Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Sebrae capacita produtores do município de Itaubal para produção de farinha de mandioca lavada

 



Ação realizada no município de Itaubal capacitou 42 produtores

 Lilian Monteiro

Um grupo de 42 produtores rurais do município de Itaubal do Piririm recebeu, pela primeira vez, a capacitação Melhoramento da Produção de Farinha de Mandioca lavada para implantação de boas práticas na produção de um dos alimentos mais populares do estado e do Brasil, em uma capacitação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae). O curso  foi realizado  no período de 30 de julho a 1 de agosto.

 

O curso para melhoramento da produção de farinha de mandioca é fruto entre o Sebrae e a Prefeitura Municipal de Itaubal  e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap).

 

Segundo a  Diretora- técnica do Sebrae, Marciane Santo, o Sebrae no Amapá por meio do seu projeto de mandiocultura, busca de maneira constante o uso de tecnologias que possam auxiliar os produtores rurais  na fabricação da farinha.

 

‘No último fim de semana 42 produtores  do município de Itaubal receberam dos técnicos do Sebrae e de consultoria, cursos que abordam de forma prática a produção da farinha aumentando a qualidade da produção, visando a inserção desse produto. Além da capacitação, abertura d emercado para esse público que precisa de apoio para ampliar a sua produção", explicou a diretora.

 

O consultor do Sebrae Benedito Batista, que ministra a capacitação, ensina as técnicas utilizadas para a fabricação da farinha tipo de ralo para farinha lavada, desde a escolha do modelo da peneira, o tempo certo para a mandioca amadurecer, o ponto adequado da massa, aproveitamento da casca dentre outras fases da atividade. Tudo para que os agricultores possam alcançar maior qualidade no seu produto e, com isso, aumentar a renda familiar. Ele tratou ainda de aspectos gerais da cadeia produtiva da mandioca no Brasil, dos sistemas de produção, do manejo e conservação do solo, dos múltiplos usos da mandioca na alimentação humana, entre outros temas.

 

 “Vamos trabalhar a melhoria da qualidade da farinha, ensinar esse passo a passo do processamento da mudança da farinha de ralo para farinha lavada, que melhora o sabor, qualidade e gosto. Nós lavamos a massa para tirar a acidez, o que vai refletir nesse produto final o que ganhará mais crocância”, explicou seu Benedito.

 

A produtora Alexandrina  dos Santos, moradora de Itaubal, acredita que o curso vai ajudar muito os participantes do grupo a produzir mais e com maior qualidade. “Será muito importante para mim porque minha produção não tem a qualidade ideal, eu reconheço. A partir do curso, espero que não somente eu, mas toda a comunidade, a vender melhor nosso produto, agregar mais valor ao nosso produto e a nossa agricultura ser mais valorizada, com todo apoio do Sebrae que está aqui conosco”, enfatizou a agricultora Alexandrina.

 

 

Participaram da  capacitação os técnicos do Sebrae Reginaldo Macêdo Alves; Rosimar Monteiro e Gilvana Rosa da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócio de Indústria do Sebrae (UAC/Agrin).

 

Capacitação em Mazagão

 

Os produtores de Mazagão também serão capacitados no Melhoramento da Produção de Farinha de Mandioca, no período de 5 a 7 de agosto.

 

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Agência de Notícias: www.ap.agenciasebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram: @sebraeap

Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário