As ações garantem a qualificação de 70 empreendedores do Mercado Central de Macapá, que iniciam em outubro de 2021 e encerram em agosto de 2022
Denyse Quintas
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), senador da República Randolfe Rodrigues e a Prefeitura Municipal de Macapá, reúnem 70 empreendedores do Mercado Central, para anunciar as ações de qualificação e aplicação de R$ 310 mil, na formação dos trabalhadores, no período de 14 de outubro de 2021 a 13 de agosto de 2022. O encontro acontece nesta quinta (14), às 17h.
Segundo a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo, Macapá detém 69,58% do total de empresas no estado, distribuídos nos setores do comércio, serviços, indústria e agronegócios, respectivamente. “Entre os fatores que impactam na abertura, desenvolvimento e consolidação de um pequeno negócio, são de natureza financeira, políticas públicas, educação e capacitação empresarial.
“Neste sentido, surge uma janela de oportunidade que é a atuação do Sebrae pelo fortalecimento dos pequenos negócios com os empreendedores formais e informais, fortalecimento da economia local e geração de resultados positivos para as localidades e pequenos negócios atendidos e apoiados pela instituição”, disse a diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo.
Capacitação
A Emenda Parlamentar de autoria do senador Randolfe Rodrigues, no valor de R$ 310 mil, capacita os 70 empreendedores do Mercado Central e entorno de Macapá, a ser executado em quatro (4) etapas, entre elas, consultoria de gerenciamento estratégico e acompanhamento, consultoria de diagnóstico empresarial, consultoria modelagem de negócios e consultoria de gerenciais financeiras.
O presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Iraçu Colares, agradece a parceria com senador da república, Randolfe Rodrigues, que destinou a emenda parlamentar para capacitação dos empreendedores do Mercado Central e que terá forte impacto social, cultural, econômico e turístico no espaço. “Os empreendedores são destaques no mercado pelas atividades que desenvolvem e devem apresentar produtos e serviços de excelência para a sociedade”, declara o presidente Iraçu Colares.
Para o senador da república Randolfe Rodrigues, o assessoramento ofertado pelo Sebrae e as qualificações serão fundamentais para a diversificação de atividades desenvolvidas no local – que foi revitalizado pela Prefeitura de Macapá com recursos de emenda do senador.
“A minha menina dos olhos, é o Mercado Central, pelo o que representa e pela ligação histórica com a nossa cidade. Eu quero assumir o compromisso em continuar as capacitações do Sebrae para o ano que vem, disse o senador.
O diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, fala da referência que o Sebrae no Amapá se tornou no Sistema Sebrae, justamente pela iniciativa do senador Randolfe Rodrigues, em destinar emenda parlamentar para a instituição. “Hoje os demais estados da federação nos procuram para conhecer o trâmite para captar emendas. O Sebrae no Amapá, tem recebido elogios pela iniciativa. Agradecemos e reconhecemos o empenho do senador Randolfe Rodrigues, para capacitar os empreendedores do Mercado Central e nas feiras no entorno. Estamos reconhecendo o parlamentar enquanto parceiro do Sebrae e dos empreendedores de Macapá que são os beneficiados diretamente e ao público indiretamente”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro.
Empreendedora
A empreendedora do Mercado Central, Adilenaide Feitosa, relata a importância da parceria do Sebrae, a formalização na atividade empresarial, as capacitações que receberam e o valor cultural, turístico e econômico que o Mercado Central de Macapá tem para a capital e para o estado.
“Durante a crise mais rígida da pandemia, tivemos que utilizar novas ferramentas de trabalho e entrar no mercado digital; tivemos que nos adequar a essa a nova forma de comercializar os nossos produtos; manter o emprego de quem trabalha conosco e tivemos que nos reinventar e atender o público sempre melhor, isso está sendo possível pela parceria do Sebrae, e do senador Randolfe Rodrigues, junto aos empreendedores do Mercado Central”, afirma a empreendedora, Adilenaide Feitosa.
Na ocasião, de lançamento das ações para o Mercado Central, a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo, fará a apresentação do projeto de capacitação, a partir da emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues. “A atual diretoria do Sebrae, tem trabalhado continuamente com capacitação ampla e arrojada aos empreendedores no estado do Amapá. Com a iniciativa do próprio senador Randolfe, a parceria com o Sebrae surgiu, ainda nas obras de revitalização e modernização do mercado, inclusive as obras puderam ser realizadas em função de emenda parlamentar, também de autoria do senador Randolfe, sempre preocupado com a sustentabilidade do mercado, com a preparação dos empreendedores, e com a pós inauguração”, lembra a diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo.
O diretor de administração e finanças do Sebrae no Amapá, Marcell Harb, agradece ao senador Randolfe Rodrigues, a defesa nacional que faz do Sebrae no Amapá, assim como do Sistema Sebrae junto ao Governo Federal. “Logo nas primeiras Medidas Provisórias, onde ocorreram os primeiros cortes dos recursos no Sistema Sebrae, o senador Randolfe, foi o primeiro que saiu em defesa das atividades do sistema, para as Pequenas Empresas e empreendedores. “Com as capacitações que a emenda parlamentar proporciona aos donos de pequenos negócios, terão um novo olhar, uma nova perspectiva, para a economia e turismo no Mercado Central”, finaliza o diretor de administração e finanças do Sebrae no Amapá, Marcell Harb.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Youtube: @sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap
Um dos pontos muito importantes para o microempreendedor é a necessidade de gerenciar melhor o seu negócio. Com os cursos e apoios promovidos pelo Sebrae já é o ponta pé inicial. Outro fator de extrema importância é ter o controle do seu negócio de uma forma automatizada e segura que possibilite o acompanhamento de vendas e muito mais, para este necessidade a KCMS fornece gratuitamente um sistema de gestão com: ponto de venda, cardápio digital online, menu por QR code e muito mais. https://www.kcms.com.br
ResponderExcluir