Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Festival Brasil Sabor 2022 acontece com feira gastronômica 100% presencial




























Programação conta com degustação de 30 pratos, Feira de Produtos do Campo, Feira de Artesanato e oficinas de culinárias para crianças

 

Louise Dias    

 

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amapá (Abrasel/AP), Governo do Estado do Amapá (GEA) e Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), promovem a 16ª edição do Festival Brasil Sabor. Evento acontece no estacionamento da Sede do Sebrae em Macapá, no período de 27 a 29 de maio, das 17h às 23h.

 

A diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo, explica que o Festival Brasil Sabor, é um dos principais indutores do turismo gastronômico amapaense. “É um evento que visa promover à culinária e fortalecer as tradições locais. Após 2 anos de edições On-Line, o setor está preparado para realizar o festival de forma presencial, que garanta a segurança dos expositores e clientes, em um ambiente propício à família”, destaca a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo.

 

Abrasel

 

Para o presidente da Abrasel no Amapá, Chef Yukio Nagano, o Festival é a maior estratégia de promoção e network do setor de alimentação fora do lar, seja para visitantes, fornecedores ou consumidores. “Atualmente a alimentação fora do lar representa 19 mil trabalhadores em mais de 5,5 mil pequenos negócios, o que significa 2,3% o PIB do Amapá; assim, o Festival Brasil Sabor tem uma grande importância para o segmento”, pontua o presidente da Abrasel no Amapá, Chef Yukio Nagano.

 

Lançamento


Evento de lançamento da 16ª edição do Festival Brasil Sabor e do Livro de Receitas da gastronomia amapaense, acontece na sede do Sebrae em Macapá, no dia 24 de maio, das 16h às 18h. O festival celebra e fomenta a reabertura presencial do setor de alimentação fora do lar.

 

Festival

 

Considerado o maior festival gastronômico do planeta, o Brasil Sabor acontece simultaneamente em todo o país. O Amapá reúne 30 empresas do segmento de alimentação fora do lar, representadas pelos chefs de cozinha que criam pratos inéditos para o festival. As degustações serão servidas ao preço único de R$ 20 reais.

 

Feira

 

A Feira de Produtos do Campo é realizada desde 2015, com o objetivo de oportunizar aos produtores rurais, clientes do Sebrae, um ambiente de feira diferenciado, onde possam fazer negócios imediatos com a venda direta ao consumidor; realizar prospecção para futuras negociações, pois no ambiente de feira, o produtor tem contato com empresários do setor de alimentos, que visitam a feira na intenção de conhecer os produtos e realizar parcerias comerciais. A feira reúne   produtores das comunidades do Km 15 (Comunidade do Bonito, Mini Polo), Km 09 (Linha F, Vila do Cheiro Verde), Vila do Coração, Pacuí – Tracajatuba II, Colônia Agrícola do Matapi, Rodovia Perimetral Norte/Estrada de Ferro e Nova Colina / Monte Sinai. A feira reúne seis (6) expositores de plantas ornamentais, de Macapá e nove (9) expositores de produtos agroecológicos.

 

Artesanato

 

A feirinha de Artesanato Gastronômico acontece numa área com cerca de 200m²; reúne 15 artesãos expositores, para comercializar a arte tucuju em louças, em cerâmica e madeira; artigos de cozinha; manualidades e decorativos.

 

Histórico

 

Com o tema ‘Original do Brasil - cores, formas, cheiros e sabores tucujus’, a base dos pratos criados especialmente para o festival é a ‘Comida do Lugar’, o jeito único de preparar delícias que combinam com produtos da região como os frutos dos rios e os temperos da floresta Amazônica. O festival apresenta ingredientes e receitas características que despontam na gastronomia nacional com diversidade e reconhecimento.

 

Novidade

 

A novidade no festival é a realização de um dos maiores concursos de chefs de cozinha do país, que obteve 281 inscritos e após as fases classificatórias, possui 17 finalistas em cinco (5) categorias na fase prática intituladas Chef Pizzaiolo; Chef Coqueteleiro; Chef Pâtisserie (sobremesas); Chef Burger (no Dia Mundial do Hambúrguer); e Chef de Cozinha Profissional.

 

Atuação

 

O festival sustenta cinco (5) eixos de atuação, entre eles, Tour Gastronômico (30 restaurantes apresentam pratos inéditos nos estandes, estande de vinhos e chocolate regional); Feira de Produtos do Campo (apresentação e comercialização de produtos da Agricultura Familiar, Extrativismo e Plantas Ornamentais); Feirinha de Artesanato (apresentação e comercialização de artesanato com temática gastronômica); Mini Chefs (Oficinas de culinárias com didáticas para crianças)  e o Palco Tucupi (espaço da música MPB e MPA).

 

Circuito Gastronômico

 

Os 30 expositores participantes da feira gastronômica são – 313 Restaurante; 500 Gradi; Batatrix; Casa Lisboa; Chopp da Vovó; Confraria Semblano; Delícias da Oci; Divina Arte; Encanto Amapaense; Essência do Norte; Fábrica de Bolos Vó Alzira; Forneria Bella Ciao; Grand Cru; Homemade; Japan Restaurante; Las Quecas Macapá; Marvim Sorveteria; Mr Urbano; Norte das Águas; Nutryday; Oca Cozinha Experimental; Pastrami Gastronomia; Tatay Doces Gourmet;  Versátil; Nonna Café; Cantinho Baiano; Flora Restaurante; Sinner; B2 Burger e Pizza e Chocolates Cassiporé.

 

 

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Youtube: @sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram: @sebraeap

Fotos: Natália Menezes


 

 
 

Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário