Programação no Sebrae conta com palestras, cases de sucesso, recebe professores, pedagogos, diretores escolares e secretários de educação
Louise Dias
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), promove o Seminário de Educação Empreendedora, com objetivo de contribuir com a formação dos profissionais da educação para atuar no ambiente educacional e promover o autodesenvolvimento. O evento faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), que propõe conteúdos alinhados com as 10 competências definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Iraçu Colares, faz a abertura oficial do seminário e expressa a satisfação em promover eventos que estimulem práticas empreendedoras.
“Em nome do Sebrae, gostaria de declarar a felicidade em estarmos promovendo mais uma vez, aquilo que a instituição mais sabe fazer, que é fomentar empreendedorismo. É uma iniciativa que funciona em parceria com a competência e contribuição que todos os presentes têm na educação, pois entendemos que isso forma uma dupla perfeita”, disse o presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do CDE, Iraçu Colares.
Sebrae
De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, a educação é transformadora para todo o indivíduo, pois não é possível aprender, adquirir conhecimentos e não mudar. Dessa forma, a educação empreendedora possibilita que alunos, além de absorverem informações, também possam ser protagonistas das suas próprias vidas.
“É algo tão importante, pois devemos nos desprender da ideia de empreendedorismo está ligado apenas a abrir empresas, e na verdade, a profissão que decidirmos escolher, é interessante empreender. No geral, o empreendedorismo significa dar um passo à frente”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro.
Seminário
O Seminário de Educação Empreendedora proporciona conhecimentos a serem aplicados no cotidiano escolar; e desperta os professores a prática de ensino criativo e motivacional; incentiva a prática empreendedora no dia a dia; fomenta a educação empreendedora nos espaços escolares, afim de contribuir com boas práticas e novas atitudes nas escolas.
Palestra
A programação do seminário proporciona a palestra educacional, com o Tema Como Educar uma geração que não acredita na Educação como agente transformador da própria vida?’. O objetivo é apresentar formas e métodos que não respondem às questões do presente e do futuro.
Palestrante
O palestrante Rossandro Klinjey, é o responsável por proporcionar momentos de aprendizagem e reflexão no seminário; autor de várias obras literárias, as mais famosas são – As cinco faces do Perdão e Help; é professor, psicólogo, consultor em Educação e Desenvolvimento Humano e fundador da Educa 21, empresa de educação socioemocional. Ele, é fenômeno nas redes sociais, com mais de 100 mil visualizações em vídeos na internet; consultor da Rede Globo; colunista na Rádio CBN; foi professor universitário; palestrante no Brasil, na Europa e Estados Unidos.
Painel
O Painel de Educação Empreendedora apresenta cases de sucesso para apresentar projetos do segmento de sucesso e conta com moderação da analista técnica do Sebrae no Amapá, Lindeti Ferreira.
Participam a vencedora da etapa nacional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora (PSEE), na categoria Ensino Fundamental Anos Finais, Valda Barros e da diretora da Escola Tucano 2, do Município de Pedra Branca do Amapari, Zenira Moraes.
Programa
O PNEE, desde 2013, realiza ações para o desenvolvimento da cultura do empreendedorismo junto a estudantes e professores de diferentes níveis de ensino. O Sebrae entende que a Educação Empreendedora é um dos mecanismos de transformação mais importantes da cultura de um país e, consequentemente, do mundo do conhecimento e trabalho.
BNCC
Entre as 10 competências definidas pela BNCC, estão o conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação; Cultura digital; Trabalho e projeto de vida; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e cooperação; e responsabilidade e cidadania.
Coordenação
A coordenação do Seminário de Educação Empreendedora, é da gerente da UEE/Sebrae/AP, Denise Nunes; gestora do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae no Amapá, Marília Correia; conta o apoio da Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed/AP); Conselho Estadual de Educação do Amapá (CEE/AP); e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
O Seminário de Educação Empreendedora, ocorreu na Sede do Sebrae em Macapá, no Salão de Eventos Macapá, nesta terça (31), das 18h às 21h30 e contou com presença do presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do CDE, Iraçu Colares; diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro; diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo; gerente do Núcleo de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação (SEED/AP), Elissandro Araújo; Vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Karla Barbosa; e Presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE/AP), Ivone Conceição.
Fonte: SAE Digital
Serviço:
Sebrae no Amapá:
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Youtube: @sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Instagram: @sebraeap