Ação realizada no município de Itaubal capacitou 42 produtores
Lilian Monteiro
Um grupo de 42 produtores rurais do município de Itaubal do Piririm recebeu, pela primeira vez, a capacitação Melhoramento da Produção de Farinha de Mandioca lavada para implantação de boas práticas na produção de um dos alimentos mais populares do estado e do Brasil, em uma capacitação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae). O curso foi realizado no período de 30 de julho a 1 de agosto.
O curso para melhoramento da produção de farinha de mandioca é fruto entre o Sebrae e a Prefeitura Municipal de Itaubal e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap).
Segundo a Diretora- técnica do Sebrae, Marciane Santo, o Sebrae no Amapá por meio do seu projeto de mandiocultura, busca de maneira constante o uso de tecnologias que possam auxiliar os produtores rurais na fabricação da farinha.
‘No último fim de semana 42 produtores do município de Itaubal receberam dos técnicos do Sebrae e de consultoria, cursos que abordam de forma prática a produção da farinha aumentando a qualidade da produção, visando a inserção desse produto. Além da capacitação, abertura d emercado para esse público que precisa de apoio para ampliar a sua produção", explicou a diretora.
O consultor do Sebrae Benedito Batista, que ministra a capacitação, ensina as técnicas utilizadas para a fabricação da farinha tipo de ralo para farinha lavada, desde a escolha do modelo da peneira, o tempo certo para a mandioca amadurecer, o ponto adequado da massa, aproveitamento da casca dentre outras fases da atividade. Tudo para que os agricultores possam alcançar maior qualidade no seu produto e, com isso, aumentar a renda familiar. Ele tratou ainda de aspectos gerais da cadeia produtiva da mandioca no Brasil, dos sistemas de produção, do manejo e conservação do solo, dos múltiplos usos da mandioca na alimentação humana, entre outros temas.
“Vamos trabalhar a melhoria da qualidade da farinha, ensinar esse passo a passo do processamento da mudança da farinha de ralo para farinha lavada, que melhora o sabor, qualidade e gosto. Nós lavamos a massa para tirar a acidez, o que vai refletir nesse produto final o que ganhará mais crocância”, explicou seu Benedito.
A produtora Alexandrina dos Santos, moradora de Itaubal, acredita que o curso vai ajudar muito os participantes do grupo a produzir mais e com maior qualidade. “Será muito importante para mim porque minha produção não tem a qualidade ideal, eu reconheço. A partir do curso, espero que não somente eu, mas toda a comunidade, a vender melhor nosso produto, agregar mais valor ao nosso produto e a nossa agricultura ser mais valorizada, com todo apoio do Sebrae que está aqui conosco”, enfatizou a agricultora Alexandrina.
Participaram da capacitação os técnicos do Sebrae Reginaldo Macêdo Alves; Rosimar Monteiro e Gilvana Rosa da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócio de Indústria do Sebrae (UAC/Agrin).
Capacitação em Mazagão
Os produtores de Mazagão também serão capacitados no Melhoramento da Produção de Farinha de Mandioca, no período de 5 a 7 de agosto.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias: www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap