Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Seminário de Industrialização de Alimentos acontece no Sebrae

 












Evento gratuito tem como público-alvo agricultor familiar, produtor rural, representantes de entidades do setor, empresários e gestores de instituições governamentais

 

 

Louise Dias

 

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), promove Seminário de Industrialização de Alimentos para empresários de micro e pequenos negócios. Palestras orientam como regularizar produtos dentro das regras sanitárias e com selos de autorização. O seminário oportuniza ainda, orientar formas de implantar uma agroindústria de pequeno porte e ampliar negócios.

 

 

Para o presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Iraçu Colares, é preciso alternativas para que o pequeno empresário gere renda suficiente para se recuperar dos desafios encontrados durante a pandemia.

 

“É necessário instruí-los de forma que possam industrializar produtos, para que em outra etapa possamos escoar a produção e fazer com que os valores aferidos sejam melhores. Dessa forma, é preciso que os alimentos passem por controle de qualidade e fiscalização para chegar à mesa do consumir com segurança”, ressalta o presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e CDE/Sebrae/AP, Iraçu Colares.

 

Sebrae

 

O Seminário de Industrialização de Alimentos surge da necessidade de compartilhar informação como uma indústria de pequeno porte pode agregar mais lucro ao transformar produtos in natura em produtos agroindustriais. O evento dissemina informações e orientações para obter mais produtos aptos e legalizados para mercado local.

 

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, as capacitações contribuem para a valorização do mercado local. “As produções na região são muito boas, mas é indispensável que passem pela verificação necessária para serem entregues aos clientes com qualidade”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro.

 

Diagro

 

O seminário, agrega a participação de instituições governamentais para informar e orientar os participantes sobre as atribuições dos órgãos, legislações para o segmento e informações de como implantar agroindústrias.

 

O diretor-presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro), Álvaro Renato Cavalcante, expressa a importância do seminário para a instituição. “É uma oportunidade de conhecermos os produtos para fazer as certificações e garantir que circulem mais no mercado e os produtores consigam atingir uma renda melhor”, conclui o diretor-presidente da Diagro, Álvaro Renato Cavalcante.

 

Coordenação

 

O Seminário de Industrialização de Alimentos, é coordenado pela gerente da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae – Agronegócio e Indústria (UAC/Agrin), Larissa Queiroz e pelo gestor de projetos do Sebrae no Amapá, Antônio Viana.

 

O Seminário de Industrialização de Alimentos, ocorreu na Sede do Sebrae em Macapá, no Auditório Santana, na última quinta (4), das 8h às 17h. Estiveram presentes o presidente da Associação de Produtores e Moradores de Santa Cruz do Tracajatuba, Sebastião Rodrigues; presidente da Associação de Moradores do Tracajatuba 2, Waldir Amoras; representante da Associação dos Agricultores da Perimetral Norte e Estrada de Ferro do Amapá (AGPNEFA), Antônio Sérgio Souza; e representante da Associação de Moradores e Remanescentes de Quilombolas do Mel da Pedreira, Elizeu Cirilo.

 

Programação

 

Data: 4 de novembro – Quinta-Feira

 

Manhã

Hora: 8h – Credenciamento

Hora: 9h30 – Como regularizar uma Agroindústria de Pequeno Porte no SIE - AP

Hora: 10h10 – Como funciona o Serviço de Inspeção Estadual - SIE

Hora: 10h10 – Agroindústria de Produtos de Origem Animal

Hora: 10h35 – Agroindústria de Produtos de Origem Vegetal

Hora: 11h – Extensão Rural e Sua Atuação no Apoio às Agroindústrias Familiares

 

Tarde

Hora: 15h – Legislação Aplicada às Agroindústrias de Pequeno Porte

Hora: 15h40 – Atuação da Vigilância Sanitária Municipal e o Selo de Inspeção Municipal

Hora: 16h20 – Atuação da Vigilância Sanitária Estadual

Hora: 16h20 – Como o Sebrae Pode Apoiar a Implantar uma Agroindústria.

 

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Agência de Notícias:

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Youtube: @sebraeamapa

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram: @sebraeap

Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário