As visitas ocorrem nas indústrias que processam o açaí, transformam em polpa e trabalham com a verticalização, conhecido como café de açaí; e na indústria de equipamentos, para melhorar a produção, e ganhar mercado
Denyse Quintas
De Belém/PA
A Missão Empresarial do Sebrae, coordenada pela gestora do Projeto Fortalecimento da Cadeia Produtiva - Açaí do Amapá, Albanize Colares, no estado do Pará/PA, encerra com visitas às indústrias no Município de Castanhal, a Guamá Polpas, que trabalha o processamento do açaí e a Globo Inox, uma indústria de máquinas que fabrica equipamentos para batedeiras.
“Encerramos a missão com muito êxito, e conhecendo as indústrias que processam o açaí, transformando em polpa e trabalhando com a verticalização, que é a fabricação do popularmente conhecido como café de açaí e/ou bebida aromática de açaí, a Guamá Polpas, aproveita tanto a polpa, quanto o resíduo que seria descartado, estes são vendidos às olarias”, explica a gestora Albanize Colares.
Processamento
O grupo empresarial do setor do açaí no Amapá conheceu outros produtos derivados da fruta que a Guamá Polpas trabalha, como o blender, que é o caroço de açaí triturado e misturado com outros tipos de produtos, entre eles, caroço de açaí com o cacau, que resulta num sabor interessante; a bebida aromática de café com o leite, e vários produtos criados a partir da verticalização do caroço de açaí. A indústria aproveita tudo, nada é descartado, o açaí é aproveitado tanto para a polpa, quanto para fabricação de outros produtos.
Para o empresário Edigerson Araújo, da Açaiteria Camay Açaí, conhecer a indústria de polpas de açaí, é impactante por ser uma fábrica, relativamente nova, que nos mostra muito conhecimento e experiências com o processo automatizado, coisas que pouco se ver nessa escala e nesse nível de tecnologia em Macapá.
“O sistema é todo automatizado, somente operadores para alimentação da unidade, sem contato com o trabalhador. O açaí chega, entrou, é introduzido na linha industrial e já sai a polpa embalada nas máquinas, é um processo muito limpo, higiênico, que traz qualidade para o consumidor e essa experiência para nós, não tem preço. Estamos maravilhados em ver o quanto tem evoluído o mercado do açaí no estado do Pará e também no estado do Amapá porque estamos levando essas ideias graças a essa parceria”, disse o empresário Edigerson Araújo.
Equipamentos
O empresário João Oliveira, do Grupo Globo Inox, uma indústria de fabricação de máquinas para produção, despolpamento, pasteurização e envase de polpa de açaí e outras frutas, recebeu a comitiva do Amapá e está viabilizando um projeto em batedeiras de açaí no Amapá.
A empresa Globo Inox, está no mercado há 30 anos, trabalha para a indústria do açaí, segmento em ascensão na região norte do Brasil; fabrica todo o tipo de equipamentos, tudo o que o empresário vai precisar para a industrialização.
“Estamos recebendo os empresários que vieram com o Sebrae do Amapá para conhecer a nossa indústria e os maquinários que produzimos. São pequenos produtores que já estão com a visão de crescimento e de expansão, uma visão mais industrial do negócio, é o que precisamos, de empresários engajados, comprometidos com o crescimento, e principalmente, com a qualidade do produto que está vendendo, é muito importante a preocupação com as boas práticas. Na nossa indústria temos um corpo de profissionais que pode estar assessorando e ajudando; trabalhamos com materiais autorizados pela Anvisa, a linha do inox 304L, que é um material específico para alimentos e acredito que sairão satisfeitos”, finaliza empresário João Oliveira, do Grupo Globo Inox.
Com os equipamentos, os empresários vão conseguir diminuir custo, além de poder ter contato direto com esse fornecedor de máquinas. O cliente do Projeto do Sebrae - Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Açaí, Antônio Carlos de Oliveira (Açaí do Cacá) já fez um contato com o dono da fábrica de máquinas e equipamentos Globo Inox para que na próxima quarta, 1º de maio, visite a batedeira Açaí do Cacá para criar um projeto exclusivo da batedeira. Esse equipamento semi-industrial vai trabalhar a diminuição no tempo de processo, diminuição na quantidade de funcionários na produção, aumentar a lucratividade, e a produtividade.
Batedeira
O grupo empresarial do Amapá, conheceram em Castanhal/PA, a batedeira Açaí Boca Roxa, que é uma batedeira artesanal que já trabalha com esse tipo de máquinas e equipamentos da Globo Inox, hoje, têm uma linha semi-industrial, já diminuiu a quantidade de funcionários, e vendem por dia 600 litros de açaí com a penas dois funcionários na área de produção. Então, conseguem produzir em menor tempo uma quantidade maior de polpa, conseguem ganhar mercado pela agilidade que têm na entrega do produto e têm uma linha contínua, uma linha que não necessita de tantos profissionais na área de produção.
Missão
A Missão Empresarial do Sebrae, por meio do Projeto Fortalecimento da Cadeia Produtiva - Açaí do Amapá, coordenada pela gestora, Albanize Colares, acontece no Pará/PA, no período de 22 a 26 de abril, com um grupo de empresários do setor, atendidos pela instituição. O objetivo é promover acesso a iniciativas de referências desenvolvidas no estado do Pará/PA, tanto no processo de manejo de açaízais nativos plantio em terra firme, quanto ao processo produtivo na indústria.
Empreendedores
Integram a Missão Técnica do Projeto do Sebrae no Amapá - Fortalecimento da Cadeia Produtiva Açaí ao Estado do Pará, os empresários – Antônio Carlos Oliveira (Açaí e Sorvete do Cacá); Edigerson Araújo (Açaiteria Camay Açaí); Robert Araújo (Fábrica Du Açaí); Nilton Cardoso (Açaí do BOB); Amanda Martins (Casa do Açaí); Samira Guedes (Açaí da Sá); Simone Tavares (Açaí do Vila); Nídia Cardoso (Restaurante Guarnição Açaí); Itamar Rodrigues (Produtor Rural - Sítio Jeová Jireh) e Wilton Serrão (Ecoservice).
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap