A plataforma de treinamento auxilia na criação de planos de ação, metas de desenvolvimento pessoal e profissional, e do autoconhecimento
Anézia
Lima
Serviço
de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), implementa ação para a
gestão comportamental dos colaboradores que compõem o corpo técnico da
instituição. A iniciativa faz parte do Programa de Gestão Estratégica de
Pessoas, tem exercício permanente por se tratar de um programa voltado para
pessoas.
A
capacitação iniciou em março e finalizou no mês de julho, com a entrega dos
planos de Desenvolvimento Comportamental e de Desenvolvimento Individual de
cada colaborador. As próximas etapas são de acompanhamento e monitoramento dos
referidos planos. O Amapá, foi o primeiro estado no Sistema Sebrae, a englobar
todo o público de colaboradores, oportunizando o desenvolvimento de todos.
Segundo
a gerente da Unidade de Gestão de Pessoas do Sebrae (UGP), Karina Alvarenga, o
programa tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento do colaborador
Sebrae, para que, por meio do autoconhecimento, possa refletir, se enxergar
melhor e trabalhar seu autodesenvolvimento.
“Um
dos maiores objetivos, é avaliar o perfil comportamental de cada colaborador,
de cada time das unidades, das áreas técnicas e administrativas, fazendo uma
correlação do perfil comportamental de cada colaborador, com o perfil do cargo
que ele exerce na instituição”, tal análise nos leva a enxergar quais “gaps”
precisam ser trabalhados e desenvolvidos por cada colaborador, explica a
gerente da UGP/Sebrae/AP, Karina Alvarenga.
Funcionários,
analistas, gerentes e diretores participaram da capacitação de autoconhecimento
e autodesenvolvimento para equipes de alta performance. Com essa
implementação, os resultados serviram para o entendimento do perfil
comportamental de cada colaborador e a devida função na instituição, que
somadas às competências técnicas e habilidades, são fundamentais para a gestão
estratégica de pessoas de uma instituição ou empresa.
Para
a gerente da UGP/Sebrae/AP, Karina Alvarenga, os resultados da implementação
foram positivos e serviram como base para a identificação profissional e
pessoal de cada colaborador. “Tivemos muita procura por parte dos colaboradores
querendo entender e tirar dúvidas dos resultados obtidos, muitos depoimentos
interessantes sobre a importância do Programa e o quanto mexeu no
comportamental de cada um. Porque isso traz um impacto pessoal e profissional”,
destaca a gerente da UGP/Sebrae/AP, Karina Alvarenga.
Etalent
A
Etalent, é uma empresa especializada em Gestão de Comportamento, atuando por
meio de aplicativos, workshops, consultorias e programas para o desenvolvimento
pessoal e profissional de colaboradores. Os benefícios da aplicação da
Metodologia DISC (Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade) e da
plataforma Etalent Pro na gestão do capital humano compreende-se em conhecer
melhor os colaboradores e escolher as atribuições de acordo com o perfil
comportamental.
A
metodologia DISC, compreende as características comportamentais dos
colaboradores, a partir da análise de comportamentos, atitudes, características
e perfil.
Oficina
A
oficina foi trabalhada em cinco (5) módulos e uma ferramenta de autocoaching,
sendo financiada com recursos vindos do Programa Nacional de Gestão Estratégica
de Pessoas. Ao utilizar a plataforma de autocoaching, permanentemente, o
colaborador estará relembrando as suas atribuições das metas de desenvolvimento
e o plano de desenvolvimento pessoal e comportamental.
A
capacitação dos funcionários, diretores, analistas e gerentes ocorreu nos meses
de março a julho, contando com oficinas, criação e entrega dos planos de desenvolvimento
individual e pessoal.
Serviço:
Sebrae no
Amapá:
Unidade de
Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de
Relacionamento: 0800 570 0800
Portal
Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
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