Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Chef Clara Gato vence Categoria Cozinha Profissional no Festival Brasil Sabor



 







Com prato intitulado, ‘As Cores do Meio do Mundo’, a base de filhote, a Chef Clara Gato vence principal categoria do Festival Gastronômico Brasil Sabor e representa o Amapá no Enchef Nacional – Prêmio Dólmã

 

Denyse Quintas

 

Festival Gastronômico Brasil Sabor encerra 16ª edição com concurso Enchef Amapá, e reúne quatro (4) chefs renomados no cenário gastronômico e usam talento e criatividade para apresentar receitas inéditas na Categoria Chef de Cozinha Profissional. A vencedora Chef Clara Gato, do buffet Pastrami, recebe título para representar o Estado do Amapá, no Enchef Nacional – Prêmio Dólmã, considerado o Óscar da Gastronomia no Brasil.

 

“Estou muito emocionada, mas muito satisfeita com o resultado do meu prato. Gostaria de agradecer aos jurados e a comissão; à Deus; ao meu esposo e a minha família que estiveram em oração por mim. O prêmio é o resultado de muito trabalho e o vejo como um reconhecimento por toda a minha determinação e luta, àquela que a gente tem no processo e ninguém sabe, só a gente mesmo, no dia a dia. Muito obrigada”, disse comovida a Chef Clara Gato.

 

Prato

 

Intitulado ‘As Cores do Meio do Mundo’, o prato da Chef Clara Gato, é feito com o peixe filhote, envolto em farofa de caroço de pupunha, grelhado na manteiga e servido sob vinagrete de manga, Musseline de banana da terra, pesto de jambu e espuma de pimentinha amarela com tucupi, finalizado com ervas e flores comestíveis.

 

Jurados

 

Foram jurados na Categoria Chef de Cozinha Profissional, a empresária, Chef de cozinha, Presidente da Abrasel do Pará e presidente do júri, Isabel Lima; especialista em hotelaria e crítica gastronômica, Helenamaria Ferreira; agente de viagens e gastrônoma, Pietrina Costa; jornalista e crítica gastronômica, Alcilene Cavalcante; e a Chef Embaixadora da gastronomia, Flora Dias.

 

Chefs

 

Concorreram na Categoria Chef de Cozinha Profissional, a Chef Geane Gomes, com o Prato Mousseline de Camarão Pitu – montado com mousseline de camarão pitu, quiabo recheado, sagu de tucupi, redução de camarão e ervas; Chef Fabrício Brito Figueira, com o Prato Costela de Pirapitinga Tropical – uma costela de pirapitinga defumada em folha e galho de goiaba e folhas de limão e chicória, creme de macaxeira reduzida no tucupi, com molho de chicória com azeite e pimenta vermelha; e a Chef Lidiane Ferreira, com o Prato Maracá/Cunani - camarão pitú selado em cama de couve e musseline de macaxeira, mix de geléia de tucupi e cenoura.

 

Memória

 

O concurso oficial de chefs de cozinha do Amapá, realizado desde 2016, concede o título de melhor profissional estadual no segmento e o credencia a representar o Amapá nos concursos nacionais. Promove a valorização e diversificação da gastronomia local com a utilização dos insumos dos rios e da floresta.

 

A coordenação do Concurso Enchefs pela Abrasel é do turismólogo e especialista em gastronomia Sandro Belo; gestora do projeto de turismo do Sebrae, Lindeti Góes; assistente administrativo do Sebrae, Tatiane Negrão; e da gastróloga e curadoria/auditoria profissional, Solange Sussuarana.

 

Parceiros

 

A 16ª Edição do Festival Gastronômico Brasil Sabor, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas no Amapá (Sebrae) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amapá (Abrasel/AP), contou com o apoio do Governo do Estado do Amapá (GEA) e Prefeitura Municipal de Macapá (PMM). O evento ocorreu na Sede do Sebrae no Amapá – Estacionamento, no período de 27 a 29, das 17h às 23h.

 

 

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Youtube: @sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap


Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário