Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Sebrae e Embrapa realizam 3º Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica do Estado do Amapá






Evento tem como público-alvo produtores rurais, que tenham interesse em conhecer mais sobre produção agroecológica e orgânica, estudantes e técnicos do governo 

                                                                  

Louise Dias

 

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no Amapá (Embrapa/AP), realizam o 3º Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica do Estado do Amapá. Na oportunidade, as instituições assinam o Termo de Cooperação Técnica para desenvolver o agronegócio. A programação acontece na Sede da Embrapa em Macapá, na próxima quarta (25), das 8h às 17h.

 

O presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Iraçu Colares, fala sobre o histórico dos seminários, progressos e a principal novidade para o segmento no Amapá.

 

“Estamos na terceira edição e com isso, podemos mensurar os avanços dos nossos clientes. No primeiro, apresentamos a produção orgânica como alternativa de mercado e sustentabilidade. Na ocasião estávamos somente com a proposta de atuação mais efetiva, entretanto, houve grandes avanços, visto que neste ano já temos o primeiro grupo certificado como orgânico do Estado do Amapá, originário do município de Itaubal”, destaca o presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do CDE, Iraçu Colares.

 

Seminário

 

O seminário tem como objetivo dar publicidade às práticas adotadas nas comunidades e repassar informações para grupos que pretendem se organizar estabelecer em Organização de Controle Social (OCS), no qual precisam ter conhecimento dos fatores legais para tal constituição.

 

De acordo com gerente da Unidade de Atendimento Coletivo de Agronegócio e Indústria do Sebrae no Amapá (UAC-Agrin), Larissa Queiroz, a agricultura familiar é decisiva no abastecimento interno e ganha expressão no desenvolvimento socioeconômico do país a cada dia.

 

“O Sebrae, percebendo a importância do setor, criou uma série de iniciativas, por meio do Projeto de Agroecologia e Produção Orgânica, que valoriza produção do micro e pequeno empreendedor rural, além de promover práticas agrícolas sustentáveis e a instalação de uma gestão empresarial no campo e com foco em resultados eficazes para o produtor rural”, ressalta a gerente da UAC-Agrin/Sebrae/AP, Larissa Queiroz.

 

Termo

 

O Sebrae desenvolve ações para o setor em parceria com a Embrapa. São ações que ampliam atividades de implantação de unidades demonstrativas; Orientações técnicas para clientes; e Transferência de tecnologia para profissionais da extensão rural.

 

A gestora do projeto no Sebrae no Amapá, Rosimar Monteiro, pontua sobre a importância do evento. “Para apresentarmos os avanços, resultados e pontos de melhoria, é imperativo a realização do Seminário, pois, por meio dos relatos técnicos e apresentação de case de sucesso, os participantes poderão avaliar que é possível a prática agroecológica”, finaliza a gestora do projeto no Sebrae no Amapá, Rosimar Monteiro.

 

Coordenação

 

Os coordenadores do 3º Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica do Estado do Amapá, são a gerente da UAC-Agrin/Sebrae/AP, Larissa Queiroz; a gestora de projetos em agronegócio e indústria do Sebrae no Amapá, Rosimar Monteiro; e os pesquisadores da Embrapa Amapá, Walter Cunha e Jorge Federico Ollerana Segovia.

 

Parceiros

 

São parceiros do Sebrae e da Embrapa, no 3º Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica do Estado do Amapá, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap); a Secretaria Municipal de Agricultura (Semag); a Prefeitura Municipal de Itaubal; a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR); o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); a Associação de Moradores e Agricultores Assentados do Inajá do Piririm (Amaip); e Horto Agroecológico da Fazendinha.

 

Programação

Data: 25.5.2022 – Quarta-Feira

Local: Auditório Silas Mochiutti

 

Hora: 9h às 9h45

Palestra: A Atuação da Extensão Rural Voltada Para o Desenvolvimento da OCS, Com Vistas à Certificação Orgânica: O Caso do Município de Itaubal

Palestrante: Extensionista do Rurap – Robelino de Almeida Pessoa

 

Hora: 10h às 10h30

Palestra: Horticultura Agroecológica no Amapá: Um Bom Negócio Para os Pequenos Empreendedores Rurais e o Desenvolvimento Local
Palestrante: Gerente de Agronegócio e Indústria do Sebrae no Amapá -  Larissa Vale Queiroz

 


Hora: 11h às 11h45

Palestra: A Inovação Tecnológica no Desenvolvimento da Agricultura Agroecológica e Orgânica
Palestrante: Pesquisador da Embrapa Amapá - Dr. Jorge Federico Orellana Segovia

 

Hora: 14h às 14h45

Palestra: A Legislação Para Produção Orgânica e o Estabelecimento das CPOrg no Estado do Amapá

Palestrantes:

Chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural do MAPA - Adelson Alfonso Carneiro Fernandes
Assistente Administrativo do MAPA - Raimundo Carlos Damasceno Filho

 

Hora: 15h às 15h30

Palestra: A Participação dos Agricultores Familiares no Processo da Horticultura Agroecológica e Orgânica

Palestrante: Produtor da Associação de Moradores Agricultores e Assentados do Inaja do Piririm (Amaip) - Isaac de Lima do Nascimento 

 

Hora: 15h45 às 16h30

Palestra: Substituindo Tecnologias Convencionais por Tecnologias Agroecológicas Aplicadas Para Uma Produção de Alimentos Saudáveis

Palestrante: Proprietária do Horto Agroecológico Jardim Fazendinha - Amália Karklis dos Santos Silva.

 

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Youtube: @sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário