A iniciativa propõe estimular a
política de sustentabilidade no município e reciclagem a partir da coleta de
garrafa pet
Louise Dias
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas no Amapá (Sebrae) firma parceria com a Prefeitura Municipal de Porto
Grande e instala ecoponto na sede da instituição. A ação conscientiza a
população sobre a importância da destinação correta das garrafas pet, reciclagem
e empreendedorismo.
Segundo o diretor de administração e
finanças do Sebrae no Amapá, Marcell Harb, a parceria entre as instituições tem
contribuição positiva para a sociedade. “Existe ligação direta entre a questão
ambiental com a social, porque este projeto tem a função ambiental com relação
ao recolhimento desses produtos. Além disso, o apoio aos empreendedores,
fortalece a destinação dos materiais que são encaminhados à eles, onde tratam e
colocam no mercado, gerando renda e desenvolvendo a economia do estado.”,
destaca o diretor de administração e finanças do Sebrae no Amapá, Marcell Harb.
Município
De acordo com o secretário do meio
ambiente do município de Porto Grande, Valdir Pantoja, a iniciativa traz muitos
benefícios para a população. “É uma parceria fundamental, que possibilita
reduzir o despejo de lixo em locais proibidos, que acarretam alagamentos, de
forma que afeta áreas de preservação da cidade”, conclui o secretário do
município de Porto Grande, Valdir Pantoja.
Projeto
O ecoponto permanente de garrafa pet do
Sebrae, faz parte de uma das ações do Projeto de Sustentabilidade do Sebrae que
começou a ser implementado em 2018 e promove outras entregas no decorrer do
ano, tanto para colaboradores da instituição, quanto para a comunidade em
geral. O ecoponto conscientiza a população sobre a importância da destinação
correta, reciclagem e empreendedorismo. A iniciativa colabora com a preservação
do meio ambiente e segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
ODS
Os Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS) integram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável que
foi definida em 2015, pela Cúpula das Nações Unidas, entrando em vigor em 2016.
A agenda possui 17 ODS e 169 metas com
foco no desenvolvimento de ações e comportamentos sustentáveis em busca da
preservação ambiental e diminuição de impactos negativos ao meio ambiente. Para
a ação, são trabalhados os seguintes ODS, 1º Erradicar a pobreza; 8º Trabalho
digno e crescimento econômico; 11° Cidades e comunidades sustentáveis; 12º
Produção e consumo sustentáveis; 13° Ação climática; e 15º Proteger a vida
terrestre.
Coordenação
O Projeto Sustentabilidade
Organizacional é coordenado no Sebrae no Amapá pela gerente da Unidade de
Administração e Finanças do Sebrae no Amapá (UAF), Inês Barbosa e pela
colaboradora, Jully Agnes Ferreira.
O momento ocorreu na Prefeitura
Municipal de Porto Grande, no dia 23 de novembro, às 8h.
Serviço:
Sebrae no Amapá
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