Sebrae apoia realização de eventos nacionais da gastronomia que ocorrem no Amapá

0




  










A programação conta com palestras, festival gastronômico, concursos e premiações

 

Louise Dias

 

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), apoia a realização dos eventos gastronômicos abertos ao público, entre eles, Fórum Gastronômico Brasileiro, Festival Enchefs Brasil, Concurso Brasileiro de Coquetelaria e a noite de gala, com cerimônia para convidados do Prêmio Melhores da Gastronomia Alcilene Cavalcante e Prêmio Nacional Dólmã, considerado o Oscar da gastronomia brasileira. A programação é realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amapá (Abrasel/AP) e acontece no período de 10 a 12 de agosto.

 

O diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, em exercício, Marcell Harb, pontua a participação da instituição. “Para o Sebrae, é de grande importância apoiar eventos gastronômicos desse porte para o desenvolvimento da economia local e consideramos ainda, que seja a melhor maneira de apresentar a culinária e a cultura do nosso estado para todo o Brasil”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, em exercício, Marcell Harb.

 

Abrasel

 

O executivo de estratégias da Abrasel Amapá, Sandro Belo, comenta sobre a expectativa. “É uma programação planejada há mais de um ano e muito importante para a cidade de Macapá e todo o estado do Amapá. Teremos receptivo dos estados brasileiros que encaminharam comitivas, o que aquece em quase 100% o setor de hotelaria, o que nunca tinha acontecido desde a pandemia. Esperamos que o turismo contribua com a nossa economia, nos segmentos de gastronomia, comércio e artesanato, e temos a expectativa de aquecer a economia com cerca de R$2,5 milhões, durante cinco (5) dias, nesses setores”, conclui o executivo de estratégias da Abrasel Amapá, Sandro Belo.

 

Fórum

 

O Fórum Gastronômico Brasileiro, reúne profissionais do staff nacional e local do segmento para debaterem sobre o Tema Gastronomia Brasileira no Contexto Socioeconômico Mundial.

 

Enchefs

 

O Festival Enchefs Brasil conta com 10 stands de degustação de pratos regionais ao preço de R$20. Dentre as opções estão restaurantes, hamburguerias, docerias, sobremesas, sushis e massas. Os pratos disponíveis são Amazônia e Seus Sabores, produção da Chef Kátia Oliveira; Mistura Tucuju – Chef José Souza; Filhote à Moda Suely – Chef Suely; Do Meio do Mundo – Sushi Chef Marcus Vinícius; Canelone Ribeirinho – Chef Yago Amorim; Central – Chefs Burger Lucas Uchôa e Thomas Átila; Rome Meide – Chefs Burger Marcelo Souza e Sirlane Viana; Mil Folhas de Maracujá – Chef Pâtisserie Estephane Amaral; Tapioca Premium – Chef Sorveteiro Gabriel Morais; e Flor de Gamberetto – Chef Pizzaiola Monique Valente.

 

Paralelo

 

A programação inclui feira de artesanato, música popular amapaense, apresentação da culinária dos demais estados brasileiros e muito entretenimento.

 

Concurso

 

O Concurso Brasileiro de Coquetelaria elege o melhor profissional da coquetelaria nacional. É um campeonato de drinks e cocktails, que objetiva escolher o melhor barman/barwomen, bartender ou mixologista do Brasil. A iniciativa faz parte de um movimento nacional de valorização da coquetelaria, dos insumos regionais e dos profissionais do setor de bares, que buscam por meio da criação de cocktails, a oportunidade de valorização da coquetelaria de cada região e projeção desses especialistas dos 27 estados Brasileiros em nível nacional.

 

Os candidatos devem fazer 5 (cinco) drinks ou cocktails idênticos para apreciação dos jurados, que obrigatoriamente tem insumos das respectivas regiões, e precisa demonstrar todo carisma e criatividade. O vencedor tem a oportunidade de ser o representante nacional da coquetelaria do Festival Enchefs Brasil Coquetelaria 2022, que este ano tem o Tema Saberes e Sabores no Meio do Mundo.

