Profissionais da educação participam de capacitação sobre empreendedorismo, sendo os primeiros a desenvolverem as competências e habilidades empreendedores, para posteriormente estimularem, incentivarem e contribuírem para desenvolver habilidades nos estudantes.
Monalice Nogueira
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), realiza capacitação para 160 profissionais, entre eles, professores, pedagogos, gestores e técnicos, da Secretaria Municipal de Educação do Laranjal do Jari (Semed). O treinamento acontece, por meio da assinatura de Contrato de Licenciamento firmado entre o Sebrae e a Semed. O objetivo, é promover e disseminar a cultura empreendedora na rede municipal de ensino, a partir do Programa Nacional de Educação Empreendedora.
Segundo a gestora de projetos de educação do Sebrae, Marília Correia, a qualificação é na metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), com foco no conteúdo sobre empreendedorismo, que visa o desenvolvimento de competências e habilidades empreendedoras, tanto nos profissionais de educação quanto no aluno dos níveis de ensino fundamental I (anos iniciais) e fundamental II (anos finais), alinhado a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Ação
A realização da ação está contemplada no Programa Cidade Empreendedora com adesão da Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari, ocorrido em maio de 2021. O programa tem como iniciativa estabelecer melhorias para o ambiente de negócios com apoio ao empreendedorismo para o desenvolvimento econômico. Contemplando eixos estratégicos, entre eles, Gestão Municipal, Lideranças Locais, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas (MPE), Compras da Agricultura Familiar, e Empreendedorismo na Escola.
Coordenação
A gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae no Amapá (UPP), Célia Almeida, coordenadora do Programa Cidade Empreendedora, e a Gerente a Unidade de Educação Empreendedora (UEE), Maria Denise Nunes, destaca a importância das ações realizadas pelo Sebrae. “O tema Empreendedorismo na Escola é o eixo do Programa Cidade Empreendedora, em que o Sebrae atua nos municípios visando disseminar a cultura empreendedora ainda em sala de aula, nos estudantes do ensino fundamental”, através do Programa Nacional de Educação Empreendedora, disse a gerente da UPP/Sebrae/AP, Célia Almeida.
“Através do Programa de Educação Empreendedora o Sebrae contribui com mudanças de mentalidade, refletindo em mudança de vidas, e desperta para a adoção de atitudes empreendedoras, disse a gerente da UEE/Sebrae/AP, Maria Denise Nunes.
A capacitação na metodologia educacional Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP, ocorrida em Laranjal do Jari, formou 9 turmas, na Escola Municipal Teresa Teles, no período de 23 a 26 de agosto.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias: www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap