Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Sebrae participa de Sessão da CMM para discutir sobre empreendedorismo feminino

 







O momento na casa de leis, marca a passagem ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino celebrado em 19 de novembro e encerramento do Projeto Sebrae Delas ciclo 2022

 

Louise Dias

 

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) utiliza tribuna da 53ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM) para discutir sobre empreendedorismo feminino, ressaltar a importância da mulher à frente de negócios, bem como abordar a relação da falta de independência financeira, com a violência doméstica. A participação da instituição é convite da vereadora Luany Favacho, que tem mandato voltado para políticas públicas às mulheres da capital amapaense.

 

A diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo, ressalta que empreendedorismo feminino é um movimento mundial em constante crescimento. “As mulheres estão cada vez mais conquistando seu próprio espaço, embora com muitos desafios ainda. O crescimento da participação feminina de mulheres a frente de negócios vem aumentando a cada dia e o aumento traduz em empregos gerados, diversidade de negócios, novas soluções e claro, a distribuição de renda”, declara a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo.

 

Dados

 

Na oportunidade, a diretoria técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo, apresenta pesquisas do Sebrae, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) e do programa de pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

 

“Trouxemos dados importantes, que apontam 30% de quem empreende no Brasil são mulheres; 40% foi o crescimento do empreendedorismo feminino durante a pandemia; 49% dos lares são têm uma mulher como chefe; 48% dos microempreendedores individuais são mulheres, e 40% dessas empreendedoras, geram de um a cinco empregos. Outro dado importante é que 68% dessas mulheres são escolarizadas, possuidoras de ensino médio ou superior e a faixa etária das empreendedoras, é 35 a 64 anos”, pontua a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo.

 

Sebrae Delas

 

O Sebrae em 2020, lançou o Projeto Sebrae Delas que atende empreendimentos liderados por mulheres.  O objetivo é de estimular mulheres a empreender, gerar negócios e transformar realidades. Foram atendidos 1.084 empreendimentos, com 1.950 horas de consultorias, 64 capacitações empresariais, criação de um site de vendas, duas (2) revistas, duas (2) missões empresariais para fora do estado e uma (1) feira de negócios.

 

CMM

 

A vereadora de Macapá, Luany Favacho, afirma que os dados apresentados representam a importância de continuar incentivando a autonomia financeira para mulheres. “Aproveitamos esse momento para dar atenção pelo trabalho brilhante realizado pela diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo, em realizar projetos para a pauta que é o empreendedorismo feminino. Gostaríamos de deixar registrado para que mais mulheres tenham conhecimento dessa atuação primoroso que o Sebrae faz, uma instituição que está à disposição da sociedade. Por fim, que possamos incentivar mais mulheres a alcançarem sua independência financeira, para que assim, possamos reduzir de alguma forma, o ciclo da violência contra mulher”, destaca a vereadora Luany Favacho.

 

Empreendedorismo

 

O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro, é uma iniciativa das Organizações das Nações Unidas (ONU) em parceria com diversas instituições globais de incentivo às mulheres que criam e comandam os próprios negócios, e parte de uma campanha contra a desigualdade de gênero no mercado de trabalho.

 

Ao pedir uso da palavra, o vereador André Lima, parabeniza a discussão do tema e o trabalho realizado pelo Sebrae. “É um assunto muito importante, que não aborda apenas o empreendedorismo, mas também a liberdade e dignidade das pessoas, principalmente sobre o reconhecimento de que mulheres precisam ter esse olhar especial. Sabemos que muitas mulheres estão no ciclo da violência pela falta da independência financeira e dessa forma, gostaríamos de deixar o nosso mandato a disposição para o Sebrae, e com tudo o que possamos contribuir para estimularmos ainda mais esse movimento”, finaliza o vereador André Lima.

 

A participação do Sebrae na tribuna da Câmara Municipal de Macapá (CMM) ocorreu nesta terça (29), às 9h. Contou com a presença do presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Iraçu Colares; da diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo; da assessora da diretoria técnica do Sebrae no Amapá, Isana Alencar; da gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae no Amapá (UEE), Denise Nunes; e das gestoras de projetos em educação empreendedora do Sebrae no Amapá, Rejane Reis e Thais Almeida.

 

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Youtube: @sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram: @sebraeap


Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário