo os Brasil”, declara a idealizadora da Startup DruGet, Lorane Hage Melim.

 

Um dos idealizadores da Plural Technology, Dimitri Mahmud, aborda sobre o projeto que surgiu durante o Inova Amazônia. “Sem dúvidas, o programa foi um grande presente para nós, pois além da assessoria, influenciou com que conhecêssemos mais o Amapá. O nosso projeto é voltado à hidroponia e tivemos uma base muito boa do Sebrae, ao trazer empresas de fora para nos dar motivação. Todo o processo oferecido pelo Inova Amazônia, nos possibilita um crescimento exponencial à empresa”, finaliza um dos idealizadores da Plural Technology, Dimitri Mahmud.

 

Coordenação

 

O Programa Inova Amazônia no Amapá, é coordenado pela Unidade de Soluções Inovadoras e Competitivas do Sebrae no Amapá (Unic), com os responsáveis Bruno Castro, gerente da unidade, e pela gestora de projetos do Sebrae no Amapá, Josseli Pantoja.

 

Autoridades

 

O Inova Amazônia, ocorre na sede do Sebrae em Macapá e conta com as presenças do diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro; diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo; secretário de Estado da Ciência e Tecnologia – representante do Governo do Estado (GEA), Rafael Pontes; gerente de Projetos do Ministério do Meio Ambiente, João Raphael Oliveira; coordenador nacional do Programa Inova Amazônia no Sistema Sebrae, Thyago Gatto; adjunto da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA); e o coordenador estadual do Programa Amapá Jovem – Secretaria Extraordinária da Juventude (Sejuv), Thiago Lopes.

 

 

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Youtube: @sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap


Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário