Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Sebrae e Embrapa promovem seminário para debater legislação, controle social e inovação na agroecologia

 








Evento compartilha práticas adotadas nas comunidades e repassa informações para grupos que pretendem a se estabelecer em OCS

 

Louise Dias

 

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no Amapá (Embrapa/AP), promovem o 3º Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica do Estado do Amapá. O Seminário propõe incrementar a intervenção de base agroecológica na formação de Organização de Controle Social (OCS), de horticultores familiares, com vistas à certificação orgânica da produção amapaense.

 

O presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Iraçu Colares, fala sobre o apoio do Sebrae aos pequenos produtores rurais. “São 50 anos estimulando o agronegócio, por meio de projetos que capacitam os empreendedores, sejam pequenos, médios ou grandes. Precisamos mostrar alternativas de aumentar o lucro daqueles que sustentam suas famílias com a produção orgânica e esse é um trabalho que está sendo executado pela instituição”, declara o presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do CDE, Iraçu Colares.

 

Segundo a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo, o evento é de suma importância para a disseminação de boas práticas adotadas nas comunidades que o Sebrae atua, especialmente no Município Itaubal, na Comunidade de Inajá, que recebeu o título de OCS, na qual cumpre todos os quesitos para ser certificada como produção orgânica.

 

“Isso nos dá muita alegria, porque é um trabalho técnico de anos, que agora ganhou repercussão e atingiu outro patamar. Então, como Sebrae, nos sentimos muito orgulhosos com o desenvolvimento e a capacitação dos produtores. O seminário é uma grande troca de experiência, um momento de socializar conhecimento e orientar para que outras regiões do nosso estado também possam desenvolver essas boas práticas”, destaca a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo.

 

Embrapa

 

O chefe-geral da Embrapa, Antônio Cláudio Almeida, ressalta que a agricultura orgânica não é modismo e a agroecologia é um processo anterior à agricultura com mais insumos químicos, o que pode ser considerado, o reencontro da própria ciência. “Quando se trabalha com agroecologia na cultura orgânica, procura-se esse equilíbrio e a planta fica mais resistente. Evidentemente, esse tipo de técnica agrícola é para produtores mais dedicados. Portanto, o acompanhamento adequado gera bons resultados para a natureza, consumidores e remuneração melhor para os produtores rurais”, afirma o chefe-geral da Embrapa, Antônio Cláudio Almeida.

 

Sebrae


A gerente da Unidade de Atendimento Coletivo de Agronegócio e Indústria do Sebrae no Amapá (UAC-Agrin), Larissa Queiroz, ministra Palestra Horticultura Agroecológica no Amapá: Um Bom Negócio Para os Pequenos Empreendedores Rurais e o Desenvolvimento Local. Na oportunidade, pontua que os seminários fazem parte de projeto que objetiva desenvolver ações e intervenções para gerar mercado. “Como Sebrae, reconhecemos que a propriedade dos produtores rurais, são empresas. Dessa forma, é necessário trabalhar mais a gestão empresarial e nós, como instituição, temos o papel de tornar esse ambiente favorável”, explica a gerente da UAC-Agrin/Sebrae/AP, Larissa Queiroz.

 

Palestras

 

O seminário conta com as palestras A Atuação da Extensão Rural Voltada Para o Desenvolvimento da OCS, Com Vistas à Certificação Orgânica: O Caso do Município de Itaubal; Horticultura Agroecológica no Amapá: Um Bom Negócio Para os Pequenos Empreendedores Rurais e o Desenvolvimento Local; A Inovação Tecnológica no Desenvolvimento da Agricultura Agroecológica e Orgânica; A Legislação Para Produção Orgânica e o Estabelecimento das CPOrg no Estado do Amapá; A Participação dos Agricultores Familiares no Processo da Horticultura Agroecológica e Orgânica; e Substituindo Tecnologias Convencionais por Tecnologias Agroecológicas Aplicadas Para Uma Produção de Alimentos Saudáveis.

 

Agricultor

 

O representante da Associação de Moradores e Agricultores Assentados do Inajá do Piririm (Amaip), Mário Sérgio de Almeida, fala sobre a contribuição do Sebrae para a comunidade. “A Associação estava completamente abandonada, não tínhamos nenhuma ajuda e em 2017, o Sebrae começou a desenvolver trabalhos que trouxeram muitos benefícios, como a OCS. Acreditamos nesse apoio e está dando certo”, finaliza o representante da Amaip, Mário Sérgio de Almeida.

 

Coordenação

 

Os coordenadores do 3º Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica do Estado do Amapá, são a gerente da UAC-Agrin/Sebrae/AP, Larissa Queiroz; a gestora de projetos em agronegócio e indústria do Sebrae no Amapá, Rosimar Monteiro; e os pesquisadores da Embrapa Amapá, Walter Cunha e Jorge Federico Ollerana Segovia.

 

Parceiros

 

São parceiros do Sebrae e da Embrapa, no 3º Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica do Estado do Amapá, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap); Secretaria Municipal de Agricultura (Semag); Prefeitura Municipal de Itaubal; Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Associação de Moradores e Agricultores Assentados do Inajá do Piririm (Amaip); e o Horto Agroecológico da Fazendinha.

 

O 3º Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica do Estado do Amapá, ocorreu na Sede da Embrapa/AP, no Auditório Silas Mochiutti, na última quarta (25), das 8h às 17h.

 

 

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Youtube: @sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário