Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Sebrae capacita produtores de farinha de mandioca em Mazagão






Além de novas técnicas para o processamento da farinha, os participantes aprenderam também sobre técnica  de reaproveitamento da casca da mandioca.

Lilian Monteiro


Quinze pequenos produtores, da zona rural do município  de Mazagão, participaram neste fim de semana, nos dias 5 a 7 de agosto da  capacitação sobre melhoramento da produção de  farinha de mandioca de ralo para lavada, promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae).

 

Com o curso os participantes puderam conhecer técnicas que tem como finalidade agregar valor ao produto, ampliando a produção e gerando maior renda às famílias dos pequenos produtores.A ação  contou com  parceria da prefeitura de Mazagão e do o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap).


Segundo a  Diretora- técnica do Sebrae, Marciane Santo, o Sebrae no Amapá por meio do seu projeto de mandiocultura, busca de maneira constante o uso de tecnologias que possam auxiliar os produtores rurais  na fabricação da farinha.
 
“15 produtores  do município de Mazagão receberam dos técnicos do Sebrae e de consultoria, cursos que abordam de forma prática a produção da farinha aumentando a qualidade da produção, visando a inserção desse produto. Além da capacitação, abertura de metaceo para esse público que precisa de apoio para ampliar a sua produção", explicou a diretora.

O produtor Bernardo Lima disse que essa capacitação era uma necessidade e fará toda diferença no produto final.

“Entendo que esse tipo de capacitação é uma necessidade de todos nós agricultores e ninguém melhor do que o Sebrae para nos capacitar. Vamos melhorar a qualidade do serviço e a oferta dos produtos para os clientes em geral”, destacou o produtor de Mazagão Bernardo Lima.

Capacitação

O consultor do Sebrae Benedito Batista, que ministra a capacitação, ensina as técnicas utilizadas para a fabricação da farinha tipo de ralo para farinha lavada, desde a escolha do modelo da peneira, o tempo certo para a mandioca amadurecer, o ponto adequado da massa, aproveitamento da casca dentre outras fases da atividade. Tudo para que os agricultores possam alcançar maior qualidade no seu produto e, com isso, aumentar a renda familiar. Ele tratou ainda de aspectos gerais da cadeia produtiva da mandioca no Brasil, dos sistemas de produção, do manejo e conservação do solo, dos múltiplos usos da mandioca na alimentação humana, entre outros temas.
 
 “Vamos trabalhar a melhoria da qualidade da farinha, ensinar esse passo a passo do processamento da mudança da farinha de ralo para farinha lavada, que melhora o sabor, qualidade e gosto. Nós lavamos a massa para tirar a acidez, o que vai refletir nesse produto final o que ganhará mais crocância”, explicou seu Benedito.


Participação


Participaram da  capacitação os técnicos do Sebrae Reginaldo Macêdo Alves e Gilvana Rosa da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócio de Indústria do Sebrae (UAC/Agrin).

Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias: www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap

 

Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário