Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Sebrae firma parceria com TJAP e instala Ecoponto na sede do Tribunal em Macapá

 







Iniciativa visa instituir a política de sustentabilidade na capital, conscientiza a população sobre a importância da destinação correta das garrafas pet, reciclagem e empreendedorismo

Aluizio Neto  

 

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), em parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), promovem a inserção oficial do Ecoponto de coleta de garrafas Pet, na sede do Tribunal. O objetivo, é arrecadar aproximadamente 1.500 garrafas Pet, resíduo produzido no órgão e na comunidade. Com a instalação do ecoponto e o plano de logística sustentável, a parceria viabiliza cenários direcionados a sustentabilidade na capital, que envolvem diretamente a conscientização da população e a importância da reciclagem. 

O presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Iraçu Colares, expressa a importância de estimular a comunidade e atividades empreendedoras em Macapá e Santana.  

 

“É interessante observar que no cotidiano o que vai mexer com a comunidade do entorno aqui, é a instalação desse Ecoponto. Vão citar e compartilhar com os vizinhos de que forma podem começar a reciclar esses materiais, e que posteriormente outras instituições se interessem e visualizem a relevância de ter presente projetos como este em outros bairros da capital. Toda reciclagem é uma forma realmente de destinar os resíduos que não se sabe o que fazer, e que leva centenas de anos para se decompor. Então, agora isso passa além de dar destinação e proteger o meio ambiente, visa a questão econômico-financeira que a população começa utilizar para fazer inúmeras outras atividades empreendedoras, como a produção de vassouras”, destaca o presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do CDE/Sebrae/AP, Iraçu Colares. 

 

Sebrae  

 

O diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, em exercício, Marcell Harb, pontua a efetiva parceria entre as instituições. “Existe ligação direta entre a questão ambiental com a social, porque este projeto tem a função ambiental com relação ao recolhimento desses produtos. Além disso, o apoio aos empreendedores, fortalece a destinação dos materiais que são encaminhados à eles, onde tratam e colocam no mercado, gerando renda e desenvolvendo a economia do estado. O Tjap é nosso primeiro parceiro fora do Sebrae, e nós agradecemos todo empenho da equipe que conseguiu num curto período de tempo instalar e colocar em funcionamento, e em especial a Unidade de Administração e Finanças do Sebrae no Amapá (UAF), que idealizou o projeto e continuam acompanhando todo processo de arrecadação e destinação correta”, informa o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, em exercício, Marcell Harb.  

 

Iniciativa  

 

A ação, intitulada de Programa TJAP Responsável, integra o plano de logística sustentável do Poder Judiciário do Amapá. A parceria atende a Resolução n° 400/2021 do CNJ, que instituiu a Política de Sustentabilidade no Cenário Nacional. O programa promove ações que contribuem para a disseminação da relevância dos aspectos relacionados ao meio ambiente e projetos de inclusão social.  

 

O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Rommel Araújo, demonstra a satisfação diante da parceria e dos auxílios prestados pelo Sebrae.  

 

“Essa ação é uma pequena semente e um grande desenvolvimento que terá resultados positivos para nós, principalmente por estarmos na região amazônica, onde representamos 50% da biodiversidade do planeta. Se faz necessário todo nosso cuidado e o esforço dobrado, estamos em uma região que de certa forma é diferenciada do restante do país e sabemos as nossas realidades e dificuldades. A vinda desse coletor trás ganhos imensuráveis para nossa sociedade, quando trata-se de uma perspectiva futura sobre nossas condutas e reciclagem, salvando o meio ambiente e as nossas próprias vidas. Então, fico muito feliz e honrado, agradeço todos os dirigentes e equipe do Sebrae no Amapá pelo apoio, incentivo, parceria, e auxílios prestados”, finaliza o presidente do TJAP, Rommel Araújo. 

 

Reciclagem 

 

O Ecoponto instalado no Tjap é um coletor de garrafas Pet; o material será encaminhado à entidade Movimento Comunitário Amigos do Mucajá (Mccam), que trabalha com a reciclagem e desfio do pet para fabricação de vassouras. 

 

ODS 

 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável que foi definida em 2015, pela Cúpula das Nações Unidas, entrando em vigor em 2016. 

 

A agenda possui 17 ODS e 169 metas com foco no desenvolvimento de ações e comportamentos sustentáveis em busca da preservação ambiental e diminuição de impactos negativos ao meio ambiente. Para a ação, são trabalhados os seguintes ODS, 1º Erradicar a pobreza; 8º Trabalho digno e crescimento econômico; 11° Cidades e comunidades sustentáveis; 12º Produção e consumo sustentáveis; 13° Ação climática; e 15º Proteger a vida terrestre. 

 

Projeto

 

O ecoponto permanente de garrafa pet do Sebrae, faz parte de uma das ações do Projeto de Sustentabilidade do Sebrae que começou a ser implementado em 2018 e promover outras entregas no decorrer do ano, tanto para colaboradores da instituição, quanto para a comunidade em geral. O ecoponto conscientiza a população sobre a importância da destinação correta, reciclagem e empreendedorismo. A iniciativa colabora com a preservação do meio ambiente e o projeto criado pela Unidade de Administração e Finanças do Sebrae no Amapá (UAF), sob a coordenação da gerente Inês Barbosa e gestão da colaboradora Jully Agnes Ferreira.

 

Instalação 

 

A solenidade de instalação do Ecoponto contou com a presença do presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Iraçu Colares; diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, em exercício, Marcell Harb; diretora Técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo; presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Rommel Araújo; gestor do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Luiz Felipe Zampa; gerente da UAF/Sebrae/AP, Inês Barbosa; e a gestora do Projeto de Sustentabilidade do Sebrae, Jully Agnes Ferreira.  

 

A instalação ocorreu na sede do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), na Rua General Rondon, 1295 – Centro, no dia 19 de agosto, às 10h. 

 

 

Serviço: 

Sebrae no Amapá 

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832 

Central de Relacionamento: 0800 570 0800 

Agência de Notícias: www.ap.agenciasebrae.com.br 

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br 

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br 

Twitter: @sebraeap 

Facebook: @sebraeap 

Instagram: @sebraeap 

Youtube: /sebraeamapa 

Instagram: @sebraeap

Youtube: /sebraeamapa


Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário