Evento reconhece destaques do empreendedorismo feminino no Amapá, nas categorias de Pequenos Negócios, Microempreendedora Individual e Produtora Rural
Louise Dias
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), promove a solenidade do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022, para anunciar empreendedoras campeãs na etapa estadual e os três primeiros lugares em cada categoria, entre elas, Pequenos Negócios, Microempreendedora Individual e Produtora Rural. As primeiras colocadas, concorrem ao prêmio regional. A iniciativa identifica, seleciona e reconhece empresas lideradas por mulheres de todo o país.
O presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Iraçu Colares, afirma que o evento estimula o empreendedorismo feminino. “É uma edição que apresenta novidades com a categoria de Produtora Rural; assim, consideramos uma forma de oportunizar para que todos os segmentos sejam honrados com premiações, em níveis estaduais, regionais e nacionais”, destaca o presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do CDE/Sebrae/AP, Iraçu Colares.
A diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo, expressa a importância do prêmio, o qual foi participante e finalista na edição de 2009. “É um evento muito especial para mim e hoje, como diretora da instituição, o nosso objetivo é incentivar e valorizar o empreendedorismo feminino. Esperamos possibilitar que mais mulheres consigam realizar sonhos, com apoio e orientação técnica, que o Sebrae presta há mais de 50 anos. Desejamos muito sucesso, muita garra e muita fé a todas as participantes deste prêmio”, conclui a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo.
Campeãs
Na Categoria Pequenos Negócios, a vencedora foi a proprietária da Empresa Setti Micropigmentação, Alana Patrícia Coimbra Melo. Empreendedora há mais de 15 anos, após uma experiência traumática, entrou no ramo da beleza. Na pandemia descobriu o mundo virtual e fez disso mais uma história de superação.
Em segundo lugar, a vencedora foi a proprietária da Empresa Atalaia Seg, Quessia Roana David Leite. É uma empresa que prioriza a segurança dos clientes, venceu obstáculos e implantou novos processos e metodologias para melhorar a gestão. Por ser gerenciada por uma mulher, quebra paradigmas de que só homens podem liderar uma empresa de segurança.
O terceiro lugar, a premiada é a proprietária da Empresa Vale do Amazonas, Sandra Maria de Siqueira. A empresária é filha de agricultores e trouxe um legado para o universo do agronegócio. O empreendimento é referência em inovação, produtividade e industrialização dos derivados da mandioca. Sandra, enfrentou preconceitos por ser mulher, mas venceu e fez do agronegócio uma atividade muito promissora e foi trabalhando na agricultura que prosperou e pôde dar uma vida confortável à sua família.
MEI
A vencedora na Categoria Microempreendedora Individual (MEI), foi a proprietária do empreendimento Lojas Presentei, Marcela Coelho Viana, que transmite emoções em forma de canecas. Prioriza entregar aos clientes um produto de qualidade e, ao mesmo tempo, delicado, singelo e único, além de um excelente atendimento.
Em segundo lugar, a premiada é a proprietária do empreendimento Michelly Assunção Especialista em Beleza, Michelly Assunção de Oliveira. A empreendedora realça belezas e começou muito cedo, aos 13 anos. Ela estuda as necessidades de cada cliente, com carinho e profissionalismo.
Para o terceiro lugar, a vencedora é a proprietária do empreendimento Cantinho do Pijama, Sibely Pinheiro Iglesias Rodrigues. A empreendedora começou a empreender com R$ 100 reais, único valor disponível na época. Com criatividade, pesquisa e muita dedicação, conquistou uma empresa consolidada e de sucesso. Os produtos vendidos ajudam clientes a terem bons sonhos e noites tranquilas.
Rural
Na Categoria de Produtora Rural, a vencedora é a proprietária do Sitio Meu Xodó Porto Grande, Maria Luzinete Lauret. A empreendedora chegou ao Amapá com objetivo de trabalhar e hoje vende produtos para a Prefeitura do Município de Porto Grande, contribui com as feiras em Macapá, oferece em domicílio e vende no próprio terreno. Dessa forma, conseguiu dar um futuro melhor para os seus filhos e ajudá-los a alcançar seus sonhos, por meio da agricultura.
Em segundo lugar, a premida foi a proprietária do Sítio Reviver, Kátia Baia Pereira. Tem como forte, a produção de abacaxi e trabalha com distribuição direta para feiras, mercantil e supermercados. A agricultora e o esposo produzem sozinhos e trabalham apenas com o que podem dar conta, devido as dificuldades com a contratação de mão de obra.
O terceiro lugar, a vencedora é a proprietária da Banca da Raimundinha, Raimunda Santos de Araújo. Agricultora desde os 14 anos, quando comprou seu primeiro terreno, gosta de trabalhar na terra, porque supri todas as necessidades quanto a alimentação.
Premiações
1º lugar - 3 (três) candidatas, 1 (uma) de cada categoria (Pequenos Negócios, Produtora Rural e Microempreendedora Individual), recebem troféu ouro e participação em missão técnica empresarial em território nacional;
2º lugar - 3 (três) candidatas, 1 (uma) de cada categoria (Pequenos Negócios, Produtora Rural e Microempreendedora Individual), recebem troféu prata e participação em uma capacitação fora do estado em território nacional;
3º lugar - 3 (três) candidatas, 1 (uma) de cada categoria (Pequenos Negócios, Produtora Rural e Microempreendedora Individual), recebem troféu bronze e Consultoria Integrada de Gestão – CIG.
Etapas
Estadual – Escolha de três (3) candidatas de cada Unidade da Federação, nas categorias Pequenos Negócios; Produtora Rural e Microempreendedora Individual;
Regional – São consideradas concorrentes à Etapa Regional do prêmio, as vencedoras em cada uma das 3 categorias, e em todas as Unidades da Federação. As candidatas com melhor pontuação em cada categoria serão consideradas vencedoras na região (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). Cada região terá apenas 1 candidata por categoria, indicada para disputar da Etapa Nacional, totalizando até 15 candidatas para etapa nacional;
Nacional – As 15 vencedoras regionais (3 vencedoras por categoria, para cada uma das 5 regiões), são automaticamente classificadas para Etapa Nacional da premiação. As 15 candidatas vencedoras regionalmente, participam de uma cerimônia do prêmio em Brasília. A Etapa Nacional está prevista para acontecer em novembro deste ano.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022, ocorreu na sede do Sebrae, no Salão de Eventos Macapá, na quarta (28), às 19h. O evento contou com a presença do presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Iraçu Colares; e da diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias: www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap
Youtube: /sebraeamapa