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quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Menos Burocracia e Mais Desenvolvimento é o foco em seminário do Sebrae

















O Seminário Estadual Amapá Mais Simples realiza programação voltada a desburocratização para o registro e legalização de empresas
Jamille Rosa

O Sebrae no Amapá e o Governo do Estado do Amapá (GEA), realizam o Seminário Estadual Amapá Mais Simples. Com 158 participantes, entre gestores públicos na esfera federal, estadual e municipal, o evento reúne instituições envolvidas direta e indiretamente no processo de abertura, alteração e baixa de empresas, para discutir ações que promovam a simplificação e desburocratização no ambiente de negócios, por meio da integração da Rede de Simplificação do Registro e Legalização de Empresas no estado do Amapá (Redesim), em conformidade com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap), Iraçu Colares, a ação tem o objetivo de discutir alternativas para desburocratizar o ambiente de negócios, facilitando a vida do empreendedor, quando este se lança a regularizar a empresa, junto a repartições a quem cabe esse serviço.

Lei Geral

O diretor superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, reforça a importância da Lei Geral e o quanto ela é fundamental para um ambiente mais favorável aos negócios. “A Lei Geral fomenta o desenvolvimento e a competitividade da micro e pequena empresa e do microempreendedor individual, como estratégia de geração de emprego, distribuição de renda, inclusão social, redução da informalidade e fortalecimento da economia”, disse o diretor superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro

Amapá

Para o vice-governador do Estado do Amapá, Jaime Nunes, tornar o estado mais simples, objetivo, prático e desburocratizado, é o principal. “O seminário serve para aproximar o estado, as prefeituras, e demais órgãos, para que assim seja possível obter mais resultado na simplificação do processo de abertura de empresa”, disse o vice-governador do Estado do Amapá, Jaime Nunes.

Segundo o deputado estadual, Max da AABB, o Seminário Estadual Amapá Mais Simples é importante para o alinhamento de informações entre os órgãos e identificação de alternativas que trarão melhorias ao ambiente de negócios, e posteriormente projetos de lei, para fomento do mercado local.

Economia

De acordo com o economista e coordenador do gabinete do senador Randolfe Rodrigues, Charles Chelala, ao promover um evento de desburocratização, o Sebrae faz juz ao slogan que defende, de parceiro dos brasileiros. “É um momento essencial, pois, demonstra que precisamos remover os entraves das burocracias que impedem o desenvolvimento econômico e o empreendedorismo no país”, disse o economista Charles Chelala.

Municípios

O prefeito do município de Tartarugalzinho, Rildo Gomes, conta que o seminário é significativo tanto pela magnitude, quanto pelo que representa aos empreendedores. “Quando os processos são simplificados, fortalece não só o estado do Amapá, como também os municípios, e Tartarugalzinho não é diferente, precisamos discutir as facilidades da formalização do negócio, para assim minimizar os problemas e valorizar o nosso empreendedor”, disse o prefeito do município de Tartarugalzinho, Rildo Gomes.

Programação

A programação no seminário contou com o Painel Articulação e Governança; Palestra Resultado da Liberdade Econômica: Experiência de Araguaína/TO; Apresentação da Redesim no Amapá; Painel Integração da Rede de Simplificação; Apresentação do Sistema Fortaleza Online e a Palestra sobre a importância do Microempreendedor Individual.

O evento ocorreu na Sede do Sebrae em Macapá, na quinta-feira (22), das 8h30 às 16h. A ação contou com as presenças do presidente do CDE/Sebrae/AP e da Faeap, Iraçu Colares; diretor superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro; diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo; diretor de administração e finanças do Sebrae no Amapá, Marcell Harb; vice-governador do Estado do Amapá, Jaime Nunes; deputado estadual, Max da AABB; diretora presidente da Agência Amapá, Tania Maria; prefeito do município de Tartarugalzinho, Rildo Gomes; economista e coordenador do gabinete do senador Randolfe Rodrigues, Charles Chelala; presidente da Junta Comercial do estado do Amapá (Jucap), Gilberto Laurindo; presidente do Conselho Regional de Contabilidade no Amapá (CRC/AP), Emílio Sérgio; diretora adjunta do Super Fácil, Patrícia Silva; presidente da União Brasileira de Municípios (Ubam), Leonardo Santana; consultora de políticas públicas, Erlandia Pimentel; secretário da fazenda do município de Araguaína, Fabiano Souza; secretário adjunto do governo na Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), Edvan Barros; assistente comercial da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), Ronaldo Monteiro; coordenador de empreendedorismo e artesanato do Ministério da Economia, Fábio Silva; coordenadora geral do Departamento Nacional de Registro (DNR), Anne Caroline; gerente da célula de licenciamento da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente do município de Fortaleza (Seuma), Camila Leite; Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM), Wagner Pereira; Assessora da deputada estadual Aldilene Souza, Ana Guedes.


Serviço:
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