 

O Amapá será representado pelo bartender do Restaurante Amazonas Peixaria, João Ícaro, com apresentação do drink Yasa'i, um coquetel à base de vodka, café de açaí concentrado, suco de limão siciliano, geleia artesanal de cupuaçu e clara de ovo pasteurizada, com pó café de açaí e folhas de manjericão.

 

Prêmio

 

A 7ª Edição do Prêmio Melhores da Gastronomia Alcilene Cavalcante, homenageia 17 categorias que se destacaram em serviços gastronômicos no Amapá, de forma que fortaleça a competitividade do segmento e estimule as empresas na busca pela aprovação e satisfação, onde quem ganha é o consumidor e a gastronomia local, com a superação dos negócios e profissionais em respectivas especialidades, de forma que alcance patamares que os colocam nos holofotes e tapetes vermelhos dos sabores.

 

O Prêmio surgiu em 2016, com o intuito de reconhecer de forma meritocrática, séria e justa, os empreendimentos do setor, que desempenham serviços de destaque. No decorrer das edições, o prêmio se aprimorou e em 2017 ganhou o reforço da crítica para o desempenho das avaliações. Em 2018 o prêmio homenageou a jornalista e colaboradora do setor, jurada e crítica gastronômica, Alcilene Cavalcante.

As categorias homenageadas em 2022, são para os melhores dos segmentos de restaurante; cafeteria; doceria; lanchonete; hamburgueria; sorveteria; culinária amapaense; batedeira de açaí; restaurante de comida a quilo; restaurante de gastronomia internacional; pizzaria; gastronomia saudável (inclusiva, funcional, vegana ou vegetariana); gastronomia oriental; serviço de delivery; bar; panificadora; e serviço de buffet de eventos.

 

 

Dólmã

 

O Prêmio Nacional Dólmã, considerado o Oscar da gastronomia, é um evento social para convidados, que anuncia os vencedores de votação criteriosa, secreta e On-Line. Ele acontece de maneira frequente e já passou pelos estados de Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Ceará, Goiás, Piauí e Pará.

 

Concorrem chefes e profissionais de cozinha atuantes, que se destacam no cenário gastronômico regional ou nacional. Após 1 ano da realização do prêmio, os profissionais premiados podem ser nomeados como Chefs Embaixadores da Gastronomia Brasileira, um título vitalício concedido pelo Comitê da Gastronomia Brasileira.

 

O Amapá concorre pela primeira vez na categoria regional, e será representado pela Chef Floraci Dias, proprietária do estabelecimento Flora Restaurante.

 

Na categoria estadual, estão concorrendo as chefes eleitas no Festival Brasil Sabor 2022, Clara Campos Gato, Geane Gomes Nunes e Landa Rios Leão.

 

Programação

 

Evento: Fórum Gastronômico Brasileiro

Data: 10.8.2022 - Quarta-Feira

Hora: 9h às 13h

Local: Auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AP)

Endereço: Avenida Henrique Galucio, 1999 - Central, Macapá - AP, 68900-170

 

Evento: Festival Enchefs Brasil e Concurso Brasileiro de Coquetelaria

Data: 10 e 11.8.2022 - Quarta e Quinta-Feira

Local: Avenida Mário Cruz, Centro, ao lado do Teatro das Bacabeiras

Hora: 17h às 23h 

 

Evento para convidados:

Prêmio Melhores da Gastronomia Alcilene Cavalcante

Prêmio Nacional Dólmã

 

Data: 12.8.2022 - Sexta-Feira

Local: Nuance Eventos

Hora: 19h.

 

 

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Agência de Notícias: www.ap.agenciasebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram: @sebraeap

Youtube: /sebraeamapa

Fotos: Natália Menezes




Postar um comentário

0 Comentários
Postar um comentário (0)
To Top