A caravana do Amapá reuniu no Congresso Transformar Juntos, representantes de 12 municípios do estado. Aproximar o empreendedor das cidades às compras públicas, como participar de licitação, e regularizar as empresas estavam entre os objetivos do evento_
Denyse Quintas
A superintendente do Sebrae no Amapá, Alcilene Cavalcante e a gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Célia Cardoso, coordenaram a delegação do Amapá com 30 participantes, no Congresso Transformar Juntos, que aconteceu no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília/DF, de 9 a 11 de julho, e reuniu caravanas de 600 municípios brasileiros. Casos de sucesso, palestras, oficinas, trocas de experiências e construção de redes em prol do desenvolvimento sustentável do país, foram temas na programação.
“Estivemos com prefeitos, secretários municipais, técnicos das prefeituras e do Sebrae, debatendo, assistindo, se apropriando e consumindo informações das melhores práticas das atividades dos municípios do Brasil; o evento contou com a participação do vice-presidente da República, palestras e apresentações de prefeituras e estados com práticas que promovem a melhoria no ambiente de negócios às micro e pequenas empresas em todos os cantos do Brasil”, destacou a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante.
Segundo a analista de negócios do Sebrae no Amapá, Mayara Santos, este evento é uma grande conferência que reúne os atores que transformam os pequenos negócios de todo o Brasil, olhando as realidades com tantas diferenças regionais.
“Trouxemos os agentes de desenvolvimento e atendentes da Sala do Empreendedor que aplicam as temáticas discutidas no evento no atendimento ao empreendedor, a exemplo de como participar de licitação, como regularizar suas empresas e como a prefeitura pode fazer um processo licitatório tranquilo e seguro, tanto ao empresário quanto à prefeitura”, disse Mayara Santos.
No Transformar Juntos, além das discussões sobre a legalização de empresas, se discutiu como as cidades podem retomar suas atividades sociais e econômicas, como a sociedade civil e as instituições governamentais podem, juntos, gerar o desenvolvimento local. Também tivemos o acesso à informações sobre realidades internacionais, como Medellín, na Colômbia, em que cidades se reuniram e se reconstruíram por força da sociedade civil, das frentes empresariais e das lideranças governamentais.
Para o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Alessandro Chaves, o Congresso Transformar Juntos, é o maior evento de desenvolvimento territorial do país, e contou com caravanas de todo o Brasil, com a perspectiva de ampliar a atuação, tratando de temas que estimulem o desenvolvimento local. O grande público no Transformar Juntos, são os Agentes de Desenvolvimento, os atendentes da Sala do Empreendedor, e os gestores públicos.
“Nesta edição o Sebrae apresentou novos temas, como Inclusão Socioprodutiva, Sustentabilidade, Resiliência Climática; assim como temas que precisam ser reforçados e renovados, como as Compras Governamentais, Compras da Agricultura Familiar, a própria contratação do MEI, o processo de simplificação de registro e legalização de empresa”, afirmou o gerente do Sebrae Nacional, Alessandro Chaves.
Neste Transformar Juntos, o destaque foi a programação realizada pelos estados com mais de 200 palestrantes. “Então queria fazer um agradecimento aos colegas do Brasil inteiro, em particular aos amigos do Amapá, que trouxeram cases de sucesso, mas que também tiveram a possibilidade de troca, de falar do que está sendo feito, de levar o que o Brasil tem feito para melhorar o ambiente de negócios e o desenvolvimento local”, assegurou Alessandro Chaves.
Para o presidente da Associação dos Municípios do Amapá (Ameap), Carlos Sampaio, o Congresso Transformar Juntos, foi uma experiência exitosa do país todo reunido em Brasília.
“A AMEAP agradece à diretoria do Sebrae, em nome da superintendente, Alcilene Cavalcante, pela oportunidade proporcionada aos municípios amapaenses participarem deste grande projeto que transforma e melhora a qualidade de vida de todos os amapaenses”, finaliza o presidente da Ameap, Carlos Sampaio.
O Congresso Transformar Juntos contou com a participação da conselheira do Sebrae, Kindolle Viana, prefeitos, secretários, agentes de desenvolvimento e atendentes das salas do empreendedor nos municípios.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap
Instagram: @sebraeap