Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Seminário de Piscicultura discute inserção de novas tecnologias e gestão de manejo

 











O encontro reúne piscicultores e profissionais da aquacultura no Amapá e objetiva apresentar o panorama econômico do setor e a importância de boas práticas de criação

 

 Anézia Lima


Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), realiza o I Seminário de Piscicultura, com o objetivo de discutir temas referentes a gestão na piscicultura, aumento da produtividade e sustentabilidade das atividades.

 

Segundo o presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Iraçu Colares, a apresentação do panorama do setor ressalta a importância do desenvolvimento, legalização e regularização da atuação na produção.

 

"Reunir os piscicultores, produtores e profissionais da área no primeiro evento de Piscicultura do Amapá organizado pelo Sebrae, demonstra o interesse dos trabalhadores na capacitação profissional para o desenvolvimento desse setor. Por isso, reitero a importância do incentivo à profissionalização dessas atividades econômicas", explica o presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Iraçu Colares.

 

O diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, ressalta a importância das trocas de experiências entre os produtores, pesquisadores e profissionais da área para aumento de produtividade na atuação.

 

"Neste momento conseguimos compartilhar e gerar trocas das tendências profissionais exigidas na área da piscicultura, para funcionamento e melhor execução ao tratar essa matéria-prima. O seminário visa debater a importância do manejo nas criações de peixes e a gestão completa das atividades profissionais", esclarece o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro.

 

O seminário aborda o uso das novas tecnologias para a criação com aumento de produtividade, com uso consciente da água e temáticas que abordam a possibilidade de linhas de crédito, casos de sucesso do estado de Rondônia e cuidados para evitar doenças e perdas por mortalidade perdas

 

De acordo com diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Hugo Paranhos, o evento fortalece o debate e apresenta estratégias inovadoras para essa cadeia produtiva importante para o desenvolvimento econômico e social no estado.

 

“A realização desse evento oportuniza as trocas de conhecimento referentes às boas práticas aplicadas e desenvolvidas entre as principais instituições da área no estado, com o objetivo de alcançar os produtores de vários municípios para uma atuação profissional baseada nas boas práticas de manejo”, disse o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Hugo Paranhos.

 

Parceiros

 

Para a realização do Seminário de Piscicultura, o Sebrae conta com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no Amapá (Embrapa), Prefeitura de Tartarugalzinho, Governo Municipal de Pedra Branca do Amapari e Banco da Amazônia.

 

O analista técnico do Sebrae/RO e palestrante, Denis Farias, apresenta os balanços e avanços para cenários futuros em Rondônia e no Amapá.  “A experiência de compartilhar os trabalhos realizados no Sebrae Rondônia foi justamente para motivar e incentivar os piscicultores a partir das nossas experiências. Pude repassar as opções e formas de atuação para os profissionais que estavam entusiasmados no evento. Considero que o nosso objetivo foi alcançado”, aponta o analista técnico do Sebrae/RO e palestrante, Denis Farias.

 

Palestras

 

A programação do seminário conta com palestras sobre o Panorama da Piscicultura no Estado do Amapá, palestrante Ingrid Ferreira - Extensionista em Pesca e Aquicultura - Mestre em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais da Rurap); Legalização da Piscicultura e Qualidade do Pescado, palestrante Médica Veterinária Doutora Bruna Viana – Auditora Fiscal Agropecuária da Diagro; Regularização Ambiental na Piscicultura no Estado do Amapá, palestrante Suzana C. Ribeiro – Analista de Meio Ambiente – Mestre em Biodiversidade Tropical da Sema; Linhas de crédito para a Piscicultura, palestrante Anderson Cabral – Engenheiro Agrônomo Analista de Projetos Agropecuários da Basa; Cuidados na Piscicultura Para Evitar Doenças e Perdas por Mortalidade, palestrante Marcos Tavares - Pesquisador da Embrapa; Boas práticas no manejo alimentar na piscicultura, palestrante Eliane Yoshioka - Pesquisadora da Embrapa; Piscicultura em Rondônia: a atuação, avanços e cenários futuros, palestrante Denis Farias – Analista Técnico do Sebrae/RO; Apresentação do caso de sucesso do estado de Rondônia, palestrante Edson Sapiras – AgroFish Nova Aurora.

 

O piscicultor de Rondonia Edson Sapiras, é proprietário da AgroFish Nova Aurora, com 300 hectares de lâmina de água. O produtor apresenta o caso de sucesso no estado, sendo responsável pela produção de mais de 2. 500 toneladas de Tambaqui para venda direta para outros estados como o Amazonas, Distrito Federal, São Paulo, Goiás, Santa Catarina e Maranhão.

 

O I Seminário de Piscicultura ocorreu na última quarta (17), no Auditório Santana, na Sede do Sebrae no Amapá, das 8h às 17h. Estiveram presentes no evento, a diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo e o Membro do Conselho do Sebrae/AP e superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Francisco Rocha e técnicos da Unidade de Atendimento Coletivo – Agronegócio e Indústria (UAC-Agrin).

 

Serviço:

Sebrae no Amapá:

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Youtube: @sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Instagram: @sebraeap

 


Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário