Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Seminário de Inovação e Sucessão Empresarial reúne empresários participantes de Projetos Setoriais e Setor de Turismo

Evento aborda a importância de estratégias para transição sucessória em empresa familiar e acompanhamento da evolução do mercado por meio da inovação


Louise Dias


Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), promove Seminário de Inovação e Sucessão Empresarial para disseminar informações e orientações sobre o tema em pequenos negócios. Seminário acontece na Sede da instituição em Macapá, no Auditório Santana, na próxima quinta (18), às 18h30. As inscrições são gratuitas e podem feitas durante o evento.


Segundo a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae - Comércio e Serviço (UAC-CS), Conceição Mira, o seminário apresenta questões que devem ser consideradas para o planejamento do processo de sucessão empresarial e auxilia definir o futuro do negócio quando o empresário deixar a gestão. 


“É um momento que propicia conhecimentos importantes sobre os principais desafios que envolvem uma empresa familiar no Brasil nas áreas de inovação e tecnologia, evitando problemas no futuro”, afirma a gerente da UAC-CS/Sebrae/AP, Conceição Mira.


Sebrae


O seminário visa a necessidade do preparo para a sucessão com tempo de maturação da empresa e considera principalmente, a gestão empresarial de sucesso e inovação para sobrevivência no mercado.


O gestor de projetos de turismo do Sebrae no Amapá, Rômulo Brasão, explica a importância de quebrar paradigmas quanto a titularidade da empresa para a nova geração. “A sucessão contribui ao sucesso de uma marca e proporciona êxitos futuros, como a expansão do negócio e pode até transformá-los em médias e grandes empresas”, ressalta o gestor de projetos de turismo do Sebrae, Rômulo Brasão. 


Pesquisa


Segundo pesquisa do Sebrae Nacional, até setembro de 2015, 57% das micro e pequenas empresas, em média, possuem parentes entre seus sócios, empregados e colaboradores, com ou sem carteira assinada. Norte do país, esse percentual chega a 52%. A pesquisa ressalta ainda, que o Amapá aparece na 8ª posição no ranking nacional, enquanto o Amazonas é o último, em 27º.


Outro dado importante, é que 71% das Empresas de Pequeno porte (EPP), 68% das Microempresas (ME) e 38% dos Microempreendedores Individuais (MEI) são empresas familiares. A pesquisa aponta ainda, que por setores de atividade, 61% das empresas da indústria, 59% das empresas do comércio, 56% das empresas do setor de serviços e 41% são empresas de construção.


Coordenação


O Seminário de Inovação e Sucessão Empresarial é coordenado pela gerente da UAC-CS/Sebrae/AP, Conceição Mira; e gestores de projetos, Rita Belmiro, Rômulo Brasão, Rosiani Nery e Alessandra Martins.


Fonte: Sebrae Nacional


Serviço:

Sebrae no Amapá:

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Youtube: @sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Instagram: @sebraeap

Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário