O projeto visa potencializar o empreendedorismo na Amazônia Legal a partir da bioeconomia e atua para promover o desenvolvimento territorial, a partir do uso adequado dos recursos da sociobiodiversidade
João Roberto Ribeiro
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), lança o programa Inova Amazônia para apresentar 30 empresas com projetos em bioeconomia, sustentabilidade e sociobiodiversidade. A iniciativa tem como público-alvo startups, empresários, secretarias, instituições de ensino e acadêmicos. Primeiramente, ocorre um encontro entre as 30 empresas, na sede do Sebrae, no Salão de Eventos Macapá, nos dias 17 e 18, terça e quarta-feira, respectivamente; na quinta (19), será aberto ao público com a apresentação dos projetos, das 9h às 16h.
O diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, declara que a iniciativa é importante para incentivar o empreendimento inovador. “É um programa para fortalecer a bioeconomia na Amazônia e fomentar o crescimento econômico com inovação aberta, aliado à conservação ambiental. Afinal, vivemos numa região com um dos biomas mais ricos, então precisamos explorar cada vez mais e nada melhor que usarmos a inovação e startups para isso”, disse o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro.
Projeto
O Projeto Inova Amazônia, é uma estratégia focada em fomentar, apoiar, desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras que tenham como premissa a preservação, conservação e o uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônico.
Segundo a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo, a instituição é uma grande apoiadora de ideias. “Estamos muito felizes com o Inova Amazônia, que visa o melhoramento da economia local. O Sebrae seguirá no apoio para que pesquisadores e empreendedores possam executar seus projetos”, afirma a diretora técnica, Marciane Santo.
Investimento
As empresas selecionadas receberão aporte de recurso de estímulo à inovação, denominado Bolsa Sócio Empreendedor, no valor total de R$ 39 mil por bolsista, durante seis meses, que pode chegar até R$ 78 mil com as bolsas para até dois (2) sócios por empresa.
Programação
Data: 19.5.2022 – Quinta-Feira
Entrada: 100% gratuita
Endereço: Avenida Ernestino Borges, 740, Bairro do Laguinho – Macapá/Amapá
Hora: 9h – Abertura do Evento
Hora: 10h – Apresentação dos Projetos do Inova Amazônia Amapá
Hora: 10h30 – Palestra: Produção Agro-Florestal para mercado de insumos de alto valor agregado
Palestrante: Luiz Felipe Moura
Hora: 11h30 – Programa Floresta + Empreendedor + Ministério do Meio Ambiente
Palestrante: João Raphael Oliveira
12h35 – Intervalo para almoço
14h – Pitch dos 30 Projetos do Inova Amazônia
16h- Encerramento do dia com bate papo com a equipe Ventiur e Sebrae com os projetos sobre os próximos passos.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Youtube: @sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap