A ação aconteceu no período de 4 a 6 de julho e atendeu 16 comunidades em três assentamentos
Karla Marques
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) e
parceiros, realizaram de 4 a 6 de julho, três (3) edições da Caravana de
Atendimento Rural Integrado em comunidades do Amapá. A ação atendeu produtores
rurais de 15 assentamentos do município de Tartarugalzinho: Assentamento CEDRO;
Nova Vida; Entre Rios; Governador Janary; Ariramba; Mutum; São Benedito do
Aporema; Livramento; Las Palmas; Fazenda Modelo; Conceição; Itaubal de
Tartarugalzinho; Bom Jesus; Governador Janary; Cedro; Limão; Lago Novo e Terra
Firme.
O objetivo foi facilitar e oportunizar aos produtores rurais, um
ambiente favorável às melhores condições de acesso a informações necessárias a
regularização das propriedades, e oferecer atendimento normativo e orientador,
com corpo técnico qualificado, por meio de atendimento individual e palestras.
Segundo a gerente Unidade de Agronegócio e Indústria do Sebrae no Amapá
(UAC-Agrin), Larissa Queiroz, no fim de semana o Sebrae e parceiros reuniu o
setor produtivo de Tartarugalzinho, em três grandes ações de atendimento rural
para levar todas as informações aos clientes, entre elas, quanto à
regularização fundiária, emissão de Cadastro Ambiental Rural (CAR), do Cadastro
Nacional da Agricultura Familiar (Caf), verificação da parte de legislação para
quem quer implantar uma agroindústria e também o atendimento do Sebrae.
“Ao reunir todos esses parceiros a gente visa facilitar e oportunizar
aos produtores rurais, um ambiente favorável às melhores condições de acesso a
informações para o nosso empreendedor rural, pois ele só consegue acessar
mercado institucional, por meio de compras públicas ou parcerias comerciais se
estiver devidamente regularizado, com a CAF (Cadastro da Agricultura Familiar),
CAR (Cadastro Ambiental Rural), RB (Relação de Beneficiário do Incra), entre
outros documentos. Contamos com parceiros que possuem corpo técnico
qualificado, por meio de atendimento individual”, explicou Larissa
Queiroz.
O gerente de articulação setorial da Secretaria de Estado do Meio
Ambiente, Igor Costa, destacou a importância da realização do atendimento para
os produtores da região.
“Esse tipo de ação é de extrema importância para as instituições que
estão aqui ofertando serviços, e muito mais significativa para os pequenos
proprietários rurais, uma vez que possibilita a eles resolverem suas pendências
junto aos órgãos, com a emissão de seus documentos que são primordiais para que
eles, se necessário, tenham acesso às linhas de financiamentos rurais.
Durante a programação foram disponibilizados atendimentos
individualizados para os produtores, orientação sobre regularização fundiária,
emissão de Cadastro Ambiental Rural (CAR), do Cadastro Nacional da Agricultura
Familiar (CAF), orientação técnica dos colaboradores do Sebrae sobre gestão,
comercialização e inovação.
“Nós estamos aqui com esse projeto no Assentamento Cedro, cumprindo uma
agenda de uma parceria que estamos trabalhando há algum tempo com o Sebrae.
Hoje nós coroamos com muito sucesso o encontro de vários agricultores que
estavam necessitando de alguns documentos. Então viemos aqui com a equipe do
Incra para fazer o reconhecimento e regularização de alguns agricultores que
estavam na pendência de mais de 10 anos para receber o seu documento chamado
CCU. Nós agradecemos essa parceria com o Sebrae que vem dando muito
certo, destacou o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e
Reforma Agrária (Incra) no Amapá, Gersuliano Pinto.
Atendimento
Nos Assentamentos Cedro, Aporema e Bom Jesus, foram atendidos
aproximadamente 600 produtores rurais, foram realizados mais de mil
atendimentos juntos aos parceiros, nos dias 4, 5 e 6 de julho, respectivamente
e contou com a participação de 15 comunidades. A programação trouxe palestras
orientativas, atendimentos técnicos com emissão de documentos regulatórios,
entre outros.
Seu Josué Pantoja, morador do Assentamento Cedro, relatou que desde 1997
aguardava a entrega do seu Cadastro de Concessão de Uso (CCU), e que somente
através da ação conseguiu receber o documento.
“Eu estou muito feliz, hoje finalmente consegui receber meu CCU, depois
de anos aguardando. Em 1997, quando dei entrada, me deram um prazo de 60 dias
para entregar, depois veio a notícia de que havia perdido a validade e como não
tenho muito conhecimento, fiquei aguardando, ia e voltava sem conseguir e hoje
finalmente saiu, graças a essa ação”, enfatizou seu Josué Pantoja .
O Assentamento Cedro, no município de Tartarugalzinho, foi a primeira
comunidade da região a receber a Caravana. “Nós estamos muito felizes com
essa ação. Poder ter todos esses serviços aqui pertinho de nós, sem precisar
sair da comunidade facilita muito, pois economizamos no transporte e ainda
podemos resolver tudo em um único dia. Só temos a agradecer a todos esses
órgãos que vieram até aqui para nos atender”, ressaltou a produtora rural,
Maria Eugênia, moradora da comunidade de Entre Rios.
Aporema
Morador da Comunidade Aporema, há mais de 20 anos, seu Rodoval Brasão,
aproveitou a oportunidade para tirar as dúvidas em relação às atividades
desenvolvidas na propriedade, além de participar das palestras. Na região, 76
assentados receberam atendimento.
“Receber essas instituições aqui é muito importante para a nossa
comunidade. Morando há mais de 20 anos aqui, essa é a primeira vez que vem uma
caravana como esta do Sebrae trazer instrução e atendimento para os moradores,
o que nos deixa muito feliz, pois além de nos capacitar facilita o nosso acesso
a esses órgãos, evitando que a gente precise se deslocar aqui do assentamento
até a cidade, que fica longe”, disse seu Rodoval Brasão.
Assentamento
Moradora da Comunidade do Aporema, Dona Vaneide Pinheiro, representante
da Associação das Mulheres Moradores da Comunidade do Aporema, relatou a
importância do evento. “Nunca houve tantas instituições realizando atendimento
juntos na comunidade, momento único”, declarou dona Vaneide Pinheiro.
Caravana
A caravana é um ação conjunta realizada em uma parceria entre
Sebrae, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Amapá (INCRA),
Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Superintendência Federal da
Agricultura (SFA), Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural
do Amapá (Rurap), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Sistema de
Crédito Cooperativo (Sicredi) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural
(SDR), e Sala do Empreendedor da Prefeitura de Tartarugalzinho.
Serviço:
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