Com atividades ao ar livre, a ídeia, é proporcionar uma experiência de integração, reflexões e dinâmicas ligadas ao autoconhecimento dos jovens
Anézia Lima
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), proporciona atividade ao ar livre, no Bioparque da Amazônia, para alunos do Projeto Jovem Descolado de Macapá e Santana. A ação é resultado da parceria entre o Sebrae e o Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv). O objetivo, é potencializar as projeções e ideias dos alunos, com intuito de ressaltar a importância do autoconhecimento para o desenvolvimento em diversas áreas.
De acordo com diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo, essa interação dos jovens com espaços naturais contribuem no processo de aprendizado e serve também, como forma de conscientização ambiental.
“Esse momento, é oportuno para a socialização desses jovens e uma maneira diferente de aplicar conhecimentos para o crescimento pessoal e profissional; portanto, a integração com a natureza proporciona uma experiência com destaque no autoconhecimento”, explica a diretora técnica do Sebrae/AP, Marciane Santo.
A atividade extraclasse conta com dinâmicas educativas, momentos de partilhas, interação com o ambiente de floresta e animais do Bioparque, além de propor reflexões sobre a importância do autoconhecimento para o desenvolvimento de competências.
A gestora de projetos da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae no Amapá (UEE), Thais Tabosa, ressalta a importância desse momento fora da sala de aula, para a integração entre os jovens e a natureza, além da conexão e afirmação de objetivos pessoais dos alunos.
“O Projeto Jovem Descolado está chegando a metade da sua realização e, por isso resolvemos fazer uma atividade extraclasse no Bioparque como um momento para auxiliar os jovens no seu autoconhecimento e no desenvolvimento de competências socioemocionais tão importantes para que eles possam alcançar os objetivos propostos no Jovem Descolado”, disse a gestora de projetos do Sebrae/AP, Thais Tabosa.
As competências socioemocionais trabalhadas na ocasião sustentam o objetivo do projeto de unir as qualificações das temáticas teóricas, técnicas e as vivências desses jovens para a inserção no mercado de trabalho.
A jovem Maria Luiza Silva, teve a oportunidade de visitar o Bioparque da Amazônia pela primeira vez e conta a importância desse momento de integração com a possibilidade de aplicar os ensinamentos nas atividades práticas.
“Com essas atividades extraclasse nós temos um melhor aprendizado. Assim, nós tivemos uma aula mais leve e trabalhamos o autoconhecimento e tivemos uma maior absorção nos conteúdos repassados em sala de aula”, finaliza a aluna do Projeto Jovem Descolado, Maria Luiza Silva.
Projeto
O Projeto Jovem Descolado, oferece o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, com aulas e atividades práticas que simulam as vivências corporativas, e atende jovens que fazem parte de programas sociais e vivem em vulnerabilidade social.
A atividade ocorreu na última sexta (30), no Bioparque da Amazônia, nos turnos da manhã e trade, das 8h as 12h e das 14h às 17h. Estiveram presentes na ação, a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santos; gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Amapá (UEE), Denise Nunes; gestora do Projeto Jovem Descolado no Sebrae, Thaís Tabosa; coordenadora Estadual do Programa Amapá Jovem, Samylla Rocha; técnicos da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae no Amapá (UEE) e servidores da Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv).
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias:
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap