Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Carta de interesse reúne setor produtivo rural no Amapá






Reunião com representantes do setor produtivo rural promove integração e sensibilização dos parceiros para estruturação de um projeto que desenvolve a pecuária de leite e de corte no estado

Denyse Quintas

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), realiza reunião com representantes do Setor Produtivo Rural. O objetivo é estruturar para 2020, um projeto específico para a cadeia do leite, do gado de corte, e cadeia da produção artesanal, onde está inserido o queijo artesanal, queijo fino e o doce de leite. Outra proposta é fortalecer a bacia leiteira, pois no Amapá existe fábrica de laticínios que pode suprir a produção.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE), Iraçu Colares, que coordena a reunião e recebe as lideranças do setor, disse que, a iniciativa retorna com a atividade, de fundamental importância para a agropecuária, que é a produção de leite no estado. “Uma atividade que já vem sendo desenvolvida com o apoio do Sebrae, da Federação da Agricultura, Rurap, Senar, mas que agora deve tomar uma dimensão maior por conta de estar sendo construído um projeto para que seja retomada e fortalecida. A visão na reunião, é de que, além do leite, recebe atenção, a pecuária com produção de pastagem, gado de corte com animais de médio e grande porte, principalmente bovinos, caprinos e suínos”, disse o presidente do CDE/Sebrae/AP, Iraçu Colares.

Para ele, foi dado um passo decisivo no setor e contou com a presença do representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Daniel Montagner, e isso sinaliza um futuro de entendimentos, onde as instituições com carência de recursos financeiros, público e privado, sentam em torno de uma mesa para buscar caminhos e rumos, para que essas atividades possam alcançar o desenvolvimento que é esperado pela sociedade amapaense.

Carta

A Carta de Interesse é para ser assinada pelas instituições parceiras, onde se comprometem a sentar num segundo momento e começar a estruturar o projeto específico para a cadeia do leite, do gado de corte, e cadeia da produção artesanal. O projeto será estruturado no Sebrae junto com os parceiros, dará apoio técnico, com metodologias de gestão e será conduzido pelo Governo do Estado, por meio da SDR.

Para a diretora técnica do Sebrae do Amapá, Marciane Santo, a reunião foi um momento ímpar para a discussão de um projeto que visa realmente a estruturação de atendimento aos pecuaristas, tanto do leite, quanto da carne. “Esse encontro promove a integração e sensibilização dos parceiros, para um projeto que vai desenvolver esse segmento, tivemos a participação da grande maioria dos envolvidos, no setor público e no privado. Quero destacar a presença e a condução da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, que estará coordenando a execução do projeto e o Sebrae que sinalizou a importância e se comprometeu a desenvolver um projeto que fará o atendimento de maneira estruturada”, declara a diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo.

A diretora Marciane, explica que é importante considerar que nos últimos 2 anos, o Sebrae realiza atendimentos específicos aos clientes do cadeia do leite. “Iniciamos os atendimentos, por meio de consultorias, que inicialmente, atenderam 22 propriedades e no segundo momento, 10 propriedades; que são propriedades que reúnem todas as condições para desenvolver as atividades no setor, e ainda em 2019, vamos ampliar os atendimentos com as consultorias”, afirma a diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo.

Ela, apresenta as 10 propriedades que são clientes em potencial para o projeto no setor e informa que são áreas localizadas em Santana, Distrito do Coração, Macapá, Porto Grande, Amapá e Oiapoque. “A ideia é que o Sebrae continue assistindo a cadeia do leite junto aos clientes, inclusive temos a Indústria 3 Amores, localizada em Santana, que já possui um mix de produtos interessante ao mercado. A proposta do Sebrae é continuar com as consultorias, em paralelo, esse grupo de parceiros estarão formatando o projeto para o atendimento contínuo ao segmento”, esclarece a diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo.

Compromisso

O Brasil, representa nas exportações de carne um ganho estimado em R$ 6 bilhões, é também o segundo maior à exportar carne, uma atividade que tem participação significativa na economia. “No Amapá, estamos vislumbrando esse novo momento que se abre a partir do controle da aftosa, por meio de vacinação, e que permite inclusive a exportação da nossa carne, então a ideia que surgiu a partir da necessidade da cadeia do leite, foi ampliado também, para gado de corte e já existe uma agenda de trabalho entre Sebrae e SDR para o direcionamento das atividades a serem desenvolvidas até o mês de junho, ocasião em que estaremos finalizando a formatação do projeto do setor e apresentando para que possa ser implementando no nosso Planejamento PluriAnual (PPA), para que se inicie em janeiro de 2020”, finaliza diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo.

Parceiros

A reunião ocorreu na Sede do Sebrae em Macapá, na sala de reuniões do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá (CDE), na terça-feira (2), às 9h. Estiveram presentes os representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap); o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); representantes de produtores rurais, com a presença da Laticínios 3 Amores e com consultores da Cooperideal.


Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap





Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário